BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA

 Fáusio Silva com o Grupo GALIZA (Carlos, Kesley e Silmar)

Conquistou o 2º lugar geral e 1º lugar em grupos na Corrida Bicho do Mato em Montes Claros/Mg.

Aconteceu dia 25/01/2015 no Parque Sapucaia em Montes Claros/Mg a 1ª Corrida de Orientação Bicho do Mato, organizada por Fáusio Silva. Mais uma demonstração de que o esporte em nossa região continua sendo privilegiado, aumentando assim a oportunidade de participação da população e ótima alternativa de sair do sedentarismo e optar por uma vida mais saudável. Foi importante a  experimentação das técnicas com regras adaptadas em atividades individuais e em pequenos grupos tornando-se mais interessante do que a sua mera execução descontextualizada.
 
Academia ao ar livre em Salinas. 
Sair do sedentarismo é o que importa. 
  As evidências estão aumentando e são mais convincentes que nunca! Pessoas de todas as idades, que estão de um modo geral inativas fisicamente, podem melhorar sua saúde e bem-estar ao praticar atividade física moderada regularmente. Atividade física regular reduz substancialmente o risco de morrer de doença arterial coronariana e diminui o risco de infarto, câncer, diabetes e pressão alta. Uma boa alternativa é participar de eventos esportivos, caminhada,  corrida, concursos de danças, enduros e muitas outras atividades que são promovidas por entidades interessadas.
Outra oportunidade é ingressar-se em uma academia ou frequentar aquelas que existem ao “ar livre”, embora não seja o único lugar de se fazer ginástica que vai além da musculação ou do exercício localizado. Andar a pé, correr, subir e descer também são atividades possíveis de ser realizadas ao ar livre.


Equipes que concluíram as provas em menor tempo.
"A prática regular de atividade física sempre esteve ligada à imagem de pessoas saudáveis. Antigamente, existiam duas ideias que tentavam explicar a associação entre o exercício e a saúde: a primeira defendia que alguns indivíduos apresentavam uma predisposição genética a prática de exercício físico, já que possuíam boa saúde, vigor físico e disposição mental; a outra proposta dizia que a atividade física, na verdade, representava um estímulo ambiental responsável pela ausência de doenças, saúde mental e boa aptidão física. Hoje em dia sabe-se que os dois conceitos são importantes e se relacionam."
No Brasil, o sedentarismo é um problema que vem assumindo grande importância. As pesquisas mostram que a população atual gasta bem menos calorias por dia, do que gastava há 100 anos, o que explica porque o sedentarismo afetaria aproximadamente 70% da população brasileira, mais do que a obesidade, a hipertensão, o tabagismo, o diabetes e o colesterol alto. O estilo de vida atual pode ser responsabilizado por 54% do risco de morte por infarto e por 50% do risco de morte por derrame cerebral, as principais causas de morte em nosso país. Assim, vemos como a atividade física é assunto de saúde pública.
A família desempenha um papel crítico na formação do adolecente para a atividade física, pois as primeiras oportunidades e motivações para que alguém se torne fisicamente ativo começam em casa. O nível de atividade física dos pais relaciona-se positivamente com a atividade dos filhos na fase pré-escolar e na adolescência. A ajuda e o incentivo dos pais, quer na organização de atividades ou facilitando o transporte dos filhos e o acesso dos mesmos às atividades escolhidas, também apresentam relação positiva com a atividade física dos jovens.

FAMÍLIA GALIZA

Silmar (advogado), Sabrina (Universitária), Maria (Pedagoga), Carlos (Prof.Educação Física), Selma (Socióloga e prof.Geografia), Kesley (Estudante).

RECOMENDAÇÕES PARA AS FAMÍLIAS
  • Encorajar as crianças e os adolescentes para a prática regular de atividade física, ajudando-os a engajar-se em atividades prazerosas, na escola ou na comunidade;
  • Planejar e participar de atividades familiares que envolvam atividade física, em festas familiares, passeios ou viagens de férias, por exemplo;
  • Ser modelo de um estilo de vida ativo, oferecendo aos filhos oportunidades de aumentar continuamente a atividade física;
  • Estabelecer limites de tempo para as atividades que não exigem dispêndio energético. Por exemplo, limitar a assistência a TV e ao computador ao, no máximo, duas horas diárias;
  • Reivindicar a criação de programas de atividade física de qualidade na escola e na comunidade;
  • Participar da escolha de locais para a realização de atividade física que possuam as condições físicas, climáticas, de segurança e de equipamentos necessárias.