Prof.Nelcy arbitrando o jogo de queimada das equipes preta X azul.
JIB - JOGOS INTERNOS DO BENÍCIOE.E.Benício Prates - Coração de Jesus-MG. Brasil
O XI Jogos Internos do Benício, realizado nos dias l6 a 20 de novembro de 2009, no Complexo Esportivo de Coração de Jesus ( CECORJE ), sob a organização dos professores de Educação Física:
Nelcy, Sônia e
Margarete, atuantes na escola e participação especial de
todos os professores do Benício que não mediram esforços para o sucesso deste evento, foi um sucesso.
As modalidades esportivas foram
Futsal M e F,
Voleibol M e F,
Peteca M e F,
Queimada M e F,
Dama M e F,
100mm rasos M e F, separados por categorias A, B e C. As equipes
Amarela,
Azul,
Laranja,
Preta,
Verde e
Vermelha.
Além do desfile de abertura que contou pontos para as equipes enquanto organização, número de alunos uniformizados, criatividade, animação e ornamentação da equipe.
"O objetivo dos Jogos Escolares é incentivar a prática esportiva na escola e descobrir os valores que vão representar o estado e o país nas competições".As professoras Uliana (história), Selma Galiza (geografia) Ângela ( artes) e Kênia(Português), também empenharam para a realização do JIB/2009, coordenando a equipe Laranja.Embora em decadência no mundo, o esporte praticado na escola ainda é a base de iniciação esportiva na maior parte dos países que se destacam neste setor. E tal fato diz respeito tanto aos países do leste europeu, onde há base científica (como testes de flexibilidade, tempo de reação e análise de sangue) para se tentar descobrir possíveis futuros talentos esportivos, quanto aos países ocidentais. |
|
Essa decadência está relacionada à concorrência deste com outros centros esportivos, como academias, clubes, escolas especializadas e a própria rua. Contudo, com exceção do esporte de rua, os demais centros esportivos, no Brasil, além de possuírem estrutura limitada para atender o montante de crianças e adolescentes, geralmente, demandam dispêndio de recursos próprios dos atletas, o que, impossibilita a participação dos menos favorecidos economicamente. Já o esporte na rua é, por vezes, perigoso, pois, como não há orientação de profissional capacitado acerca das atividades, estas poderão, a longo prazo, causar danos físicos que comprometerão a qualidade de vida e até mesmo a vida profissional dessas crianças e adolescentes em sua fase adulta. |
|
Equipe Amarela É importante destacar que o esporte de base não serve apenas para se gerar futuros campeões, pois, o esporte é atividade de formação, de saúde, de prevenção de distorções sociais (violência, uso de drogas etc), uma vez que, trata, essencialmente, do ser humano e de suas relações consigo mesmo, com o outro e com o mundo em que vive. |
|
A Equipe Preta também brilhou durante a passeata! Por esse motivo que, provavelmente, a Constituição Federal de 1988 em seu artigo 217, II, estipula "É dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não formais, como direito de cada um, observados: (...) II - A destinação de recursos públicos para a promoção prioritária do desporto educacional..." |
|
E tal postura se justifica por a escola ser a maior e mais tradicional instituição organizada do país, possibilitando, atualmente, a permanência e o acesso e de 97% da população de crianças e adolescentes a seus serviços. |
|
Equipe Azul também brilhou na passeata! Outra legislação importante que defende o desporto e lazer às crianças e jovens é o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA4 , artigo 59 - "Os Municípios, com apoio dos Estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude". |
|
Por tudo isso, democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte como instrumento educacional, visando o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes como meio de formação da cidadania, melhoria da qualidade de vida e correção de distorções sociais, torna-se indispensável em nosso País. |
|
Para alcançar esses resultados, o Programa tem por objetivo "estimular a prática desportiva por estudantes das instituições públicas de ensino fundamental e médio", os quais somam aproximadamente 36 milhões de alunos5 , em um prazo de dez anos. E dentro deste contingente estão incluídos os portadores de deficiência, os quais também são atendidos pelo Programa. |
|
As professoras Terezinha ( matemática) e Geniz ( História ) coordenaram a equipe verde, juntamente com outros professores! Dentre as diretrizes do Programa destacam-se a necessidade da escola em: desenvolver no mínimo uma atividade esportiva individual e uma coletiva; desenvolver atividades esportivas lúdicas e que valorizem e resgatem a cultura local e regional; promover jogos esportivos interclasses; e realizar atividades esportivas nos finais de semana, abrindo a escola para comunidade e integrando-a ao núcleo esportivo. |
|
Para alcançar o objetivo do Programa, sua estrutura apresenta como produtos: os recursos humanos capacitados para o esporte, as campanhas realizadas para a promoção do esporte na escola, o concurso temático realizado sobre o esporte (como forma de incrementar o interesse das crianças e adolescentes), a distribuição de material técnico-didático sobre o esporte, os alunos atendidos em núcleos, a infra-estrutura esportiva implantada ou modernizada e os eventos esportivos realizados na escola. |
|
Sendo assim, o Programa trará benefícios no que tange à maior oferta de esporte nas escolas públicas de ensino fundamental e médio do País, com qualidade no ensino, no material a ser utilizado, no acesso a bibliografia atualizada e na infra-estrutura esportiva escolar. |
Alunos do 1º ano "A" do Ensino Médio da E.E.B.Prates, Dímitra e Lucas, Equipe Vermelha e outras, fizeram apresentações durante a passeata e abertura dos jogos na quadra do CECORJE ( Complexo Esportivo de Coração de Jesus), onde foi realizado os jogos.
Um ponto relevante é o de se criar atividade alternativa dentro da área da educação física para aqueles alunos que não gostam de praticá-la, respeitando sua individualidade. Estes alunos poderiam ser aproveitados para aprenderem, por exemplo, técnicas de arbitragem e, principalmente, estratégias/técnicas de jogos coletivos, uma vez que o nosso país carece, em algumas modalidades, de número maior de técnicos de qualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário