Importância dos fóruns
Através dos fóruns é que se estabelece a verdadeira construção interativa de conhecimento. Este recurso permite que o conhecimento exposto se amplie para além do que teria apenas o tutor a oferecer, já que materiais e pensamentos oriundos de diversas experiências podem ser compartilhados.

Alunos do 3º ano "B" participando do Fórum on line sobre o 3º Setor (monitorados pela prof.Selma)
Além de ser um instrumento valioso para a troca de experiências e diálogo, o Fórum é um pontapé inicial para a implementação e cobrança de políticas públicas para a sociedade, proposta por quem vive diariamente a realidade de milhões de pessoas de todo o mundo.É uma oportunidade de muitos participarem das discussões e todos poder acompanhá-la.
O fórum de discussão on-line pode ser considerada parte importante de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), pois permite uma navegação hipertextual, agregando múltiplos recursos e ferramentas de comunicação em tempo real ou de maneira assíncrona (Bastos et al., 2005 e Mason, 1998); com uma proposta pedagógica, pode facilitar a organização e construção do conhecimento por parte do aprendiz.


Alunos do 2º ano "B" debatendo no Fórum de geografia sobre o 3º Setor e Agenda 21 (coordenação da Prof.Selma Galiza)
O professor tem importante papel não só no ensino presencial como no ensino a distância, embora a forma de abordagem seja diferente nas duas modalidades. No ensino a distância, o professor necessita alterar a sua metodologia, pois utilizará os meios tecnológicos para preparar e ministrar aulas interativas, tendo em mente que os alunos são independentes para definir o próprio ritmo de estudo e, portanto, várias dúvidas deverão ser previstas. Nessa perspectiva, o professor (também conhecido como tutor, no ensino a distância) deve se conscientizar de que a sua função não é apenas informativa, servindo para esclarecer dúvidas de alunos, mas também orientadora, direcionando o estudante para a construção do saber e a aquisição do conhecimento. Para Belloni (2000), um professor de ensino a distância não deve apenas informar e orientar, mas também motivar a aprendizagem e ser aberto à crítica, pois isso facilitará o seu desenvolvimento profissional. Segundo Mill (2006), o professor deve estimular a autoconfiança e a autoria e encorajar o estudante a expor suas idéias, elogiando todas as participações.

Acredita-se que, para promover aulas virtuais interativas, principalmente utilizando os fóruns virtuais, o professor deve desenvolver pelo menos cinco habilidades básicas (Silva, 2001): 
Propor métodos de interação para que o estudante participe do diálogo com respostas dissertativas, demonstrando o seu conhecimento e não apenas participando com respostas curtas (“sim”, “não”). 
Permitir que o aluno fale e seja ouvido, valorizando a ação conjunta de professor e estudante na construção do saber. 
Possibilitar ao estudante a realização de conexões múltiplas do conhecimento adquirido com os conhecimentos prévios e o mundo que o cerca. 
Favorecer a cooperação entre os estudantes, valorizando a comunicação e a aquisição do conhecimento, que pode se construir de maneira mais efetiva pela troca de conhecimentos. 
Promover a expressão e o confronto de idéias, permitindo aos estudantes perceber que são necessárias diferenças e tolerâncias para a construção da democracia. 
Alunos do 2º ano "C" participando do Fórum sobre o mercado capitalista, coordenação da prof.Selma Galiza.
Considero as tecnologias da informação e da comunicação (TICs) como ferramentas importantes no desenvolvimento de processos de ensino a distância, pois podem possibilitar mudanças significativas no ato de ensinar e de aprender. No entanto, a qualidade dos programas de Educação a Distância é vinculada à proposta pedagógica planejada pelos docentes. Assim sendo, deve-se considerar o perfil de conhecimento desejado, as finalidades, os objetivos e o público-alvo.

É importante destacar também que a utilização das tecnologias da informação e da comunicação não pode se limitar à maneira diferenciada de apresentar os conteúdos, pois, dessa forma, a abordagem pode não ser suficiente para motivar os estudantes a aprender. Sendo assim, faz-se necessário o desenvolvimento de um ambiente favorável à aprendizagem significativa do aluno, no qual a vontade e disposição em aprender aflorem. Nesse sentido, os fóruns de discussão apresentam-se como contribuição e como importante ferramenta de interação em educação a distância.

Assim, o professor precisa abrir mão da atitude de detentor do saber e transmissor de conhecimentos para orientar as atividades do aluno como um facilitador da aprendizagem, incentivando-o a buscar o conhecimento, independente de estar nos materiais oferecidos pelo curso ou em outros relacionados ou não a ele. “O mediador assume papel de incentivador do diálogo, de provocador de reflexões e de organizador da troca de ideias, em vez de detentor do conhecimento ou de instrutor” (SILVA et al, 2009).

Exibir a produção feita em sala de aula é também, uma etapa importante da aprendizagem.

Trabalho de matemática feito pelos alunos do 9º ano B, coordenados pela professora Pabliane.
Durante todo o ano, os alunos produzem muito conhecimento: escrevem bons textos nas aulas de Língua Portuguesa, elaboram maquetes em Geografia e Ciências e criam belos desenhos e esculturas nas oficinas de Arte. Poucos sabem disso, além dos professores que orientam e supervisionam os projetos. É importante que toda a equipe docente, funcionários e os colegas de outras turmas estão por dentro do que a escola tem feito. Uma maneira de todos se inteirarem das atividades realizadas é explorar as áreas coletivas, utilizando recursos gráficos e audiovisuais para incentivar a troca de experiências entre as classes.



Representação da cadeia alimentar feita pelos alunos do Proeti, coordenados pela prof.Patrícia.
Com essa atitude, o trabalho dos alunos será valorizado, o que é importante para a construção da identidade de cada um. Quanto mais jovem a criança, mais sensorial é a relação entre ela e os espaços escolares. No entanto, independentemente da idade, ela deve se sentir integrada ao ambiente que frequenta e ter o direito de ter participação nas intervenções que nele serão feito. Afinal, a socialização dos conhecimentos adquiridos faz parte do processo de aprendizagem. "O reconhecimento da comunidade é um estímulo para que o aluno se empenhe em produzir o seu melhor",
Trabalho feito pelos alunos do 6º ano A e B da E.E.Benício Prates (

C.Jesus-Mg)
Além de selar essas decisões nas reuniões semanais de formação, cabe à coordenação pedagógica contemplar as diferentes áreas do conhecimento nas estratégias de divulgação. Esculturas e desenhos criados nas aulas de Arte, por exemplo, têm forte apelo visual e geralmente são os objetos que dominam os espaços. Contudo, também é possível apresentar de forma atrativa conteúdos de Matemática, Ciências e Língua Portuguesa.