ESCOLA ESTADUAL BENÍCIO PRATES

Antigo prédio da E.E.Benício Prates.
Atualmente funcionando como Fundação Cultural José Alves Macedo, sob direção de Ubirajara Macedo, responsável pelo resgate de grande parte de acervos culturais de Coração de Jesus/Mg.
Embora a escola pública brasileira há muitos anos passa por problemas sérios e bastante discutidos, ainda existem ótima escolas com alunos e professores comprometidos com a educação.
 Escola Estadual Benício Prates
 
Jogos Escolares da E.E.B.P.
A Escola Pública hoje, valoriza o esporte e oferece condições e oportunidades para a revelação de novos atletas através dos jogos escolares. O JIB, foi implantado na E.E.Benício Prates pelo Diretor Pedro Alves da Fonsêca Neto (professor de Ed.Física) e até hoje é a grande alegria dos alunos que esperam o ano inteiro por este dia. 
 Uma realidade vivenciada por todos
 Atualmente, o professor tem como principal tarefa disseminar o conhecimento, porém, tem dividido seu tempo para desempenhar atividades que não deveriam estar no seu dia-a-dia. “Eles passaram a ter funções que, na verdade, são de psicólogos, assistentes sociais, e até dos pais”, mesmo assim obtém-se bons resultados, considerando que a escola pública passa por uma enorme dificuldade e é frequentada, em sua maioria, por pessoas de poucas posses, da classe média baixa, ou seja, pessoas que estão em situação econômica problemática. Enfim, é a escola que o povo tem e que passa hoje por dificuldades de estrutura, de funcionamento, etc.
 
Prof.Maria Auxiliadora Ribeiro Assis(História) e Prof.Isaac(História) segurando a bandeira da E.E.B.Prates durante a alvorada que aconteceu no dia do aniversário da escola. Homenagem esta, organizada por estes professores e aprecida pela comunidade corjesuense e demais funcionários e alunos desta escola e de outras que estavam presentes no evento.
A escola pública brasileira se sustenta hoje muito mais pela solidariedade dos profissionais da educação que atuam nela, do que por conta das políticas públicas que deveriam fazê-la funcionar direito.
As turmas são muito grandes, e há um descompasso entre a realidade da escola e o mundo fora dela. O aluno tem, dentro da escola, acesso a coisas que lá fora, muitas vezes, ele não tem, como o computador e o acesso às novas tecnologias.
 
08 de março, comemoração do Dia Internaciona da Mulher na E.E.B.P.
Ao longo da nossa vida, temos uma rotina que organiza o nosso tempo e determina as atividades que realizamos ao longo de todo um dia. Para a criança, principalmente no Ocidente, a escola aparece desde muito cedo como um dos espaços que orienta as suas ações no dia a dia. Sendo tão acostumados a esse tipo de situação, podemos imaginar que muitas crianças encarem sua presença na escola como algo completamente natural.
  No aniversário da E.E.B.P. os alunos se divertem apreciando o portifólio da escola, elaborado pela Vice-diretora Doladey França.
Contudo, devemos entender que a escola não é um espaço natural – o segundo lugar ocupado pela criança depois da casa. Afinal, houve um longo processo de transformações, escolhas e ideais responsável pelo surgimento da escola. Feita essa afirmação, alguns podem até perguntar: “Quando e como as escolas foram criadas?”. Para essa pergunta, devemos construir uma resposta mais longa, que abrange uma história que passa por diferentes povos e diferentes noções sobre a educação e sobre as necessidades de uma criança.

