FESTA JUNINA EM CORAÇÃO DE JESUS-MG


Alunos da E.E.Benício Prates

A Quadrilha era inicialmente uma dança aristocrática de origem francesa, mas que apresentava influência de antigas danças folclóricas da Inglaterra. Veio para o Brasil pelas mãos dos mestres de orquestra de danças francesas na época do Império.

Era muito natural que a quadrilha se tornasse a dança preferida pela sociedade palaciana, pois a elite brasileira vivia voltada para a Europa, principalmente para a França - modelo não só das roupas, das comidas, das leituras e até mesmo dos gestos. Daí a quadrilha, aparecida nos albores do século XIX, ter se tornado a predileta, e não abandonou sequer a marcação toda em francês. Os movimentos rápidos de clima frio deram oportunidade aos jovens da época para imitar afrancesadamente os trejeitos ensinados por Milliet, Cavalier ou outros mestres que fizeram a Corte brasileira copiar fielmente os salões parisienses, imitada esta posteriormente pelas províncias, agora com requebros mais dengosos que os próprios cariocas criaram para a quadrilha.

A Quadrilha se popularizou no Brasil e é hoje, uma dança própria dos festejos juninos, que tendo sofrido influências da polca, da mazurca e da valsa européia, transformou-se em um ritmo único, extremamente sensual e genuinamente brasileiro. Para sua ocorrência é importante a presença de um mestre "marcante" ou "marcador", pois é quem determina as figurações diversas que os dançadores devem desenvolver.


Assimilada por todo o país, a quadrilha passou a sofrer as influências regionais, daí surgindo muitas variantes.

Na quadra da E.E.Benício Prates os alunos comemoram o dia de Santo Antônio(festa junina)

- Quadrilha Caipira: (São Paulo)
- Saruê (corruptela de soirée): (Brasil Central)

Baile Sifilítico – na Bahia
- Mana-Chica: (Rio de Janeiro)
- Quadrilha: (Sergipe)

Os instrumentos musicais acompanhantes são a sanfona ou acordeão, pandeiro, violão e o cavaquinho. Não existe uma canção específica que lhe seja própria. A música é aquela comum aos bailes de roça, em compasso binário ou de marchinha, que favorece o cadenciamento das marcações. Esta é uma dança que floresceu na zona rural, mas atualmente ganhou popularidade e está presente em todas as festas urbanas. Os participantes da dança, vestidos à caipira (indumentária que se convencionou a ser do nosso cabloco), executam diversas evoluções em pares de número variável. Em geral o par que abre o grupo é um "noivo" e uma "noiva", já que a Quadrilha pode hipoteticamente fazer parte de um "Casamento Caipira".


Quadrilha com os alunos da E.E.Benício Prates, organizada pela prof. de português Doladey de Souza França Prates no mês de junho de 2009.

Alguns Passos da quadrilha

Caminho da festa.
Os cavaleiros cumprimentam as damas.
As damas cumprimentam os cavaleiros.
Cavaleiros ao meio.
Balanceio.
Faz que vai mas não vai.
Olha o duplo.
Cavaleiros do lado direito das damas.
Formar a grande roda.
As damas pra dentro cavaleiros pra fora.
Formar a grande estrela.
Caminho da festa.
Formar um grande círculo.
As damas com as mãos para trás.
Passar as damas para trás.
Caminho da festa.
Olha o túnel.
Formar grande roda.
Cavaleiros pra dentro damas pra fora.
Formar grande estrela.
Caminho da festa.
As damas passar os cavaleiros pra frente.
Olha a chuva.
Já parou.
A ponte quebrou.
É mentira.
Olha a cobra.
Já matou.
Direita com direita.
Damas ao passeio.
Cavaleiros ao passeio.
Passeio geral.
Vai começar o grande baile.
Começou o miudinho.
Entra os padrinhos.
O padriho com a noiva.
Baile Geral.
Caminho da roça.
(*)Trecho retirado do site Jangada brasil.