"Nova Era" - Coração de Jesus-Mg/Brasil.

Dinossauro em Coração de Jesus/Mg

SER é também PERTENCER – a algum lugar, a alguma fé ou a um grupo, seja família, amigos ou povo.
Carnaval 2014 na Avenida Montes Claros, cidade de Coração de Jesus/Mg
Daí ser a cultura um forte agente de identificação pessoal e social, um modelo de comportamento que integra segmentos sociais e gerações, uma terapia efetiva que desperta os recursos internos do indivíduo e fomenta sua interação com o grupo e um fator essencial na promoção da saúde, na medida em que o indivíduo se realiza como pessoa e expande suas potencialidades.
Corafolia 2014 em Coração de Jesus/Mg
A cidade de Coração de Jesus está despertando uma "Nova Era", época em que valores antes adormecidos retornam à ativa inserindo-se nos padrões culturais que afloram pelo Brasil. A valorização da nossa cultura, belos carnavais e inserção no mundo do turismo com a divulgação de nossos achados que atraem turistas e enfeitam nossa cidade.
Os povos evoluem através de mudanças significativas em sua cultura e as mudanças acontecem rapidamente quando o clima político é de liberdade; caso contrário demora apenas mais um pouquinho, o tempo de o pensamento, que é livre, romper os grilhões da intolerância.
Dinossauros em C.de Jesus, uma verdadeira obra de arte inaugurada em fevereiro de 2014. Parabéns aos idealizadores e artista.
Grandes são os motivos que temos em divulgar e mostrar para nosso povo e visitantes as belezas naturais existentes em nossa terra. Coração de Jesus hoje pode ser conhecida como um verdadeiro Vale dos Dinossauros, não por vivermos em um  período Jurássico, mas por termos estado lá, podendo  comprovar, conforme pesquisas e achados arqueológicos.
A identidade alicerça-se em capacidades e em valores, no que somos capazes de compreender do mundo e no significado que damos às nossas vidas. 

“Aqueles que realmente conhecem a arte sabem que a arte pode falar bem com sua própria linguagem, e que falar a respeito de arte usando palavras é inútil”.

"A moral da arte reside na sua própria beleza “.

Está lindo! Vamos preservá-lo.
O fazer e o admirar a arte, utilizando-a como fator de integração social e formador de identidade,   é comportamento transmitido de pai para filho, e começa no berço, ao som das primeiras cantigas de ninar e das primeiras histórias de fadas. Vamos valorizar o que é nosso, apreciar o belo, divulgar as maravilhas e mostrar para o mundo que somos parte dele e temos consciência disto. Nossos filhos merecem, Coração de Jesus agradece.
A criança, ao aprender algo com os pais, os avós ou outro idoso, adquire respeito pela sabedoria adquirida, admira o outro, valoriza a tradição e deseja para si esta sabedoria enriquecida pelos anos. O ancião, por sua vez, ao ensinar, renova seu conhecimento, ao percebê-lo através dos olhos infantis; revive as boas lembranças, consolida sua autoestima. No contato entre velhos e jovens verifica-se um enriquecimento mútuo: os velhos melhoram a atenção, a memória, a saúde e o humor; os jovens ganham em paciência e em humildade. Através da cultura, o conflito pode transformar-se em parceria, a tolerância dar lugar à integração dos novos passos no mesmo caminho antigo.
Como todos os anos, o carnaval clássico também é uma atração em Coração de Jesus/Mg. As marchinhas marcam uma época, na rua Cel.Francisco Ribeiro.
Uma cumplicidade estabelece-se entre pessoas de todas as idades e de todos os extratos sociais frente a uma manifestação cultural. Por meio de um elo invisível, já não se trata mais de ser rico ou pobre, branco, negro ou mestiço, rural ou urbano – trata-se de SER brasileiro, e neste termo “ Ser Corjesuense”, amar o que é nosso.
A solução cultural é a melhor arma de que dispomos para combater os graves problemas socioeconômicos de nosso país e de nossa cidade, “linda Coração de Jesus” , pois a cultura interfere na autoestima de maneira surpreendente, atribuindo valor, identidade, disciplina e motivação para mudar. A cultura proporciona prazer em SER, FAZER e PERTENCER, sendo este o prazer sadio do bem viver, força capaz de contrapor-se ao medonho prazer das drogas e da tendência autodestruição para que se dirigem os excluídos sociais.
Carnaval na Avenida Montes Claros em Coração de Jesus/Mg
Pelo exposto acima, concluímos que a cultura, em todos os seus aspectos, artísticos ou outros, tanto de criação, quanto de admiração e divulgação, tem como resultado fortalecer a identidade pessoal e social do indivíduo, bem como de integrá-lo em sua família e em sua comunidade, fornecendo-lhe, através do bem estar mental e social, condições de bem estar no mundo, ou seja, de saúde.
 
Sem comentários, simplesmente lindos!!!
Sabemos que o desenvolvimento de um país está atrelado à educação de sua população. Quanto mais desfavorecida culturalmente essa sociedade for perante a realidade mundial, mais alienante esse país será e menos oportunidades de crescimento e desenvolvimento serão possíveis.
Nesse aspecto, o turismo tende a ser também parte da educação de um povo, que deve saber dos seus direitos às férias e ao lazer, bem como compreender a importância da realização de uma festa como o carnaval, a vaquejada, homenagem a São Sebastião, etc, para que não seja meramente contemplativa ou um descanso do trabalho, mas, sobretudo, uma ferramenta
para o enriquecimento pessoal. 
A Gruta Madame Cassu em Coração de Jesus/Mg além de muitas outras existentes é uma atração turística do município.
 O turismo social em Coração de Jesus está sendo tratado de forma diferenciada pelas instituições envolvidas  e pelos responsáveis em promover estes eventos e artes, seja ligados ou não à municipalidade.
Estamos crescendo, basta olharmos ao nosso redor, observarmos outras comunidades e fazer uma comparação.Amar nosso lugar é amar a si próprio.
Somos aquilo que publicamos e divulgamos. (Prof.Selma Galiza)