APRENDENDO A ORIENTAR-SE

Alunos do 6º ano "A", matutino da E.E.Benício Prates aprendendo orientação (como usar a bússola e a rosa-dos-ventos) sob orientação da professora de geografia SelmaGaliza, no Morro de Lourdes da cidade de Coração de Jesus-MG.


Como orientar-se

Para se orientar o ser humano teve de desenvolver sua capacidade de observação. E a observação dos astros foi um dos primeiros recursos que usou para não perder o rumo ou a direção no espaço terrestre.

O céu, com seus astros, sempre despertou a curiosidade do ser humano. Desde a antiguidade, ele se orienta pelo sol, pela Lua e por estrelas como a Estrela Polar e a constelação do Cruzeiro do Sul, entre outros.
Alunos do 6º ano "C", turno vespertino da E.E.Benício Prates aprendendo a utilizar a bússola e a rosa-dos-ventos em uma aula de campo no Morro de Lourdes sob orientção da prof.geografia Selma Galiza. 2009
Os pontos cardeais
Observando a natureza, o homem percebeu que o sol aparece todas as manhãs, aproximadamente num mesmo lado do horizonte e se põe, ao entardecer, no lado oposto. Tomando esses dois lados como referência, foram estabelecidos os pontos cardeais (norte, sul, leste e oeste) determinados da seguinte forma:

.No horizonte, o lado onde o sol aparece pela manhã indica o leste (L), este (E) ou oriente (nascente).
.No horizonte, o lado onde o sol desaparece à tarde indica oeste(O) ou (w) ou ocidente(poente).
.Conhecidos esses dois pontos, foram criados mais dois : o norte (N), também chamado de setentrional ou boreal, e o sul (S), também denominado meridional ou austral.

Para orientar-se, estenda o braço direito na direção em que o sol surge no horizonte. Esse lado corresponde ao leste (L) ou este (E). A partir desse ponto você determina os demais : seu braço esquerdo aponta para o oeste(O), à sua frente está o norte (N) e, às suas costas, o sul (S).

Alunas do 6º ano "C"
"Aprendemos melhor e apreendemos mais em uma aula de campo..."
A Orientação pela Bússola

A bússola é um pequeno instrumento circular usado para orientação. Possui uma agulha, que gira sobre um eixo vertical, e um mostrador, onde estão assinalados, pelo menos, os pontos cardeais e colaterais.
A agulha da bússola é imantada, isto é, tem a propriedade de um ímã. O ímã é um corpo de material ferromagnético que atrai objetos metálicos. Essa propriedade de atrair metais chama-se magnetismo.
A bússola foi inventada pelos chineses há muito tempo. Admite-se que foram eles os primeiros a perceber que a terra possui magnetismo, isto é, que ela atua como um enorme ímã.
O núcleo da terra funciona como um grande ímã, pois ele é formado principalmente por níquel e ferro. Do núcleo partem linhas de campo magnético para os pólos ou para o norte e o sul do globo terrestre.
Desse modo, o magnetismo terrestre sempre atrai a agulha imantada de uma bússola, aproximadamente, para a direção norte.
Alunos do 6º ano "B" estudando como se usa a bússola e a rosa-dos-rumos, orientados pela prof.geo.Selma Galiza.
Observação importante
Durante muito tempo se pensou que, em qualquer parte da terra, a agulha da bússola indicava exatamente o pólo norte ou o norte geográfico. No entando, dependendo do lugar em que estamos, a agulha imantada da bússola nem sempre indica exatamente o pólo norte. Ela é atraída por um ponto chamado pólo magnético do norte, situado a proximadamente 1.400 quilômetros do pólo norte, em uma ilha denominada Gales, no Canadá.
Esse ponto funciona como um ímã que atrai a agulha da bússola em sua direção.
Existe então um desvio da agulha da bússola para o pólo magnético do norte ou para o norte magnético. Esse desvio recebe o nome de declinação magnética.
O alunos aprendem melhor em contato com a natureza.
Alunos do 6º ano "A" da E.E.Benício Prates no ano de 2009.

A importância do ponto de referência
Após estudos sobre as técnicas de orientação, há um fato muito importante a ser destacado:
a determinação dos pontos cardeais, colaterais, subcolaterais e intermediários depende do ponto de referência, isto é, do referencial.