A beleza do jardim da escola da  E.E.B.P. 
Esta escola nunca esteve tão bem cuidada como está atualmente.Parabéns Diretor Roberto! Parabéns alunos por demonstrarem que são verdadeiros cidadãos! Parabéns funcionários, que juntamente com os professores, formam cidadãos conscientes, além das salas de aulas!
Nas últimas décadas, o avanço da tecnologia e o crescimento acelerado dos meios de comunicação nos instigam a repensar seriamente como as escolas devem se organizar. O acesso às informações e saberes já não é um problema a ser resolvido exclusivamente pelo ambiente escolar. Mais do que simples transmissão, a escola do século XXI deve se encaminhar para a construção de um saber autônomo, em que o indivíduo se mostre capaz de criticar e organizar o conhecimento que se mostre relevante para si mesmo.
Exposições das pesquisas elaboradas pelos alunos da E.E.B.P. sob coordenação da prof.geografia Selma Galiza, no aniversário da escola. A história verbal da E.E.B.P. com vários depoimentos, entrevistas e fotos da escola.
 Nossa Escola e sua localização
A Escola Estadual Benício Prates localiza-se em Coração de Jesus que é um município brasileiro do estado de Minas Gerais.Com uma população total de 26.035 habitantes, de acordo com o “Censo Demográfico do IBGE” ( 2010 )mas precisamente na Praça Getúlio Vargas, nº 1061, centro.
Um pouco da história
            Na cidade de Coração de Jesus o ensino escolar, antigamente, existia apenas até a antiga 8ª série, obrigando as pessoas que tinham melhores condições financeiras deslocararem-se até as cidades vizinhas como, por exemplo, Montes Claros, Diamantina/Mg para aprofundarem mais seus estudos e terminar o ensino médio ou uma faculdade.
            Com o sonho de estabelecer uma escola com um ensino médio completo o Sr. Antônio Augusto de Mattos, com ajuda do Dr. Samuel Barreto e Julio Antunes Prates e recursos do setor público municipal, conseguiram o primeiro local de funcionamento que foi doado ao Estado de Minas Gerais pela comunidade corjesuense, onde hoje é o antigo casarão na Praça Ferreira Leal funcionando como Centro de Cultura.
   A cidade de Coração de Jesus acordou com a alvorada em homenagem à escola.       
 Inicialmente e escola funcionava sem grandes investimentos do governo e muitos professores trabalhavam por conta própria. Havia duas freiras e alguns poucos funcionários. A escola funcionava com a ajuda da comunidade escolar que na época era muito unida. Contava também com a ajuda dos pais dos alunos. Conta-se que para a escola continuar funcionando o Sr. Antônio Augusto de Mattos chegava até mesmo pegar materiais de sua própria casa para suprir as necessidades da escola.
Mas o mérito da escola é basicamente do povo corjesuense e do Sr. Antônio de Mattos.
    Antiga turma da E.E.B.P. no período em que a escola funcionava o sobrado à Pça.Ferreira Leal.      
 Na década de 60, por um projeto do Deputado Cícero Drumond, transformado em lei estadual nº 3.317 de 23 de dezembro de 1964 foi criado o “Colégio Normal Oficina Benício Prates” na cidade de Coração de Jesus.
            No dia 02 de maio de 1965, nos salões do Grupo Escolar Major José Elias Trindade, foi realizada a primeira reunião preparatória para a instalação do colégio. Em 10 de maio de 1965 reuniram-se novamente as comunidades sob a presidência do Prefeito municipal Sr. José de Magalhães Mendonça, sendo oficialmente instalado o colégio que iniciou suas atividades no dia 30 de Maio de 1965.
Em homenagem àquele que lutou para esta conquista, popularmente conhecido como seu fundador e primeiro diretor, Sr. Antônio Augusto de Mattos, a biblioteca da escola foi criada e recebeu seu nome, “Biblioteca Antônio augusto de Mattos”, uma das melhores bibliotecas de escolas públicas do norte de Minas Gerais, contando com um riquíssimo acervo bibliográfico.
O Sr. Benício Prates também teve uma importante participação na fundação da escola que temos hoje, pois foi um grande educador contribuindo na formação de pessoas ilustres do nosso município.

Histórico da Escola

Após criação em 23/12/1964, pela Lei 3.317 e iniciando suas atividades no dia 30 de Maio de 1965, o primeiro diretor foi o Sr. Antônio Augusto de Mattos que dirigiu o estabelecimento até fevereiro de 1974.
 
Em março, do mesmo ano, assumiu a direção o professor Alberto Eduardo Araújo Barreto, permanecendo até 11 de abril de 1963.
Após esta data, outros diretores foram assumindo a direção da escola:
. Dr. Aroldo Mauro Sena, de 12 de abril de 1983 a 17 de outubro de 1983 e 22 de janeiro de 1992 até 02  de fevereiro de 1994.
 
. Sr. José da Paixão Lafetá Rabelo, de 18 de outubro de 1983 a 31 de dezembro de 1984.

. Srª Cândida Soares de Magalhães, de 10 de janeiro de 1985 a 31 de dezembro de 1986.

. Sr. Ademar Ramos da Silva, de 01 de janeiro de 1987 até 21 de junho de 1989.
. Srª Cenira Maria Leite Gomes, de 22 de julho de 1989 até 21 de junho de 1989.
            A partir deste período a escola do diretor passou a ser feito democraticamente através do concurso público estadual, seno aprovado em primeiro lugar o Dr. Aroldo Mauro Sena, que tomou posse em 22 de janeiro de 1992, permanecendo no cargo até 02 de fevereiro de 1994.
 
