A África do Sul no Continente africano e no mundo.

A África é o terceiro continente mais extenso (atrás da Ásia e das Américas) com cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados, cobrindo 20,3 % da área total da terra firme do planeta. É o segundo continente mais populoso da Terra (atrás da Ásia) com cerca de 900 milhões de pessoas, representando cerca de um sétimo da população do mundo, e 53 países independentes; apesar de existirem colônias pertencentes a outros países fora desse continente, principalmente ilhas, por exemplo Madeira, pertencente a Portugal, Ilha de Ascensão pertencente ao Reino Unido entre outras.

Apresenta grande diversidade étnica, cultural e política. Nesse continente são visíveis as condições de pobreza, sendo o continente africano o mais pobre de todos; dos trinta países mais pobres do mundo (com mais problemas de subnutrição, analfabetismo, baixa expectativa de vida, etc.), pelo menos 21 são africanos.[1] Apesar disso existem alguns poucos países com um padrão de vida razoável (comparável no máximo ao Brasil ou Bulgária), assim não existe nenhum país realmente desenvolvido na África.[2] O subdesenvolvimento, os conflitos entre povos e as enormes desigualdades sociais internas, são o resultado das grandes modificações introduzidas pelos colonizadores europeus.[carece de fontes?]

A África costuma ser regionalizada de duas formas, a primeira forma, que valoriza a localização dos países e os dividem em cinco grupos, que são a África setentrional ou do Norte, a África Ocidental, a África central, a África Oriental e a África meridional. A segunda regionalização desse continente, que vem sendo muito utilizada, usa critérios étnicos e culturais (religião e etnias predominantes em cada região), é dividida em dois grandes grupos, a África Branca ou setentrional formado pelos oito países da África do norte, mais a Mauritânia e o Saara Ocidental, e a África Negra ou subsaariana formada pelos outros 44 países do continente.

Cinco dos países de África foram colónias portuguesas e usam o português como língua oficial: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe; em Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe são ainda falados crioulos de base.

Situação atual da República da África do Sul

A áfrica do Sul é atualmente, um dos poucos países da África que não se encontra entre conflitos tribais como é o caso de Ruanda e Etiópia. Porém este país é assolado por uma grande pobreza e grande miséria que nele se instalou.

A África do Sul está localizada no extremo sul do continente africano, com uma área igual a 472.359 milhas ou 1.219.090 km². A população sul-africana corresponde aproximadamente (segundo o último censo realizado em 2001) a 44,8 milhões de habitantes e devido a sua grande diversidade étnica, a África do Sul é conhecida como a “nação arco-íris”, sendo esta composta por:
Brancos (comunidade européia formada principalmente por ingleses e holandeses):

5,4 milhões ou 12% da população;

·Mestiços: 3,8 milhões ou 8,5% da população;

·Asiáticos (chineses, indianos): 1,2 milhões ou 2,5% da população;

·Negros (grupos étnicos: Zulu, Satho, Tswana, Xhosa, Tsonga, Swai, Venda, Nodele): 34,4 milhões ou 77% da população;

Atualmente o mapa político da África do Sul está dividido em nove províncias, as quais possuem suas próprias legislaturas, primeiros-ministros e ministros próprios, as províncias são: Eastern Cape (Cabo Leste), Free State (Estado Livre), Gauteng, Kwazulu-Natal, Limpopo, Mpumalanga, Northern Cape (Cabo Norte), North West (Noroeste) e Western Cape (Cabo Oeste). A África do Sul possui três capitais representadas pelos poderes Legislativo (Cidade do Cabo), Executivo (Pretória) e Judiciário (Bloemfontein), este sistema de distribuição dos três poderes em diferentes capitais é decorrente de uma lei criada em 1992 quando ainda se discutia como seria o futuro da democracia no país após o fim do Apharteid.

