.Edmilson Ferreira dos Santos ( Operador do Tratamento de Água/COPASA-MG)
Profs.Coordenadores : Cristina (Ciências), Selma Galiza (Geografia ), Rosemary Ramos (Biologia)
E.E.Estadual Benício Prates
Agradecemos a colaboração da COPASA/MG. na participação deste Projeto, no sentido de esclarecer como é feito o tratamento da água que consumimos e em conscientizar os alunos na importância da preservação deste rcurso tão valioso e fundamental á nossa existência.
Equipe de alunos do "EJA 2" da E.E.Benício Prates.
(foto. Selma Galiza)
(foto.Selma Galiza)
(foto.Selma Galiza)
Este Projeto está centrado na água, a referência básica são as ações antrópicas no ciclo da água, ou seja, as diferentes formas de atuação do homem ao longo dos inúmeros caminhos que a água percorre na natureza. Nesse trajeto do estudo da água como elemento natural, como fonte de vida e recurso econômico, diversos atores aparecem : os próprios alunos como usuários ou não dos serviços de saneamento, agentes governamentais e não-governamentais, jornalistas, empresários, turistas, barqueiros, pescadores, operadores e centrais, moradores das áreas urbanas e rurais; enfim, pessoas que sobrevivem em biomas úmidos, semi-úmidos e secos tanto no Brasil quanto em outros países.
A água, estudada sob ótica espacial, permite tanto a descrição e a interpretação das paisagens quanto análise dos projetos em jogo nos mais diferentes lugares.
A água, estudada sob ótica espacial, permite tanto a descrição e a interpretação das paisagens quanto análise dos projetos em jogo nos mais diferentes lugares.
Agradecemos também a participação da Prefeitura Municipal de Coração de Jesus que forneceu o transporte escolar para execução da aula de campo.
A água que bebemos...
Na maioria dos países, existem empresas de tratamento de água chamadas empresas de saneamento básico. A importância dessas empresas para a manutenção da saúde da população de um país fez com que a maioria delas fosse mantida pelo governo.
No Brasil, quando as companhias de tratamento de água começaram a se expandir, na década de 1970, elas deixaram de ser de responsabilidade exclusivas das prefeituras para ser objeto de preocupação do governo federal. Para tanto, foi criado o Plano Nacional de Saneamento (Planasa).
Com o Planasa foram criadas as companhias estaduais de saneamento básico em todo Brasil
É importante destacar que, a partir do ano de 2000, alguns governos estaduais começaram a planejar a privatização de suas empresas de abastecimento de água, ou seja, a vendê-las para investidores particulares, tanto estrangeiros, quanto brasileiros. Isso porque muitos estados brasileiros estavam com dificuldades financeiras para garantir esse serviço à população.
Mesmo com a privatização, cabe ao governo fiscalizar o trabalho dessas empresas e, dessa forma, zelar pela saúde da população. Essa fiscalização é feita pelas Agências Estatais de Controle das novas companhias, além do Ministério da Saúde.
DO RIO CANABRAVA E DO FERVEDOURO ATÉ NOSSAS RESIDÊNCIAS
.Captação da água - As empresas de saneamento captam água nos rios e córregos mais próximos, além de retirá-las de poços subterrâneos.
.Bombeamento e Tratamento - Antes de ser tratada, a água é bombeada dos rios ou represas por estações elevatórias até as estações de tratamento.Estas funcionam como verdadeiras indústrias, pois lá se desenvolvem várias etapas de trabalho e são adotadas inúmeras técnicas para tornar a água potável, como a floculação, a decantação e a desinfecção por adição de cloro.
.Armazenamento - Depois de passar pelas etapas descritas, a água tratada é bombardeada para os reservatórios, onde é armazenada para garantir o abastecimento ininterrupto.
.Distribuição e Consumo - Dos reservatórios a água potável é distribuída pelas adutoras e redes e conduzida para os domicílios residenciais e comerciais.
O operador do tratamento de água (COPASA), Edmilson Ferreira dos Santos, explica para os alunos como é feito o tramento da água.
(foto.José Carlos M.Santos)
A floculação é a primeira etapa por que passa a água ao entrar na estação de tratamento. A água bruta recebe o coagulante sulfato de alumínio e, às vezes, cal para corrigir a acidez. O coagulante faz com que as partículas de sujeira iniciem o processo de união, que formará os flocos.
A água floculada entra em grandes tanques ( decantadores), através de cortinas de distribuição que regulam sua velocidade de entrada. Os flocos, sendo mais pesados que a água, depositam-se no fundo do decantador formando uma camada de lodo que, periodicamente, é removida através de lavagem ou descarga. Esse processo é conhecido por decantação.
CONSUMINDO ÁGUA...
Ao chegar às residências,lojas e indústrias, a água passa a ser responsabilidade do proprietário.
É preciso acabar com o desperdícios:
.Feche bem as torneiras.
.Não deixe o chuveiro ligado à toa.
.Mantenha as descargas sanitárias reguladas.
.Evite lavar carros, calçadas e quintais.
Precisamos também recompor as nascentes dos rios, mantê-los limpos e não destruir a vegetação das margens.
Não desperdice água e use-a com inteligência.
É uma questão de sobrevivência!
Parabéns alunos e colaboradores que participaram da aula de campo do dia l4/03/2009.
Aguardem publicação da próxima etapa do projeto.
Bjs.da Prof.Selma Galiza.