Praça Dr. Samuel Barreto, uma das mais arborizadas em Coração de Jesus/Mg |
Durante a realização deste projeto sobre o Meio Ambiente, foi registrado a história verbal de alguns bairros da cidade de Coração de Jesus/Mg. Divulgado também, relatos sobre o meio ambiente e como está sendo tratado pela comunidade local.
Quadra da E.E.Benício Prates durante a apresentação do Projeto sobre o Meio Ambiente em Questão |
MEIO AMBIENTE EM QUESTÃO
- "Água: um recurso
esgotável?"
- "Onde vai parar nosso
Lixo?"
- “Como evitar a degradação do
meio ambiente?”
Compreender que a relação
homem-natureza precisa ser mais harmônica, pois o homem ao mesmo tempo em que
destrói, torna cada vez mais dependente do meio ambiente e, esse ambiente
precisa ser conservado para garantir a sobrevivência das futuras gerações.
Alunas do 3º ano da E.E.Benício Prates na apresentação das pesquisas nos bairros de Coração de Jesus/Mg. |
E ainda...
·
Entender a educação
ambiental como questão de sobrevivência.
·
Sensibilizar a
comunidade escolar sobre a mudança de postura para a prática da educação
ambiental.
·
Desenvolver o
espírito criativo e a consciência crítica através da observação “in loco”,
colher informações, fazer análise e sugerir melhorias.
·
Colocar em prática e
aperfeiçoar a aprendizagem dos alunos em sala de aula, através das aulas de
campo e culminância do projeto na escola.
O modelo econômico
vigente difunde a necessidade de produzir, comercializar e consumir sem se
preocupar com a escassez dos recursos naturais e sua sustentabilidade para as
futuras gerações. Essa ideologia de mercado tem se propagado por quase todos os
cantos do mundo, a produção em larga escala e os avanços tecnológicos tornam os
produtos obsoletos em pouco tempo e os consumidores se sentem na obrigação de
descartar os produtos usados e adquirir os de ultima geração.
Exposições dos trabalhos na culminância do Projeto sobre o Meio Ambiente em Questão |
Pesquisa realizada pelos alunos e conclusões registradas. |
O meio ambiente oferece aos seres vivos as condições essenciais para a sua sobrevivência e evolução. A sociedade humana não se sustenta sem água potável, ar puro, solo fértil e sem um clima ameno. Não há economia sem um ambiente estável.
Trabalhos realizados pelos alunos após pesquisas nos bairros da cidade de Coração de Jesus/MG. |
Muitas pessoas, no entanto, ainda não compreenderam isso. Ao desenvolver suas
atividades socioeconômicas, destroem de forma irracional as bases da sua
própria sustentação. Não percebem que dependem de uma base ecológica para a sua
vida e a de seus descendentes.Vivem como se fossem a última geração sobre a
Terra.
.criação de instituições para cuidar do meio ambiente;
.realização de encontros locais, nacionais e internacionais;
.crescente mobilização mundial;
.aperfeiçoamento de fontes renováveis de energia;
.desenvolvimento de processos de gestão ambiental, como: educação ambiental; licenciamento ambiental; legislação ambiental; zoneamento ambiental; criação de unidades de conservação (parques nacionais); engenharia ambiental, tecnologias limpas; manejo de bacias hidrográficas; reciclagem.
Entretanto, apesar de inegáveis avanços, o meio ambiente ainda carece de muitos cuidados. Ainda poluímos o ar que respiramos, degradamos o solo que nos alimenta e contaminamos a água que bebemos.
TRABALHOS DE CAMPO
ETA (Estação de Tratamento do Esgoto) |
Visita à Estação de Tratamento de Esgoto – ETE
Objetivos
- Entender o processo de destinação adequada dos efluentes domésticos;
- Compreender que os efluentes direcionados a ETE evitam
os sistemas de fossas sépticas que
contaminam o solo e o lençol freático.
