Unidos pela Família Mineira - Formação de Agentes Pastorais.

Agentes das Pastorais discutem a situação das famílias e seus valores na sociedade atual.


Pastoral Familiar
A Pastoral Familiar é como o “eixo”das pastorais.
Ela é o ponto básico e fundamental, pois todas as pastorais têm alguma coisa a ver com a família , e a pastoral familiar também tem muito a ver com as outras pastorais.
A pastoral familiar se interessa por toda e qualquer realidade familiar e da igreja.É uma pastoral ampla, abrangente que age unida a outras pastorais.Tem contudo, uma atuação própria, especifica. Por isso precisa de agentes especializados. Ela é muito mais abrangente que os movimentos familiares e os serviços à família. Mesmo associada a outras pastorais e Movimentos, a pastoral familiar tem dimensões próprias. É muito importante deixar claro que a pastoral familiar não pode ser substituída pelos Movimentos e serviços familiares. Ela coordena e une estes, para alcançar os objetivos de pastoral. Os movimentos e serviços, por sua vez, oferecem a espiritualidade, a ação especializada, para que as diversas situações da família sejam atingidas. Como exemplos dessas diversas situações podemos citar: o Planejamento familiar natural, a terceira idade, a formação política, religiosa, a educação sexual , a vivência dos sacramentos, etc.

Objetivos da pastoral familiar
O objetivo central é a evangelização da família. Mas, explicando melhor, a pastoral da família é uma ação organizada e planejada, que se realiza na igreja, por meio de agentes específicos, capazes de oferecer os instrumentos necessários para a formação das família.
Para fornecer orientações para a vivência familiar.
Para levar a todos a Boa Nova do Sacramento do Matrimônio.
Para transformar a sociedade pela obra de evangelização humana e cristã.
Para defender e promover a vida e o amor , como valores essenciasis da dignidade humana.
O casal Ziza e Albertina, Dimas e Beatriz, José Lúcio e Ione sempre atuantes na Pastoral Familiar.Reunião com as família no Bairro Diamante.
A quem se destina tudo isso?
A todas as famílias e a todas as situações familiares.
Destina-se às famílias que já estão bem construídas, mas também as desestruturadas e aquelas a que chamamos “casos difíceis”.
A pastoral familiar age, basicamente, em três campos ou etapas de atuação: a pastoral familiar pré- matrimonial (que compreende as fases da preparação remota para o Sacramento do Matrimônio, da preparação próxima e da preparação imediata), a pastoral pós- matrimonial e os assim chamados casos difíceis (ou casos especiais ).

1- Setor pré- matrimonial: atividades que visam preparar as pessoas para constituirem famílias. Este setor está ligado à catequese de crianças e jovens, grupos de jovens, encontros para namorados, cursos de noivos, acompanhamento de casamentos, etc.Os casais Selma E José Carlos, Geraldo e Simone, agentes da Pastoral Familia da Paróquia de Coração de Jesus/MG, no encontro das Pastorais em Montes Claros/MG, que debateu a situação atual das família do Brasil e região e possíveis soluções.
2- Setor pós – matrimonial: atividades que buscam, atender as famílias já construídas. Esse setor desenvolve serviços de evangelização para casais, visitas as famílias, aconselhamento, temas relativos à defesa da vida, como planejamento familiar, métodos naturais de controle, aborto, eutanásia, sexualidade, etc.

3- Setor casos difíceis: atividades que buscam a evangelização de famílias incompletas ou em situações irregulares separadas, mães ou pais solteiros, uniões livres, batizados em segunda união civil, etc.
Na família antiga encontramos um espaço de convivência maior entre seus membros, embora aqui não estejamos discutindo sua qualidade.
Na família atual, pelo contrário, e apesar das facilidades tecnológicas, encontramos um espaço de convivência menor.
A própria tecnologia é responsável indireta por isso, pois ocupamos espaços vitais para assistir televisão, ouvir música, navegar na rede mundial de computadores - a Internet - e assim por diante. Diante disso, somos forçados a declarar, em reconhecimento, que a família atual necessita de suporte para encontrar seu equilíbrio moral.
Agentes da Pastoral Familiar realizando encontros com as famílias do bairro Diamente em Coração de Jesus/MG.
A família deve participar de grupos sócio-educativos que proporcionem a ela uma retomada do seu papel e permitam uma discussão dela mesma enquanto espaço de convivência de seres humanos.
Amar-se como irmãos." Para aprender a amar seus irmãos, é preciso conviver com eles, estar com eles, relacionar-se com eles, descobrir-se com eles, nas alegrias e tristezas, construindo-se ao mesmo tempo em que ajuda o outro a construir-se e recebe auxílio daquele que está com você.
A família é esse lugar, esse espaço de convivência, reunindo Espíritos através dos laços de afinidade, dos débitos passados, das promessas futuras, sempre proporcionando oportunidades de progresso no campo moral.

Nenhum comentário: