![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiYDaOS2nXITRB9wIneO6__Twlf3Fea7o85YQ2guSrfmfEwK6_izKTeKw9VihXKXe_arH4R65WJVC-dvOwPzd4ap6rM3gg-FswenD7znKe2JRDStti8Kwcz61ZYcg9rbqpOGQeRhi2o-74J/s400/Aulas+pr%C3%A1ticas+002.jpg)
A Prof.Selma Galiza, em suas aulas expositivas/dialogadas, reforça com seus alunos que "uma comunidade humana sustentável terá que ser planejada de maneira tal que seus estilos de vida, tecnologias e instituições sociais respeitem, apoiem e cooperem com a capacidade inerente da natureza de manter a vida"(Fritjof Capra).
Conclusões tiradas em encontros e conferências no mundo inteiro sobre a sustentabilidade da vida na Terra demonstram que é consenso investir na mudança de mentalidade, na adoção de novos pontos de vista e novas posturas diante dos problemas socioambientais que se agigantam a cada dia.
Decisões e tratados internacionais sobre o tema apostam na educação para a construção de um mundo socialmente justo e ecologicamente equilibrado.
Aproveitando este modelo de educação, cujo processo pedagógico valorize a responsabilidade individual e coletiva na defesa da garantia das necessidades essenciais do ser humano e que promova a empatia e a aproximação com a natureza, a professora de Geografia Selma Vasconcelos Galiza, E.E.Benício Prates elaborou um projeto no qual inclui participação do programa semeando, e toda a comunidade escolar que tratou da importância desta interação entre o cidadão objetivando superar os problemas socioambientais.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh_g2WMzHxBqfxHKb7r2_Ub8o36-Ysk0wW5G5P-9NYTtuscxtP8M1xSCKvMvSX4dFIsv0v3mFKjd9u-sCZLG9Hoj2MPFLRqBZB1cC7TaWD-rrCPngIXmoG47H9Q5qplw6zdMEYS06WAxr08/s400/ETE_COPASA_MG+007.jpg)
"Conhecer o humano é antes de mais nada situá-lo no Universo"(Edgar Morin).
Alunos da E.E.Benício Prates fazem observação "in loco" durante uma aula de campo monitorada e planejada pela prof.Selma Galiza.
As aulas de campo foram inseridas como parte importante, pois os alunos estiveram em contato com a natureza e puderam observar de perto alguns impactos socioambientais causados pela ação antrópica, elaborando depois sugestões de como evitá-los e divulgando na comunidade em que vivem.
Melhor Redação da Escola Estadual Benício Prates de Coração de Jesus-MG, no Programa Semeando.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjkFGmO6qaJIkOhajwYOEB2i_THN3vDSmQ4rOhXYGFQBrsUU2KYUIYntT_3SZZcIrxi1FZfXGeaR1NWCOO0GHUeqN0M62HxIhFKtLRpC6H1XWz1OxrqfRC4TgQsqf1h3NJpC2b-OnkI5eFH/s400/OgAAAMlEgGfhEMV7oOZ6K69kGLvY2KLcqYXwELHKQ8Yn-fnz3e3XT3jTwIcDq5BDU8SLjfB3f59soFwmIzoqKuFiG3IAm1T1UAZKQi-lhgKbSJFyezwVUyCv2Z9j.jpg)
Tema : "Sustentabilidade e Meio Ambiente"
Aluna : Raquel Sayonara Mendes
Turma : 6º Ano "B" ( Ensino Fundamental )
Prof.Geografia : Selma Vasconcelos Galiza
SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE
A vida de pessoas que habitam a terra e das gerações futuras depende, cada vez mais da preservação dos Recursos Naturais e do enfrentamento das desigualdades sociais.
Sustentabilidadee Meio Ambiente são dois ítens muito importantes em nossa vida.
O amor à Natureza e o respeito ao próximo podem transformar o mundo em que vivemos, em relação ao Meio Ambiente, o homem conheceu a si mesmo, inventou a arte, descobriu o fogo, fez música, desenvolveu medicamentos e produziu alimentos.
O homem é parte dessa natureza e precisa dela para sobreviver.
Em outras palavras, é preservar a árvore para que todos possam comer seus frutos e plantar mais sementes. Em breve pode-se dizer que Sustentabilidade é uma espécie de poupança ambiental.
"Quem conhece ama, Quem ama cuida". (revista semeando)
E isto é, a preservação do meio ambiente que é condição para a conquista da Paz na terra.
Além da mudança de mentalidade da sociedade, será preciso um grande esforço coletivo, não apenas a preservação.
Amo essa NATUREZA!
(Raquel Sayonara)