. Sr. Roberto Ramos Nobre de março de 1994 até dezembro de 1998.
. Sr. Pedro Alves da Fonseca Neto, de janeiro de 1999 até abril de 2004.
            A partir desta data, reassumiu a direção da Escola Estadual Benício Prates o professor de Matemática, Sr. Roberto Ramos Nobre que está na direção da escola até hoje, 2013.
            Assim como a administração escolar a denominação do educandário também passou por alterações, foi modificada para Colégio e Escola Normas Oficial Benício Prates de 1º e 2º graus, RO35C3 - Ensino Fundamental e Médio.
Caracterização da escola
           Aula de campo ( Como utilizar a bússola e a rosa-dos-rumos ) GEOGRAFIA
    A E.E. Benício Prates é composta pelos ensino Médio e fundamental completos, funcionando em três turnos : matutino, vespertino e noturno, além de possuir duas turmas da EJA ( Educação para Jovens e Adultos) no ensino médio e algumas turmas em períodos integrais. Funciona também na escola uma turma para alunos especiais, toda equipada e com professores habilitados para trabalharem com estes alunos. Funciona também nesta escola um Projeto “Escola Viva” que tem feito muito pela comunidade corjesuense. De acordo com a resolução de 02 de fevereiro de 2004, sua organização passou a ser em série nos dois níveis de ensino. Objetivando atender às necessidades do alunado do perímetro rural, anexou algumas turmas ( duas ) de ensino médio da comunidade rural do Mocambo.
   Os alunos se preparam para uma aula de campo de geografia.       
 Apesar de ser uma escola urbana central, o público atendido se estende, além do centro aos bairros periféricos e rurais, tendo portando umas clientelas extremamente homogêneas, compostas, sobretudo de alunos advindos de famílias com baixo rendimento econômico. Em contrapartida há um pequeno número de educandos co  bons acessos aos recursos tecnológicos e científicos.
O número de pais que freqüentam as reuniões e demais atividades promovidas pela escola sã maioria, e os jovens demonstram possuir poucas assistência em relação às atividades extra-classe. Muitos de nossos alunos são criados pelos avós; enquanto seus pais se deslocam para a cidade de Montes Claros ou outra vizinha para conseguir uma renda extra. Aqueles que vivem com  seus pais, tem que trabalhar cedo, co o é o caso dos alunos de ensino médio noturno e EJA, onde a maioria atuam na construção civil ou no comércio local..
A comunidade vê a escola como um grande auxiliar na formação de seus jovens e espera que o tempo dedicado ao estudo possa propiciar melhores oportunidades profissionais e sociais aos seus filhos. A escola, na medida de suas possibilidades, procura sempre proporcionar a melhor formação possível aos seus alunos, procurando conscientizá-los da importância do prosseguimento de seus estudos e do papel de cada um na construção da  comunidade corjesuense.
 
Entrega de medalhas após a corrida rústica, parte das atividades da Escola viva, projeto da E.E.B.Prates.
Com novas perspectivas a E.E. Benício Prates vem proporcionando novos espaços culturais como a Escola Viva que é um grande auxílio nesta construção e interação entre comunidade e escola, surgimento de novas práticas de ensino e convívio social voltadas para a formação da cidadania.
Missão da escola
            Promover uma educação de qualidade capaz de desenvolver habilidades e competências frente às ciências e tecnologias preparando o aluno para o trabalho e exercício da cidadania de maneira participativa numa perspectiva transformadora, garantindo a criatividade, o espírito inventivo, a autonomia, paralelos aos sentimentos de respeito e solidariedade comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e democrática.
Apresentação de dança em homenagem à E.E.B.Prates, organizada pela Prof.Diva de Lourdes.
Nas últimas décadas, o avanço da tecnologia e o crescimento acelerado dos meios de comunicação nos instigam a repensar seriamente como as escolas devem se organizar. O acesso às informações e saberes já não é um problema a ser resolvido exclusivamente pelo ambiente escolar. Mais do que simples transmissão, a escola do século XXI deve se encaminhar para a construção de um saber autônomo, em que o indivíduo se mostre capaz de criticar e organizar o conhecimento que se mostre relevante para si mesmo.
O PRINCÍPIO BÁSICO DE NOSSA ESCOLA É A IGUALDADE DE DIREITOS E OPORTUNIDADES EM CONFORMIDADE COM A CONVIVÊNCIA HARMÔNICA ENTRE AS PESSOAS E O APERFEIÇOAMENTO DOS PROFISSIONAIS.

 
Estrutura da escola
Internet Banda Larga
Biblioteca
Cozinha
Televisão
DVD
Computadores
Impressoras
Quadra de esporte coberta
Água filtrada
Água em rede pública
Sala de diretoria
Sala de professores
Esgoto em rede pública
Energia em rede pública
Coleta de lixo periódica
Sanitário dentro do prédio
Sala para atendimento educacional especializado
Sala de vídeo
Jardim
Horta


D.Glória  caldeira, professora aposentada, dedicou grande parte de sua vida  educando corjesuenses que estudaram na E.E.Benício Prates.Contribuiu na formação de "Grandes Homens"...

Srª Maria Melo, foi professora de História muitos anos na E.E.B.Prates.

 D. Abadia Antunes, prof.aposentada de Ed.Física, até hoje continua prestando belos trabalhos para a comunidade corjesuense, organizando lindas cavalgadas na festa de São Sebastião.

Sr ª Iamina, grande educadora... também ajudou na formação de cidadãos da nossa comunidade.

Algumas fotos da Escola Estadual Benício Prates - 2014