PARABÉNS CORAÇÃO DE JESUS PELOS 103 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA!




Coração de Jesus: a Cidade!
O município de Coração de Jesus foi emancipado no dia 1º de junho de 1912,  e neste ano de  2015 completa seus 103 anos andando sempre no seu ritmo, aquele de quem fala os mais experientes, “devagar e sempre”. Muito já se fez nesta terra sagrada e cheia de paz. PAZ esta que lá do fundo do baú cobre nossa gente, nossa fauna e nossa flora. Viver nesta cidade é desfrutar da mais rara preciosidade que alguém pode encontrar no  mundo moderno.Embora pouco valorizada por aqueles que desconhece ou ainda não perceberam  a grandeza de presenciar um dos mais belos contextos entre tantos turbulentos e violentos que perecem no mundo atual, o município de Coração de Jesus, na sua simplicidade, oferece de “bandeja” este presente àquele que valoriza o que é verdadeiramente saudável.
Gente bonita e acolhedora, belos pontos turísticos ainda virgens que guardam segredos e mistérios jurássicos, como podemos citar as belas grutas calcárias com grandes galerias e labirintos poucos conhecidos, cachoeiras tranquilas nos rios Pacuí, Canabrava, Riachão, corredeiras que mais parecem véus de noivas, sítios arqueológicos que escondem  fósseis,  artes e artigos de nossos ancestrais milenares que registram a história geológica deste lugar, santuários de animais silvestres como araras coloridas, tucanos, demais pássaros, roedores e trepadores. Uma flora típica regional formada por cerrados, caatingas, mata seca e herbáceas que apresentam dois  ou mais cenários conforme estações do ano e  veraneios. Ruas tranquilas e noites que nos permitem sonhar a caminhar pela cidade ouvindo o assobiar do vento ao brilho das estrelas que fazem questão de marcar presença sem se esconderem por trás de cortinas da poluição.
Ao ouvir a história verbal do município de Coração de Jesus em tantas realidades espalhadas pelos distritos, vilas e povoados pode-se registrar o quanto são diferentes tais “contos” em um mesmo espaço de tempo e lugar. A riqueza de dados descrevem um mosaico que compõe capítulos da história de ocupação e formação desta população, bem como sua  cultura ainda não registrada.
Muitos relatos partem dos distritos de Luiz Pires (Lapinha), Aristides Batista ( Tamburilzinho ), Alvação e São Joaquim, além de outros povoados como Xirí, Gameleira, Brejão, Borrachudo, Encantado, São Leandro, Espigão, Poço Verde, Mato Verde, Brejinho e outros.
Situado no norte de Minas Gerais,  médio São Francisco, clima tropical com secas médias e temperatura mais amena, sensação ocasionada pela presença de ventos constantes, o município de Coração de Jesus produz de tudo, um pouco. Hortaliças que são exportadas para o CEASA em Montes Claros, queijos, grãos, frutas, madeiras, frutos  do cerrado, gado para corte, aves caipiras, ovos, pequenos artesanatos à base de sisal, cerâmicas destinadas à construção civil, raízes e chás medicinais entre outros.Um comércio que se desenvolve lentamente, mas o suficiente para abastecer a região na qual polariza.
A cultura de Coração de Jesus ainda está muito ligada à indígena conforme se observam nos hábitos rotineiros da população, nas comidas típicas, cultivo de produtos agrícola e pecuário familiar de subsistência, crenças e na educação dos filhos. Embora a tecnologia tenha alcançado os lugares mais remotos, o que se observa é uma mistura de modernidade com arcaico que difere nossa cultura da outras a tornando ímpar.
Parte integrante do universo de redes, os dialetos, vestuário, automação, Coração de Jesus  constitui um centro urbano como os demais existentes no país.Nossos jovens são dinâmicos e festeiros, destacando-se artistas plásticos, músicos, pintores e compositores, poetas e poetizas, intérpretes e artesãos. Como festas tradicionais podem destacar a famosa Vaquejada Nacional, festa e cavalgada de São Sebastião, Festa religiosa do Sagrado Coração de Jesus, além das populares como o carnaval, festejos juninos, Santos padroeiros dos bairros e distritos, shows e jogos (alguns campeonatos regionais).
Coração de Jesus é uma cidade que continuará brilhando.
Parabéns Coração de Jesus!
Texto de Selma Vasconcelos Galiza (Socióloga e prof.Geog.)

Nenhum comentário: