A experiência pedagógica desenvolvida, com os alunos do 7 ano "B" do Ensino Fundamental, E.E.Benício Prates, município de Coração de Jesus/Mg, "Viva a poesia Viva", durante um grêmio literário organizado e dirigido pela prof.de Português, Clarisméia Vieira Rabelo foi uma grande demonstração de como ainda é possível resgatar princípios desprezados e às vezes esquecidos.
Com o objetivo de possibilitar às crianças o conhecimento de textos poéticos, levando-as à motivação e interesse para ouvir, ler e escrever poesias, bem como, praticar ações leitoras com outros tipos de textos, atingindo também aqueles alunos que não estavam motivados para a leitura e a escrita. Tais experiências abrem caminhos para mais reflexões sobre o uso da poesia na escola. Assim, a necessidade de amenizar os problemas de aprendizagem dos alunos nessa escola, viabiliza a implementação de ações positivas como estas, que desencadearam resultados significativos na vida dos alunos e dos professores, podendo até mesmo chegar a toda comunidade escolar.A falta de motivação dos alunos para aprender os conteúdos escolares, tendo entre muitas, as seguintes causas: pais pouco esclarecidos e em sua maioria não alfabetizados na escola formal e a situação sócio-econômica desfavorável de grande parte dos moradores de nossa comunidade, desencadeia como conseqüência, crianças com pouca e às vezes nenhum contado com o sistema de escrita em casa. Dessa forma, essa realidade, somada a outras situações desafiadoras, só agravam mais o problema da desmotivação dos referidos alunos em relação aos estudos. E a escola entra como cooprodutora de talentos, assumindo este papel de extrema responsabilidade juntamente com os educadores que acompanham esta realidade. Através destes eventos, grêmios literários, os alunos tem a chance de participarem e demonstrarem o que sabem e o que podem aprender, uma vez que todos são capazes.Tendo em vistas que a poesia também faz parte da vida de todos nós, não podemos deixar de lado os nossos alunos aos quais, buscamos resgatar neles, o valor da harmonia, do amor e da cultura imbuídos na poesia, dando sentido a este mundo "frio" em que vivemos, aproximando mais as pessoas e com certeza melhorando a disciplina na escola.
São duas rosas nascidas
Talvez do mesmo arrebol,
Vivendo,no mesmo galho,
Da mesma gota de orvalho,
Do mesmo raio de sol.
Unidas, bem como as penas
das duas asas pequenas
De um passarinho do céu...
Como um casal de rolinhas,
Como a tribo de andorinhas
Da tarde no frouxo véu.