Grupo de alunos descobrindo como foram criados os pontos cardeais , colaterais e subcolaterais.
Para chegar a um
determinado lugar pela primeira vez é preciso ter referências ou o endereço,
isso no campo ou na cidade, no entanto, nem sempre temos em nossas mãos
instrumentos ou informações para a orientação. Em áreas naturais como as
grandes florestas, desertos e oceanos não têm placas ou endereços para informar
qual caminho se deve tomar.
Nessas circunstâncias temos duas opções para nos orientar, que são pelos astros ou por instrumentos.
O primeiro tem sua utilização difundida há muito tempo, principalmente no passado quando pessoas que percorriam grandes distâncias se orientavam por meio da observação do sol, da lua ou das estrelas, apesar de que não possui a mesma precisão dos instrumentos esse tipo de recurso pode ser bem aproveitado dependendo da ocasião.
Nessas circunstâncias temos duas opções para nos orientar, que são pelos astros ou por instrumentos.
O primeiro tem sua utilização difundida há muito tempo, principalmente no passado quando pessoas que percorriam grandes distâncias se orientavam por meio da observação do sol, da lua ou das estrelas, apesar de que não possui a mesma precisão dos instrumentos esse tipo de recurso pode ser bem aproveitado dependendo da ocasião.
Alunos do 6º ano da E.E.Benício Prates, aprende orientar-se no espaço geográfico.
Até nos
dias atuais pequenas embarcações desprovidas de equipamentos de orientação
fazem o uso dos astros para se localizar e orientar. Nos grandes centros
urbanos parte deles ou mesmo um conjunto de bairros são chamados de zona oeste,
zona leste e assim por diante, as pessoas se orientam sem estar munidas de
bússola, basta saber que o sol nasce leste para se localizar.
Já no caso da orientação por instrumentos foram criados diversos deles com objetivo de tornar o processo mais dinâmico e preciso. Dentre vários instrumentos inventados o mais utilizado é a bússola, esse corresponde a um objeto composto por uma agulha com imã que gira sobre uma rosa-dos-ventos.
Já no caso da orientação por instrumentos foram criados diversos deles com objetivo de tornar o processo mais dinâmico e preciso. Dentre vários instrumentos inventados o mais utilizado é a bússola, esse corresponde a um objeto composto por uma agulha com imã que gira sobre uma rosa-dos-ventos.
A
bússola é instalada em aviões, navios e carros e motos de competição de rally,
isso para manter as pessoas em sua devida direção pretendida.
Apesar da importância da bússola até os dias de hoje, existem aparelhos de orientação mais eficientes, geralmente orientados por sinais de radar ou satélites, devido a isso conseguem emitir informações de qualquer ponto da Terra, tais como altitude, distâncias, localização entre outras.
Todas as informações citadas acima se referem a regiões um tanto quanto restritas. O planeta Terra possui uma superfície de 510 milhões de quilômetros quadrados, devido esse imenso espaço a localização se torna mais complexa, dessa forma o homem criou linhas imaginarias para facilitar a localização, os principais são os paralelos e latitudes e meridianos e as longitudes.
Apesar da importância da bússola até os dias de hoje, existem aparelhos de orientação mais eficientes, geralmente orientados por sinais de radar ou satélites, devido a isso conseguem emitir informações de qualquer ponto da Terra, tais como altitude, distâncias, localização entre outras.
Todas as informações citadas acima se referem a regiões um tanto quanto restritas. O planeta Terra possui uma superfície de 510 milhões de quilômetros quadrados, devido esse imenso espaço a localização se torna mais complexa, dessa forma o homem criou linhas imaginarias para facilitar a localização, os principais são os paralelos e latitudes e meridianos e as longitudes.
Turma do 6º ano "A" da E.E.B.Prates em aula de campo de geografia, monitorados pela prof.Selma Galiza.
Os paralelos são
linhas imaginarias que estão dispostas ao redor do planeta no sentido
horizontal, ou seja, de leste a oeste. O paralelo principal é chamado de Linha do Equador que
está situado na parte mais larga do planeta, a partir dessa linha tem origem ao
hemisfério sul e o hemisfério norte. Existem outros paralelos secundários mais
de grande importância como Trópico de Câncer, O Trópico de Capricórnio, o
Circulo Polar Ártico e o Circulo Polar Antártico.
As latitudes são
medidas em graus entre os paralelos, ou qualquer ponto do planeta até a Linha
do Equador, as latitudes oscilam de 0º Linha do Equador e 90º ao norte e 90º ao
sul.
Meridianos correspondem a semicircunferências imaginarias que parte de um pólo até atingir o outro. O principal meridiano é o Greenwich, esse é o único que possui um nome especifico, esse é utilizado como referência para estabelecer a divisão da Terra entre Ocidente (oeste) e Oriente (leste).
As longitudes representam o intervalo entre os
meridianos ou qualquer ponto do planeta com o meridiano principal. As longitudes
podem oscilar de 0º no meridiano de Greenwich até 180º a leste e a oeste.
Alunos do 6º ano "B" da E.E.B.Prates em aula de campo de geografia, monitoradas pela prof.Selma Galiza.
Alunos do 6º ano "B" da E.E.B.Prates em aula de campo de geografia, monitoradas pela prof.Selma Galiza.
Através do conhecimento da latitude e longitude de um lugar é possível
identificar as coordenadas geográficas, que correspondem a sua localização precisa ao longo da superfície terrestre.
A partir dessas informações a definição de coordenadas geográficas são medidas
em graus, minutos e segundos de pontos da Terra localizadas pela latitude e
longitude.
Alunos do 6º ano da E.E.Benício Prates, aprende orientar-se no espaço geográfico.
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