COMO MINISTRAR AULAS DIVERTIDAS DE GEOGRAFIA

Alunos do 6º ano da E.E.Benício Prates em Coração de Jesus/Mg em aulas de geografia ministrada pela professora Selma Galiza.
As aulas tradicionais, baseadas apenas na explanação do professor e na memorização do conteúdo, são extremamente desestimulantes para os estudantes. Nesse sentido, faz-se necessária a utilização de metodologias inovadoras e criativas que auxiliem no processo de ensino e de aprendizagem.

Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o professor deve evitar as aulas tradicionais, utilizando recursos didáticos que estimulem os alunos (aulas práticas, utilização de maquetes, fotografias aéreas, imagens de satélite, recursos lúdicos, entre outros).

A utilização de metodologias puramente teóricas nas aulas de Geografia promove o desinteresse em relação à disciplina. Portanto, uma boa sugestão para que as aulas se tornem mais dinâmicas e estimulantes, além de despertar a criatividade, é a utilização da educação lúdica como recurso metodológico.
É lamentável que algumas turmas são lotadas com mais de 40 alunos e as aulas são módulos de apenas 50 minutos; tempo e espaço insuficientes para aplicar inovações.


Equipe de alunos do 6º ano "A" da E.E.B.P. 
Interesse e participação tornam a aula mais agradável!
Os trabalhos devem ser realizados de modo que haja compatibilidade com o ensino da Geografia.
Observe como os alunos da E.E.Benício Prates, coordenados pela prof.geografia, Selma Galiza, aprendem sobre as regiões naturais da terra, composição e estrutura do nosso planeta. 
Alunos do 6º ano A e B aprendem divertindo-se com o lúdico, aulas práticas e divertidas, fazendo da geografia um espaço no qual todos estão inseridos e sentindo-se parte dele.
Vamos construir nosso espaço?  Mas antes precisamos conhecê-lo, manuseá-lo e apreciá-lo.
(Prof.Selma Galiza)