MARAVILHAS DA CIDADE DE CORAÇÃO DE JESUS-MG/BRASIL

O município de Coração de Jesus, que está localizado no norte de Minas Gerais, e guarda  um verdadeiro Sítio Arqueológico, com fósseis de dinossauros com mais de milhões de anos, além de belíssimas grutas com escrituras rupestres muito antigas, muitas galerias formadas por rochas calcárias e segredos escondidos... É uma obra-prima em turismos, onde podemos encontrar uma vegetação complexa, uma mistura de cerrados com caatingas e uma grande quantidade de palmeiras belíssimas que enfeitam sua paisagem. Ótima região para passar uns dias e degustar da culinária local com temperos abaianados e o capricho carinhoso dos mineiros corjesuenses.

Gruta Madame Cassu em Coração de Jesus/MG.
Existem no município de Coração de Jesus, Minas Gerais, uma grande quantidade de grutas belíssimas ainda não exploradas. São grutas antigas de formação calcária e que apresentam desenhos e formas difíceis de serem encontrados em outros lugares. enormes salões e galerias subterrâneas com uma grande presença de estalagmite, como por exemplo a Gruta de "Madame Cassu", a Gruta do "Espigão" e outras.
Faça uma visita você também e será bem-vindo!
Praça Ferreira Leal em 2019
A cidade de Coração de Jesus está ligada à MG-145, ao Km 31, no trecho da 365 Montes Claros-Pirapora, numa distância de 34 Km asfaltados. A rede interna alcança todos os distritos, e quanto às cidades interligadas, as quilometragens são: Montes Claros, 73 Km; Lagoa dos Patos, 63 km; Ibiaí, 78 Km; Belo Horizonte, 500 Km; Brasília de Minas, 54 Km; Pirapora, 174; Claro dos Porções, 100 e Jequitaí, 80 Km.
















Rua das Palhas, década de 1930. Hoje avenida Montes Claros.


Esta rua, hoje a  Avenida Montes Claros, era povoada por casinhas de pau à pique, taipas e cobertas por palhas das palmeiras que tanto haviam nesta cidade. Tinha início no córrego Burití, onde muitas mulheres levavam seus filhos para  banharem-se enquanto as mesmas lavavam as roupas de sua família sempre cantarolando. Era uma "festa", como diziam aqueles que viviam na época. Hoje a rua da Palhas se transformou na Avenida Montes Claros, muito movimentada, com casas modernas e asfalto, onde nada relembra aqueles velhos tempos. Até mesmo o córrego Buriti deixou de correr (secou).
Avenida Montes Claros no ano de 1978
Avenida Montes Claros em 2019
Existem muitas maravilhas no município de Coração de Jesus, Estado de Minas Gerais; a começar pela convivência da população e seu relacionamento com a natureza.
Essa harmonia é única, tornando a cidade um lugar aconchegante para residir, passear e recordar aqueles tempos quando o estilo de vida ainda era prioridade, os dias passavam mais lentos, as pessoas se comunicavam com mais frequência a satisfação de compartilharem sua alegrias, decisões, saúde, ou até mesmo, um simples " Como vai...?"
Praça da Matriz da cidade de Coração de Jesus na década de 1920, hoje Praça. Ferreira Leal.
Coração de Jesus, assim como outros municípios, também está caminhando ao lado da "modernidade", mas sempre em busca de conforto e segurança. São passos lentos, sem deixar para trás sua bagagem com culturas ricas que a acompanham se misturando com os dias de hoje formando um emaranhado de surpresas que só quem vive neste lugar ou faz uma visitinha é capaz de sentir. É como disse o velho ditado: " Quem bebe desta água, jamais se esquecerá, e para cá retornará".
Pça. Ferreira Leal, década de 1980.


Olhando para o rio Canabrava de hoje, é inacreditável lembrar que um dia este rio já moveu turbinas de uma usina hidrelétrica que produzia energia para abastecer a cidade de Coração de Jesus. Após vários córregos que alimentavam este rio secarem, o potencial hídrico do mesmo está tão pouco que mal consegue alimentar os agricultores com suas irrigações. Ainda nos restam o rio Pacuí, com um potencial hídrico razoável e que , em 2018, dividimos esta água com o município de Montes Claros, por solidariedade emergencial até que Montes Claros consiga uma outra fonte, seja do rio São Francisco ou do rio Jequitaí. Enquanto isto, o rio Pacuí vem abastecendo os dois municípios.
Antiga Usina Hidrelétrica de Coração de Jesus e seus responsáveis. Esta foto data de 1º de jundo de 1952, quando o município de Coração de Jesus completou 38 anos de emancipação política.
Lago da Praça da Matriz
Nas décadas de 1960-70, existia neste mesmo lugar um "Lago" onde as crianças brincavam de "parte-queijo", roda e outras brincadeiras que hoje não se encontra mais.

