![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjH4UtRtv5nMOMOhAUQL6Ehe9meUFt16AxP1fBnQuKvIae3ovS5bwAtfE2GpnKm0z8ocHwNsxt8WZ4K9CMSiWAkkIA7TLXTCI1BQzUOzJR3VQuzuVS-qkHPD-eYib2gISmxWaOe8GndhKr7/s280/hist%C3%B3ria+001.jpg)
Montagem : Rafael Leite e Alberto
Eduardo, Bárbara, Bruna e Helton Kesley, alunos do 6º ano A da E.E.Benício Prates.
A Criação do Universo
Teoria bíblica
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgDPDtUJslpoIhJChIm-4IMWJRdXU1JgkFHEx_HTcbf1dEidEwGX2e55opOkhDJiqRej8O-Y3b4GsSQAGuz-BOWGMwZIqXYoO9E_Q-nrYQ_IqW3h2zvvyUxg9gfsmSdE2dusiFLQ0TKvJPl/s400/Ad%C3%A3o+e+Eva.jpg)
No princípio Deus criou o céu e a terra.
A terra, porém estava vazia e nua. Deus então fez a lua, fez o firmamento, as águas e a terra. Fez as ervas verdes e as árvores frutíferas, os luzeiros no firmamento do céu.
E Deus ordenou: produzam as águas, animais viventes que nadem, aves que voam debaixo do firmamento e todas
as espécies de animais que andem
sobre a terra.
Assim Deus criou o mundo.
Criação do Universo
Teoria Científica
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj5oBF7NbC27mTi8jx3giLCAYznNcL0eCqJbUSHYROkcnnzzUB6JpDHsYZMAZb7Q6U4FoFBjvuBDVb6J4z6It9LTpoAaiHBZM3OSrBxrj05MkbGbeHptF_Mv8PXmjHH1buH7XOvyRgWl_EV/s280/bigbang.jpg)
A teoria do Big bang.
Segundo a teoria científica do big bang, há cerca de 15 bilhões deanos, todo espaço e matérias estavam concentradados num pequeno ponto, infinitamente grande. Desse ponto começou a expansão do universo. Como se ocorresse uma "grande explosão", esse ponto começou a inflar, espalhando matéria e energia, ampliando o espaço, deixando o tempo fluir e dando origem ao Universo.
Depois do big bang, núvens de gases foram se unificando, devido à força de gravidade. Assim foram se formando bilhões de Galáxias, as estrelas e os planetas. O nosso planeta, a terra é um deles.
A terra surgiu a cerca de 4 bilhões e 500 milhões de anos. Originou-se de gases e poeira que, lentamente, foram se concentrado.
Inicialmente ela era bem diferente do que conhecemos hoje. Não tinha oceanos, continentes, céu azul ou núvens. A superfície da terra tinha temperatura muito acima dos 1000 graus e era coberta de lavas.
Durante um bilhão de anos de resfriamento da temperatura terrestre, foram se formando os continentes, os oceanos e a atmosfera.
Do surgimento do Homo habilis até a descoberta da agricultura.
Período Paleolítico
A chamada Antiga Idade da Pedra ou Idade da Pedra Lascada marca o primeiro e mais longo período da História, pois abrange os tempos desde o aparecimento do homem até aproximadamente 12 a 10 mil anos atrás.
Sua denominação provém do uso da pedra lascada como instrumento de trabalho predominante nesse período. Estes instrumentos, embora rudimentares, representavam naquele momento histórico um avanço tecnológico, pois o homem, através do seu trabalho, utilizando sua capacidade racional, fabricava suas primeiras ferramentas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgnQQ4UJ0nfTM2CMBwZyPpyke0m9QdDjZRsCF3O3U3DOTtlq4VIYecxzdPl2hBd1GH_wntBrd0AzbcPt6FChUMJ2gq-ktcHOddMdxV9JHxm0xTCDocVH0zhOy5oFIdZmXOJK17hbqu1KAid/s280/paleolitico.jpg)
O Paleolítico é marcado também pelo fenômeno da glaciação (ação exercida sobre a superfície da Terra pelas geleiras). O predomínio do clima frio fez com que o homem vivesse em cavernas e conquistasse o controle sobre o fogo, fator decisivo para sua sobrevivência. O domínio do fogo possibilitou ao homem do Paleolítico uma melhoria significativa em sua qualidade de vida, na medida em que lhe permitiu afugentar animais selvagens, assar sua carne e aquecer-se do frio rigoroso.
O homem torna-se um "criador" e começa a se distinguir dos outros animais através do uso da razão e da ação sobre a natureza. Nesse momento, o homem ainda vivia em bandos, sua vida era nômade, baseada em uma economia coletora que consistia na caça, na pesca e na coleta. O homem aproveita os recursos que a natureza lhe oferece para garantir seu sustento através da cooperação, da ação em conjunto e, principalmente, do aprendizado social. Nenhum homem nasce sabendo caçar, proteger-se do frio e dos outros animais, ou ainda, construir abrigos, ferramentas e utensílios. Somente através da observação e da aprendizagem o homem foi capaz de elaborar seus conhecimentos e fazer a sua própria história. ![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh6glkK2ZH5B7YnC2aa5h8Aob-X2hHFjqfCceD7jzHC10rK73ycSX-Xmkx_lhwjqvkKuIuRN_3q8Nsg3wjHbvi79lYBhq4jj977JU2dD6RxE7CDIoGSrGLaaF7GlBS1kLpm7c-0MG34FNa0/s280/evolucao.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh6glkK2ZH5B7YnC2aa5h8Aob-X2hHFjqfCceD7jzHC10rK73ycSX-Xmkx_lhwjqvkKuIuRN_3q8Nsg3wjHbvi79lYBhq4jj977JU2dD6RxE7CDIoGSrGLaaF7GlBS1kLpm7c-0MG34FNa0/s280/evolucao.jpg)
Portanto, a união e o trabalho coletivo tornavam-se necessários para a sobrevivência do grupo. Desta forma, podemos observar, na organização das comunidades primitivas, a divisão sexual das tarefas: as mulheres dedicavam-se à coleta e à educação das crianças, enquanto os homens saíam à caça. No período Paleolítico, as mulheres e as crianças encontravam-se em pé de igualdade com os homens, não havendo qualquer distinção, de forma que as tarefas eram divididas apenas com a finalidade de garantir a organização do trabalho comunitário. Sua religião, portanto, foi caracterizada pela ausência de deuses. Possuía um caráter animista (acreditavam em forças da natureza), já que a crença em um deus significaria a existência de um ser superior, contrariando a idéia de igualdade social.