-Matutino: 3° Ano Roxo e 3° Ano Preto
-Vespertino: 1° Ano Azul e 3° Ano Azul
O atual modelo de "desenvolvimento"
produz exclusão social e miséria por um lado, e consumismo, opulência e
desperdício, por outro. Baseia-se no aumento crescente da produção e do
consumo.
Aumentando o consumo, aumenta-se a pressão sobre os recursos naturais, ou seja,
necessita-se mais água, mais matérias-primas, mais eletricidade, mais
combustível, mais solos férteis. Com isso, cresce a degradação ambiental em
todas as suas formas. Perde-se então a qualidade de vida.
Palestra do Agente da Copasa/Mg |
Visita à Estação de Tratamento de Água – ETA
Objetivos:
-Refletir sobre a importância
desse recurso natural no sentido de que ele não é inesgotável e o cuidado em
relação a sua poluição, pois o processo de limpeza que será mostrado é algo
complexo que detém um custo muito alto, dessa forma uma preservação através da
educação seria uma forma eficaz da manutenção desse recurso tão precioso;
-Os alunos terão conhecimento
da importância da água limpa, apresentando a questão das doenças provenientes
de águas impróprias para consumo.
Observando como é feito o tratamento da água (ETA) |
8° e 9° anos
Consumir água tratada evita uma gama de doenças causadas por bactérias e micro organismos contaminantes. Além do tratamento adequado, que já acontece nas cidades com a distribuição encanada se faz necessária a filtração adequada.
O tratamento refere-se à remoção de
contaminantes e impurezas antes de chegar à casa das pessoas. O tratamento é
necessário devido aos resíduos das substâncias presentes no meio ambiente podem
ser prejudiciais ao homem. Esse tratamento se diferencia de acordo com sua
captação. Se for captação em águas subterrâneas, no caso de poços profundos, o
tratamento pode ser deixado de lado, porque essa água é filtrada naturalmente
pelo solo e se não houver a exposição a agentes poluidores, não serão
contaminadas. É necessária apenas a desinfecção com cloro ou outro elemento
filtrante.
Alunos do 9º ano observando o rio Canabrava |
Visita ao Rio Canabrava (São Crispim)
Objetivos
-Conhecer o local de captação de água da COPASA;
-Observar a vegetação ribeirinha, caracterizando-a;
-Observar a intervenção humana na área visitada.
Caminhada Ecológica até o rio Canabrava (S.Crispim) |
1° e 2º Anos (Ensino Médio)
Mas afinal porque tantos afirmam que a água está com seus
dias contados?
Essa pergunta pode ser respondida de uma forma clara e
objetiva. Se considerarmos a água de modo geral (salgada e doce) existente em
nosso planeta podemos considerá-la como um bem infinito, pois o ciclo
hidrológico que rege a Terra a renova constantemente com a evaporação e a
precipitação. Porém se levarmos em conta apenas a água potável necessária e
disponível para o consumo humano podemos dizer que ela será considerada um bem
finito pois a ação antrópica degrada grande parte deste bem tão valioso fazendo
com que uma parcela significativa da população mundial não possa ter acesso a
ela.
A água cobre 75% da superfície da Terra. A água salgada está presente nos mares e oceanos e representa 97,4% de toda a água. A doce, portanto, não chega a 3%, sendo que 90% desse volume corresponde a geleiras e o resto a rios, lagos e lençóis subterrâneos. Daí a importância da preservação dos mananciais.
Observando a Horta Orgânica |
Visita a uma horta Orgânica (Faz. Sabina)
Objetivos
-Despertar o
interesse dos alunos para o cultivo de horta e conhecimento do processo de
germinação;
-Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar
plantas utilizadas como alimentos;
-Conscientizar da importância de estar saboreando um
alimento saudável e nutritivo;
-Estimular os alunos a construírem seu próprio
conhecimento no contexto interdisciplinar.
