COMO MINISTRAMOS AULAS DE GEOGRAFIA.

Alunos do 8º "A" da E.E.B.Prates em aula de geografia ministrada pela prof.Selma Galiza.
Este é o desafio para os que fazem parte da educação. por em prática a parte teórica.É importante priorizar as áreas de Ciências, inclusive a Geografia, sob os aspectos que são significativos para a construção do saber, do conhecer e do desenvolver do educando.Tais, a escola deve proporcionar para permitir aos discentes que participem como cidadãos no contexto em que vivem. Isto é, por em prática a aplicabilidade do que é estudado, adequando à sua realidade.
Trabalhando a argila e reações químicas, os alunos descobrem como os vulcões entram em erupções e quais são as consequências para a comunidade local.
Aspectos relevantes que se seguem à realização de atividades práticas, é que estas podem ser desenvolvidas em qualquer sala de aula, seja ao ar livre ou entre paredes, sem a necessidade de instrumentos e aparelhos sofisticados.Entretanto é necessário criar as condições concretas para que as mudanças ocorram e alcancem a melhoria da qualidade de ensino, incentivando as aulas práticas, pois a escola deve buscar fórmulas que permitam aos alunos organizar-se, tornarndo-se responsável pelos espaços cada vez mais amplos no processo de aprendizagem.Os vulcões têm importância na formação do relevo terrestre? Através das experiências realizadas, observações e leituras, com a ajuda da prof.SelmaGaliza, estes alunos encontram a resposta.
É significativo inserir as aulas práticas, pois é evidente que o aluno aprimora os seus conhecimentos depois da parte teórica. Para executar as aulas práticas, o educador deve estar atento ao fato de que o educando é um sujeito pensante, possuidor de capacidade de discernimento, avanço e crescimento, que aprende. É um ser inteligente e criativo.“Conhecer é interpretar”.O pátio da escola se transforma em laboratório onde acontece nossas aulas práticas.
O papel central do ensino da Geografia é proporcionar aos educandos oportunidade de mudanças seja, no aumento das possibilidades de compreensão ou interação do educando, ou seja, aguçando sua curiosidade. A escola deve planejar práticas de participação coerentes, como aulas de campo, aulas laboratoriais, provocar processos de tomada de consciência adequada à realidade dos educandos.Um grupo de alunas apresentam o resultado de sua pequisa aos colegas, após experiência.
É importante que os pais integrem a sociedade ao conhecimento, investindo na educação no desenvolvimento tecnológico e científico.Pois é chegada a hora de sairmos do tradicional ensinamento “livresco”, e por em prática as “aulas práticas”. O importante nessa perspectiva é que o processo educacional necessita apoiar-se no interesse dos alunos, além de gerar novos interesses.
Fica aqui um convite aos pais dos nossos alunos da E.E.Benício Prates para participarem de nossas aulas de geografia, apreciando nossos trabalhos e aprendendo conosco.
Prof.Selma Galiza (Geografia)

CONCLUSÃO DO PROJETO SOBRE AGENDA 21Agendas 21 elaboradas pelos alunos do 9ºano"A" da E.E.B.Prates
Após várias pesquisas individuais e em grupos, aulas de campo, visitas "in loco", debates em sala de aula, Forum aberto ao público em geral, etc, os alunos do 9º ano "A" da E.E.B.Prates, concluíram a Agenda 21 para Coração de Jesus.
Cada Agenda relata sobre quatro temas diferentes : Consumismo, cultura do desperdício, a fome e a miséria, preservação de florestas, inclusive o cerrado e da caatinga, lixo urbano, reciclagem, conservação dos rios da região, tratamento de esgoto, combustíveis alternativos, Educação, inclusão social, saúde da população, distribuição de renda e muitos outros temas que colocaram a turma em alerta e informada sobre a realidade do nosso município.
Muitas sugestões de melhoria foram relatadas pelos alunos que pretendem juntamente com a prof.geografia Selma, expôr estes trabalhos na Câmara Municipal de C.de Jesus, com a finalidade de contribuir na construção de projetos de melhorias para o nosso município.
Apenas algumas agendas foram selecionadas para divulgação, mas todas ficaram ótimas e muito ricas em detalhes.Muitos temas foram estudados pelos alunos para elaboração da Agenda 21
Alunos que foram contemplados com a divulgação de suas agendas

.Talita e Daniela
.Fernanda Santos e Vanessa Tamires
.Chirlei e Caroline
.Isabela Dias e Ivanilde Teixeira
.Maria Carolina e Ianca
.Lívia Maria Matos e Tamara Araújo
.Lara Camila e Lucas Moura
.Jânio Ramos e Káren Araújo
.Larissa Amaral e Nayara Almeida
.Iara Lafetá e Maria Alice

Mais detalhes sobre este Projeto, clic em "Agenda 21" na coluna direita deste blogspot.


