Formas de Relevo
O relevo terrestre e submarino se desenha através da ação de vários fatores internos e externos. Dependendo da força da ação, formam-se vários tipos de relevo, alguns mais altos, como planaltos e montanhas, e outros mais baixos, como é o caso de planícies e depressões.
Os seres vivos também ajudam a esculpir o relevo e, ao mesmo tempo, dependem dele.Trabalhos feitos pelos alunos do 6º ano "A" da E.E.Benício Prates
Agentes endógenos do relevo
Os agentes endógenos, ou internos, do relevo são processos estruturais que atuam de dentro para fora. Às vezes, vêm com muita força e rapidez, modificando o relevo. Eles acontecem por causa do movimento das placas tectônicas e dos fenômenos magmáticos. São exemplos de agentes internos: o tectonismo, o vulcanismo, os terremotos e abalos sísmicos.
Agentes exógenos do relevo
Agentes exógenos, ou externos, são aqueles que esculpem o relevo terrestre através de um processo erosivo, o intemperismo, que pode ser químico (alteração da constituição da rocha), físico (desintegração) ou biológico (ação dos seres vivos). Há três partes do procedimento: a erosão (desgaste das rochas superficiais causados por rios, chuvas, geleiras, vento, etc.), o transporte dos sedimentos resultantes da erosão, e a sedimentação ou acumulação dos detritos que formam novas camadas rochosas.
O relevo e a sociedade
O relevo é importante para a sociedade, principalmente no que se refere a lazer e economia. É uma fonte de lazer, pois se não fosse ele não existiria praias para se passar o verão e nem haveria montanhas para se esquiar ou para, de lá, saltar. Sua importância também é vista na economia de muitas regiões agrícolas, já que alguns produtos só podem ser cultivados em certos lugares. Há cultivos que só podem existir em regiões em que o relevo seja propício para o aparecimento de rios. Montanhas, por exemplo, impedem a passagem de chuvas e correntes de ar, logo lá não se podem desenvolver certos plantios. Lugares que vivem de turismo podem se destacar por praias, vales, montanhas e cordilheiras. Novamente, a crosta terrestre ajuda no desenvolvimento de uma região.
Planaltos
Diversas formas de relevo terrestre(Tabalho feito na argila pelos alunos do 6º ano "A")
Os planaltos, também chamados de platôs, são áreas de altitudes variadas e
limitadas, em um de seus lados, por superfície rebaixada. Os planaltos são
originários das erosões provocadas por água ou vento. Os cumes dos planaltos
são ligeiramente nivelados.Exemplo: Planalto Central no Brasil, localizado em território dos estados de Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Planícies
Planície Fluvial (Rio Limpo e Rio Sujo)
É uma área geográfica caracterizada por superfície relativamente plana (pouca
ou nenhuma variação de altitude). São encontradas, na maioria das vezes, em
regiões de baixas altitudes. As planícies são formadas por rochas sedimentares.
Nestas áreas, ocorre o acúmulo de sedimentos.Exemplos: Planície Litorânea, Planície Amazônica e Planície do Pantanal.
Depressões
As depressões são regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta. Quando esta região situa-se numa altitude abaixo do nível do mar, ela é chamada de depressão absoluta. Quando são apenas mais baixas do que as áreas ao redor, são chamadas de depressões relativas. As crateras de vulcões desativados são consideradas depressões. É comum a formação de lagos nas depressões.
Exemplo: Depressão Sul Amazônica.
Montanhas
Colina (Morro de Lourdes) -Alunos do 6º ano "A"
E.E.Benício Prates - 2012
As montanhas são formações geográficas originadas do choque (encontro) entre placas
tectônicas. Quando ocorre este choque na crosta terrestre, o solo das regiões
que sofrem o impacto acaba se elevando na superfície, formando assim as
montanhas. Estas são conhecidas como montanhas de dobramentos. Grande parte
deste tipo de montanha formaram-se na era geológica do Terciário. Existem
também, embora menos comum, as montanhas formadas por vulcões.Exemplos: Aconcágua (Argentina), Pico da Neblina (Brasil), Logan (Canadá), Kilimanjaro,(Tanzânia), Monte Everest (Nepal, China), Monte K2 (Paquistão, China), Monte Blanco (França, Itália).
Um comentário:
Muito boa esta matéria.Adorei ter visto os trabalhos escolares destes meninos, inclusive do meu filho que ama esta escola.
Postar um comentário