O poder legislativo no país é representado pelo parlamento, composto pela Assembléia Nacional formada por 400 membros - onde 200 candidatos são eleitos pelo voto nacional e outros 200 são eleitos pelo voto provincial - e pelo Conselho Nacional das Províncias que tem por objetivo satisfazer os desejos das províncias - este órgão é composto por 90 membros, sendo 54 deles membros permanentes.

A África do Sul é o maior participante comercial dentre os países do continente africano, pois está localizado em um ponto estratégico no continente, o país está exatamente na passagem que liga o oceano Atlântico ao Índico que permite a realização de comércio marítimo entre o ocidente e o oriente. Sua exportação está voltada para a área agrícola (representando 6,1% de todo o seu PIB), principalmente para a produção de milho, açúcar frutas e vegetais, porém ela se baseia em um sistema periódico que faz com que a quantidade da sua produção varie periodicamente devido ao período das secas existentes na África todo o ano.

A maior parte das importações concentra-se na compra de produtos têxteis, peças de carros e máquinas para o plantio de seus alimentos, porém o país ainda convive com o problema da fome, pelo fato de as políticas governamentais darem mais ênfase à exportação do que a necessidade de suprir o mercado interno, o que conseqüentemente acarreta uma má distribuição de alimentos a população, gerando desta forma a fome no país. O país possui 4 regiões portuárias: Cabo de boa esperança (Cidade do Cabo), Porto Elizabeth, Leste de Londres e o porto de Durban.

O mais alto dos animais, a girafa atinge normalmente 5,5 m de altura. É nativa da África e vive em bandos, principalmente nas savanas. Existem nove sub-espécies que podem ser encontradas desde o Chade até a África do Sul.A África é bem conhecida pela sua vida selvagem nas savanas e florestas equatoriais. Existem cerca de 45 espécies de primatas, incluindo os chimpanzés e gorilas. São mais de 60 espécies de predadores carnívoros como os leões, chitas, leopardos, hienas, cães selvagens, raposas, chacais e outros. Esses animais são vitais para a manutenção do equilíbrio ecológico das áreas em que habitam. Muitas espécies de herbívoros, aves, peixes, répteis e vários outros animais compõem o rico ecossistema africano.

Vale ressaltar que a África do Sul retém a maior reserva de minerais do planeta (88% do grupo de metais da platina, 83% de manganês, 72% de cromo, 45% de vanádio, 40% de ouro, 25% de diamantes) e investe maciçamente em sua extração, tanto é que a mineração consiste em um terço do seu PIB atualmente. O turismo na África do Sul também é extremamente importante para o país, acredita-se que ele possivelmente venha a se tornar um dos principais contribuídores para o aumento do PIB sul-africano nos próximos anos.

Quanto às áreas de crescimento no país, destaca-se a produção de softwares que gera aproximadamente U$ 500 milhões por ano e estima–se que haja um crescimento anual de 16% desse valor a cada ano e destaca-se também a assistência médica que contribui com U$250 milhões para o PIB sul-africano, a estimativa é de que este setor cresça 5% a cada ano.

Segundo os dados publicados pela ONU (Organização das Nações Unidas) no ano 2000, o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da África do Sul é de 0,695. A moeda que se utiliza no país atualmente é o Rand que equivale á aproximadamente U$0,15, ou que um dólar equivale a uma média de 6,48 rands.

Hoje, a África do Sul Comemora dez anos de liberdade de um regime racista e democraticamente aberto ao homem branco, que excluía o negro da sociedade (mesmo que este representasse a maioria da população sul-

-africana) a Apartheid. O regime teve fim em 1990, mas levou mais quatro anos para que se realizasse uma eleição democraticamente aberta há todo o povo sul-africano. Nelson Mandela foi o primeiro homem negro a assumir o cargo presidencial tanto na África do Sul quanto no continente africano. Junto á ele estavam os seus ministros F.W. de Klerks e Thabo Mbeki, que é o atual presidente da República da África do Sul.


Thabo Mbeki

Atual presidente da República da África do Sul

Primeiro presidente negro de toda a história da humanidade,

Nelson Mandela