PROJETO CINEMA DA CIDADE - CORAÇÃO DE JESUS/MG.

Igreja Matriz de Coração de Jesus/MG
O Ministério da Cultura, lançou em 2010, o projeto "Cinema da Cidade". O objetivo do projeto é instalar salas de cinema em todos os municípios do Brasil. Segundo o presidente da Agência Nacional de Cinema (Ancine), Manoel Rangel, 92% das cidades brasileiras não contam sequer com uma sala de cinema. Mas o projeto será financiando com emendas de parlamentares.
Conforme Secretaria da Cultura este projeto envolve duas salas de exibição com capacidade variável de 70 a 250 poltronas, projetor e equipamento sonoro, uma sala multiuso e uma bomboniére.Prédio do município onde funcionava o "antigo cinema" de Coração de Jesus/MG. Era palco também de grandes apresentações e "eventos clássicos" como formaturas, etc...
O projeto tem como alvo cidades com população que varia entre 20 mil a 100 mil habitantes. Há 1.177 municípios desse porte sem sequer uma sala de cinema, inclusive Coração de Jesus/MG que tem como patrimônio o prédio do antigo cinema que poderá ser reaproveitado, caso seja beneficiado por este projeto ou, se o município interessar, elaborar novos projetos que inclui também o teatro, em parceria com empresas privadas ou Escolas Estaduais nas quais acontece todos os anos bons trabalhos elaborados pelos professores e diretores que incentivam e revelam uma grande quantidade de talentos juvenis em Grêmios e apresentações nos "palanques" das escolas, aos quais ficam limitados apenas à comunidade escolar que comparece aos eventos promovidos pelas mesmas.Neste prédio, hoje em ruínas, funcionava uma grande Biblioteca Pública Municipal na década de 70. Foi também "Museu". Pode ser reaproveitado para funcionar um Teatro.
O Projeto Cinema da Cidade pretende animar as prefeituras para investir em conjunto com a iniciativa privada na construção ou reativação de complexos de exibição cinematográfica para cidades com população entre 20 mil e 100 mil habitantes e que ainda não tenham salas de cinema e será desenvolvido em parceria entre o poder público e a iniciativa privada.
Por meio de convênios com as Prefeituras, os complexos de exibição serão financiados com recursos da União alocados por emenda parlamentar.
Além de benifícios aos cidadãos, estaremos enriquecendo a política cultural da cidade.
Coração de Jesus carece sim de projetos que envolvam nossos jovens e toda a comunidade.(SVG)"Bairro Sagrada Família" de Coração de Jesus/MG. Constitui uma demonstração de como a cidade vem crescendo. A população anseia de áreas de lazer.
"Considerando o quadro social em que vivemos atualmente, a maioria das pessoas se vê obrigada a preencher seus momentos de lazer com novas jornadas de trabalho, tendo em vista o atendimento de suas necessidades básicas de sobrevivência, ou mesmo a conquista de seus "sonhos de consumo", o que muitas vezes compromete a qualidade de vida que pode ser proporcionada pelo lazer.A qualidade de vida almejada pelo lazer em seu sentido social, histórico, cultural e político assume, pois, os princípios da qualidade sociocultural, elemento chave na batalha por condições dignas para todos. "Área comercial do bairro Sagrada Família"
Assim, o lazer se torna um espaço para a luta contra a exploração e alienação dos sujeitos, procurando desenvolver a consciência reflexiva calcada não somente na realidade concreta, mas também na possibilidade de atuar sobre ela em busca de saídas.Para tanto, é preciso desenvolver uma educação para (e pelo) lazer que abrace o seu papel multicultural, valorizando o afetivo, a solidariedade e a inter-subjetividade, considerando, ainda, a diversidade cultural e a democratização social na construção de uma educação para todos que enfatize a igualdade mas não elimine as diferenças. Assim, é preciso alargar espaços para os sonhos, para os desafios e para os riscos que suas realizações impõem. E é justamente o repartir da alegria nesse processo que colabora com a formação de sujeitos lúdicos e com o compromisso do lazer com a promoção da qualidade de vida." ( CLGW)
Bairro Buriti II