Tectonismo e Vulcanismo.

A formação do espaço natural
Dinâmica interna e externa.


"A terra é um sistema vivo, com sua dinâmica evolutiva própria. Montanhas e oceanos nascem, crescem e desaparecem, num processo dinâmico. Enquanto os vulcões e os processos orogênicos trazem novas rochas à superfície, os materiais são intemperizados e mobilizados pela ação dos ventos, das águas e das geleiras. Os rios mudam seus cursos, e fenômenos climáticos alteram periodicamente as condições de vida e o balanço entre as espécies."
O alunos do 8º ano "A" fazem experiências com miniaturas de vulcões criados por eles durante as aulas práticas de geografia, ministrada pela prof.Selma Galiza.

Os movimentos das placas tectônicas são responsáveis pelos agentes modificadores do relevo originados no interior da terra. A maior parte da atividade tectônica (deformação das rochas pelas forças internas) ocorre nos limites das placas, isto é, no ponto em que elas interagem.
Entre os agentes internos do relevo (formadores e modificadores), podemos citar: o tectonismo, o vulcanismo e os abalos sísmicos (terremotos). Todos eles estão ligados, de alguma forma, ao movimento das placas tectônicas causado pelo calor e pela pressão do interior da terra.
Alunos do 8º ano "A" da E.E.Benício Prates aprendem como um vulcão expele uma grande variedades de materiais:lavas, gases, lama e materiais piroclásticos(fragmentos de vários tamanhos:poeira, cinza fina, cinza grossa, pedras grandes e blocos).

Tectonismo

O tectonismo ou distrofismo compreende todos os movimentos que deslocam e deformam as rochas que constituem a crosta terrestre.
O diastrofismo manifesta-se por movimentos verticais ou epirogênicos (do grego épeiros=continentes) e horizontais ou orogênicos (do grego ôros=montanha).

Vulcanismo
Chamamos de vulcanismo os fatos e fenômenos geográficos relacionados com as atividades vulcânicas, através dos quais o magma do interior da terra chega à superfície. A manifestação típica do vulcanismo é o cone vulcânico e o amontoado de pó, cinzas e lavas formado pelas erupções.
A aluna Káren, juntamente com suas colegas do grupo, explicam para a turma o que é um vulcão e apresenta a demonstração de como um vulcão entra em erupção.8º ano "A",prof.Selma Galiza.