Plantar, regar e colher. O ciclo natural respeitado, sem
interferência de agrotóxicos e produtos para aumentar a produção. Quem gosta de
verduras fresquinhas com sabor da “salada da vovó” tem uma ótima opção. Além de
propiciar qualidade de vida para a comunidade, tem a função de projeto
ambiental para toda a população.
Prof.Claudio com os alunos da E.E.Benício Prates |
A horta é importante sob o ponto de vista nutricional, como
forma de terapia ocupacional, na melhoria do hábito de consumo das pessoas, na
economia das famílias e até na manutenção e/ou melhoria da saúde e prevenção de
doenças. É importante destacar, no entanto, que todos os benefícios
proporcionados pela horta deixam de existir se forem utilizados agrotóxicos e
adubos químicos.
O maior desafio dos educadores no século XXI é se adequar a
maneira como as crianças e adolescentes pensam para que o conteúdo seja
absorvido de maneira satisfatória. Uma boa estratégia é trazer a prática para a
aula. Deste modo, a teoria passada em sala ganha exemplos reais e deixa de ser abstrata.
As hortas também podem inserir a comunidade, trazendo para o
projeto os pais e familiares dos alunos. As crianças servem de multiplicadores,
porque levam o que aprendem na escola para casa e, deste modo, a influência da
horta não se restringe à escola.
Objetivos
-Identificar diferentes formas de relevo em Coração de Jesus;
-Conhecer uma gruta calcária e aprender a respeitar e valorizar o patrimônio histórico;
-Estar em contato com o Cerrado e caracterizar o mesmo.
Turmas do 2º ano (Ensino Médio)
Alunos da E.E.Benício Prates e E.E.Cel.Fco.Ribeiro a caminho da Gruta Madame Cassu para pesquisas. |
As Grutas, que podem também ser
chamada de cavidades naturais subterrâneas, fascinam os homens desde os tempos antigos,
onde eram usadas para protegê-los de animais e do frio. Sabemos disso, porque
já foram encontradas pinturas em suas paredes de pedra, e conchas que nos dão
sinais da existência de sambaquis naquela época, ou seja, uma forte presença
humana desde a antiguidade.
As Grutas sofrem uma grande
intervenção humana e isso dificulta a preservação delas, pois são muito usadas
para estudos.
A fauna das grutas depende do
lugar onde se localizam, da temperatura do local e dos acontecimentos
geológicos. Em geral, as Grutas de calcário, em sua evolução, passam por
momentos de total escuridão permitindo e forçando a adaptação de diversos seres
vivos.
Esses seres que vivem ou utilizam essas grutas, sofrem muito com os impactos trazidos pelos homens, tanto da forma direta, quanto da forma indireta.
Esses seres que vivem ou utilizam essas grutas, sofrem muito com os impactos trazidos pelos homens, tanto da forma direta, quanto da forma indireta.
As grutas podem não parecer, têm
uma grande importância ao ecossistema do lugar onde são localizadas. No momento
em que há um impacto grande que cause uma desestruturação do ambiente externo, que
tenha sido causado ou pela natureza ou pelo homem, isso compromete o estado de
conservação do próprio ambiente externo.
Outro desafio é educar a população a respeito da importância da preservação desses ecossistemas. Essas informações a favor da preservação não devem apenas ser pensada, tem que ser divulgadas, através da prática de educação ambiental, sendo essencial formar profissionais capazes de cumprir essa tarefa. Eles terão que fornecer, à população interessada, uma visão completa das cavernas (grutas), contendo todos os seus aspectos geológicos e biológicos, na intenção de despertar interesse.
Professores: Selma, Diva, Clarisméia, Jacquelane, Mary e Elizabete.(visita à Gruta Madame Cassu) |
Professores e alunos da E.E.Benício Prates |
Agentes da Copasa/Mg, professores e alunos em visita a ETE de Coração de Jesus/MG |
Professores: Selma, Geane, Ivana e Rosane (visita à ETA) |