Existia em Coração de Jesus, uma usina hidrelétrica que era movida pelas águas do rio Canabrava.Hoje podemos constatar através de fotos antigas e da presença de ruínas ainda abandonadas às margens do rio. Podemos observar na foto acima algumas pessoas que eram responsáveis pela existência e funcionamento desta usina. Dentre eles o Sr. João Santiago de Galiza, técnico responsável pela manutenção e funcionamento da usina. Hoje é um dos moradores antigos que constitui uma biblioteca viva ao relatar fatos importantíssimos da história do Brasil e deste município. Ele foi um dos convocados para defender o país na 2ª Guerra Mundial, embora não participou por que a guerra terminara quando se preparava para partir.
Dr. Samuel Barreto ( in memoria ), ex-prefeito deste município, pessoa importante na construção desta história e que jamais poderá ser esquecido, Sr. José Preto (in memoria)...


Ruinas da antiga Usina Hidrelétrica de Coração de Jesus recebendo a visita do Sr. João Santiago de Galiza no ano de 2009.

A história verbal se faz indispensável após décadas. 
O Sr. João Galiza sempre se preocupou em relatar e mostrar para filhos e netos como era o município. Costumes, ditados populares, vestuário, educação, lazer...
Com os depoimentos de grandes cidadãos do município de Coração de Jesus, como Sr. Ary Ribeiro, Herculano Rabelo, Srª Maria de Queiroz, Sr. Antônio de Matos que aqui viveram e deixaram suas histórias, o próprio Sr. João Santiago de Galiza, a professora e Cientista Social, Selma Vasconcelos Galiza escreveu uma monografia, "A história Verbal de Coração de Jesus", hoje patrimônio da biblioteca da UIMONTES, registrando importantes passagens desta história. Fatos muito engraçados e curiosos relacionados com o comércio, a medicina, transportes, crenças e ditados populares, os tropeiros, bailes e muito mais
Esta é a famosa "Lagoa Feia" do município de Coração de Jesus-MG.
É a "Feia" mais bela que podemos observar. Existem lendas que relatam o "aparecimento" desta maravilha. É muito interessante a simplicidade com que são relatados os fatos que justificam o aparecimento da Lagoa Feia. Talvez sua localização explique exatamente o por quê de tantas histórias que margeiam este mistério.
O cair da noite ás margens desta lagoa transforma aquele ambiente em um lugar místico e misterioso. Uma melancolia que envolve quem está presente...
A coisa mais bela que podemos experimentar é o mistério. Essa é a fonte de toda a arte e ciências verdadeiras.
Nesta lagoa podemos ter esta experiência.
Venha conferir pessoalmente.
É muito lindo!

CORAÇÃO DE JESUS, em
( 07/10/2010)

No município de Coração de Jesus existem várias atrações turísticas, embora a cidade ainda não possui pessoas ou organizações que possam explorar este ramo.
Os pontos turísticos são frequentados por famílias, excursões em grupos de estudantes ou amigos, até mesmo historiadores e geógrafos que interessam em concluir alguns estudos/pesquisas nestas localidades.

É muito pequeno o lucro obtido pelo turismo em Coração de Jesus, apesar dos belos pontos que podemos encontrar neste município, além de festas tradicionais que estão incluídas no turismo como a Vaquejada Nacional que atrai turistas de várias localidades do Brasil.




O Sr. Ferreira Leal foi o doador de grande parte das terras que hoje forma o município de Coração de JESUS.
Na matéria ¨"Características gerais do município de Coração de Jesus" postei
sobre Ferreira Leal e sua importância.
Visite esta página neste mesmo blog.
Selma Galiza no rio Canabrava em Coração de Jesus no ano de 1982

Abraços. Obrigada por participar conosco!
Coração de Jesus/MG
Foto.Bezete