Concurso de Redação,Frases e Desenhos/2009


Daniel Ferreira Neves, aluno do 3o Ano, Ensino Médio da E.E.Benício Prates, Coração de Jesus, Minas Gerais, Brasil.

A Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude/subsecretaria de Políticas Antidrogas promoveu o XII Concurso de Redação, Frases e Desenhos - Viva Feliz Sem Drogras, cujo tema foi "Escola: Formação para Vida".
O primeiro lugar na Categoria Grafitismo ficou para DANIEL FERREIRA NEVES, aluno do 3o Ano do Ensino Médio da E.E.Benício Prates da cidade de Coração de Jesus, Minas Gerais.

Parabéns Daniel, você está sendo um exemplo de sucesso entre os jovens da nossa comunidade e de toda a sociedade moderna!

Desenho criado e feito por Daniel Ferreira Neves - 1º lugar na categoria Grafitismo.

Prevenção de droga na escola

O adolescente possui um imenso potencial criativo embotado, não explorado pela educação. Este é um dos caminhos mais ricos da prevenção. Para alguns profissionais, o caminho e a salvação da escola estão no treino da espontaneidade, cuja resposta é a criatividade.

Acreditando no talento de nossos jovens e na importância da escola como complemento indispensável na educação, a prof. português Doladey está sempre trabalhando a criatividade, incentiva seus alunos a participarem ativamente e demonstrarem seus talentos através de Grêmios Literários, Concurso de Redação, desenhos, poemas e outros. Assim como toda a equipe de português e literatura que tem feito um belíssimo trabalho incentivando as artes e descobrindo talentos.

Daniel Ferreira Neves e Esposa, Cândido Helder Mota Almeida ( vice-diretor da E.E.Benício Prates) e Doladey de Souza França Prates (Prof.Português).

Acreditamos que a escola é um espaço para desenvolver atividades educativas, visando qualidade de vida e educação para a saúde. Portanto, ela tem a responsabilidade da prevenção primária e secundária.

A educação não engloba apenas transmissão de conhecimentos, é muito mais que informar, educar é formar, é estar atento à parte afetiva e social da criança e do jovem.

Todos os profissionais da escola devem estar voltados para a busca de um indivíduo e de uma sociedade com saúde. Nada adianta falar do produto, sem tocar na questão fundamental da motivação, das atitudes e hábitos dos indivíduos.

Um programa de prevenção deve começar com a identificação precisa da população-alvo, isto é, quais as suas necessidades, valores, ideologias, questões políticas, econômicas, qual a incidência e prevalência do uso indevido de drogas, entre outros dados.

Feito o diagnóstico da situação e identificadas as características da população-alvo, resta definir os objetivos do programa, para, em seguida, estabelecer as estratégias utilizadas, permanecendo presente em todas as etapas a avaliação. A avaliação durante o processo permite selecionar as estratégias mais efetivas e descartar as ineficazes, modificando o programa em andamento.

A escola que se propuser a prevenir drogas, deve fazê-lo dentro de um contexto mais amplo da sociedade, como a poluição, violência, solidão, vida competitiva, saúde, alimentação, medicina preventiva, e outros, interdisciplinando todas as áreas e envolvendo os profissionais da educação e a comunidade escolar, assim como é feito nas escolas estaduais de Minas Gerais, como por exemplo, na E.E.Benício Prates da cidade de Coração de Jesus.

Deve elaborar um projeto, contextualizando a droga na sociedade, a sexualidade e temas atuais, criando "Centros de Interesses", que envolvam professores, diretores, especialistas e alunos.

Alunos do 6 ano, Ensino Fundamental da E.E.B.Prates realizam trabalhos em grupos sob orientação da prof.geo.Selma Galiza.

No trabalho com pequenos grupos, (observe foto acima) procurar-se-á usar métodos ativos para desenvolver a consciência crítica, reduzir preconceitos, discutir os valores e motivações individuais e alertar sobre os riscos da dependência e aspectos da tolerância e da automedicação.

Procurar desenvolver o senso crítico e motivar os alunos a tomarem decisões e a serem responsáveis é também tarefa da escola. Como também, é seu papel atingir as famílias, pois estas se encontram despreparadas para lidar com droga, ou minimizam ou maximizam o problema.

A família precisa perceber que a prevenção se inicia na mais tenra idade, de modo que esclarecimentos sobre droga devem fazer parte da comunicação habitual (da mesma forma que se conversa sobre qualquer outro tema), sempre tendo como base a convivência afetiva.

Prevenção na escola significa estar atento ao jovem, abrir um canal de comunicação, valorizá-lo como ser humano, procurando um espaço para que ele também aprenda a se valorizar e saiba se fortalecer para não ser presa fácil de modismos. Cabe à escola organizar um projeto coletivo e um espaço para o jovem falar e ouvir seus colegas falarem de si e de suas vidas.

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