Releitura de obras de arte com fotografia




















Só de falar em fotografia, logo imaginamos as imagens que tiramos em todos os instantes para mostrar aos nossos amigos, publicar nas redes sociais ou em qualquer outra oportunidade que temos.
Pois saibam que a fotografia não serve apenas para registrar um momento bacana e depois compartilhar com a galera. Ela também é um importante segmento artístico.
Para falar sobre o surgimento da fotografia e todas as possibilidades artísticas que ela oferece, a professora Diva de Lourdes, E.E. Benício Prates em Coração de Jesus/Mg, propôs um trabalho muito divertido para os alunos do Ensino Médio desta escola...
Durante as aulas, a turma fez uma pesquisa histórica de obras literárias famosas e usaram a máquina fotográfica para fazer uma releitura de uma destas obras de artes.
A escolha da obra ficou livre para cada grupo. Eles interpretaram e recriaram a obra, com o auxílio de roupas e acessórios, fotografaram essa releitura.
                                                                       














A atividade foi ótima para exercitar o olhar, pois reler uma obra é totalmente diferente de apenas reproduzi-la. É preciso interpretar o que se vê e exercitar a criatividade.
Há uma série de artistas que fizeram releituras de obras importantes, inclusive com o auxílio da fotografia. Um deles é o fotógrafo italiano Marco Pece, que usou peças de Lego para reconstruir quadros como “O Grito”, de Edvard Munch.

Releituras de obras de arte, em sua maioria,  rendem resultados bem criativos, e às vezes engraçados.

Só não podemos confundir a releitura com um plágio. As releituras nada mais são do que uma outra versão em linguagem diferente. E plágio é basicamente assinar e se apropriar de alguma obra intelectual, ou parte dela, criada por outra pessoa, e não colocar os créditos devidos.

Adaptar um livro para o cinema, fazer uma imagem a partir de um poema, descrever uma paisagem. Várias formas de releitura, várias imagens de uma só ideia. Contar algo com uma nova linguagem é sempre um desafio e, apesar  trazer algo conhecido, sempre surpreende.
Os participantes, por sua vez, abusaram da criatividade - alguns brilharam pelo realismo dos detalhes, outros conquistaram pela originalidade.



 

“O trabalho cumpriu o objetivo de estimular os alunos e também despertar o interesse artístico da comunidade escolar. Valorizar a cultura também é um dos nossos compromissos, já que as escolas estaduais focam na formação integral dos estudantes”.

Outros trabalhos...