Esta pesquisa foi elaborada pelos alunos do 6º ano "A", Helton Kesley, Eduardo, Bruna Natiele e Bárbara da E. E. Benício Prates, sob orientação da professora de História, Uliana Almeida Prates e da bibliotecária Patrícia Nobre Lélis Leite.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiKEMUn6tbmZsBcbcO5ntEEo7Ua5RqVECSyIMZhWrDmaT4VY9XWQe2nvvY4v4sfJPMbHf_hhMmttuP0hLCTuKtxPSsKjGGZTzBrOzeodwJGqHo9Bejdlg8xhpXtkTfpC3QU7D6dPxbpC2vP/s280/hist%C3%B3ria+009.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiLv3SwlG097b7Hvg2IumdQvEFP3m00Lp_P_KVrRBk4gK4uFvtNVFarbZYZAEeYq977VV1GfIuRZfG0AU32SlEtVWxRlRkWIdmy4adaMca8RARtHJWiZOLBiGg-slHemCvkXkinHzQ1RxFb/s280/hist%C3%B3ria+004.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhIEKvXFxv_5u9Jl5M6FggfHt92RI1idax70L4oc97vN2QjbdJi-A7vubbg9kCwSRXGxKqkPUzy72wTDOV9SMf_9p9mdixVwKdPaVIwCJ5WgCymkv2RKpwqL4rJk7SFMreI52ozin_BsNU_/s280/hist%C3%B3ria+005.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiiwbC7CL94iw_rpj5lP3siVsMtjgSsOz7f8-jALHm5bBc84q2ZzOro1RlwYETtGyfUdL5Pu_0JP_2MlrfhajVDm9_L6lnPrs13tvAALpCclXH2x4r4SfLesvQzjE916dmVmR-1Jo6FFqBw/s280/hist%C3%B3ria+007.jpg)
Parabéns crianças!
"A Educação não cria gênios, mas oferece-lhes por fim, oportunidades para se revelarem".
Bjs. Selma Galiza (prof.Geografia)
Esta pesquisa foi elaborada pelos alunos do 6º ano "A", Helton Kesley, Eduardo, Bruna Natiele e Bárbara da E. E. Benício Prates, sob orientação da professora de História, Uliana Almeida Prates e da bibliotecária Patrícia Nobre Lélis Leite.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiKEMUn6tbmZsBcbcO5ntEEo7Ua5RqVECSyIMZhWrDmaT4VY9XWQe2nvvY4v4sfJPMbHf_hhMmttuP0hLCTuKtxPSsKjGGZTzBrOzeodwJGqHo9Bejdlg8xhpXtkTfpC3QU7D6dPxbpC2vP/s280/hist%C3%B3ria+009.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiLv3SwlG097b7Hvg2IumdQvEFP3m00Lp_P_KVrRBk4gK4uFvtNVFarbZYZAEeYq977VV1GfIuRZfG0AU32SlEtVWxRlRkWIdmy4adaMca8RARtHJWiZOLBiGg-slHemCvkXkinHzQ1RxFb/s280/hist%C3%B3ria+004.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhIEKvXFxv_5u9Jl5M6FggfHt92RI1idax70L4oc97vN2QjbdJi-A7vubbg9kCwSRXGxKqkPUzy72wTDOV9SMf_9p9mdixVwKdPaVIwCJ5WgCymkv2RKpwqL4rJk7SFMreI52ozin_BsNU_/s280/hist%C3%B3ria+005.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiiwbC7CL94iw_rpj5lP3siVsMtjgSsOz7f8-jALHm5bBc84q2ZzOro1RlwYETtGyfUdL5Pu_0JP_2MlrfhajVDm9_L6lnPrs13tvAALpCclXH2x4r4SfLesvQzjE916dmVmR-1Jo6FFqBw/s280/hist%C3%B3ria+007.jpg)
Parabéns crianças!
"A Educação não cria gênios, mas oferece-lhes por fim, oportunidades para se revelarem".
Bjs. Selma Galiza (prof.Geografia)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgmUCddsB0vVv6niD3pbOGct7ITLvCZI9v_b8oJvkcq21V-29fv7sQpBLtQ6rinHQGZPOmlKowZYPiAl1AxgXyXQdkPC8UvCmo0lPyeMlkUpxLRCs-7tJ3vFMGhOnxHcCcv6-WU3IfGi5rc/s280/hist%C3%B3ria+006.jpg)
adoreiii!
ResponderExcluirtenho que apresentarum trabalho sobre o trabalho coletivo na pré historia!
peguei um trechinho! :