Turismo pelo Brasil

A atividade turística é normalmente relacionada com lazer e conhecimento. Nada mais justo, afinal, as duas práticas são objetivos centrais de quem recebe um visitante. Entretanto, além disso, o turismo também é um pacote de serviços amplo, que movimenta os destinos e trazem à tona seus valores culturais, políticos, econômicos e sociais.

Seja com uma mochila nas costas e um mapa na mão ou com todos os serviços à disposição, o intuito da atividade, e de quem recebe, é sempre promover o bem-estar e a satisfação do visitante. Em contrapartida, movimenta as atividades locais, registra momentos e histórias, gera renda e espalha cultura.
Para instituir um marco da atividade e destacar a sua importância, o dia 27 de setembro é comemorado como o Dia Mundial do Turismo. A escolha foi feita durante uma conferência da Organização Mundial do Turismo (OMT), em 1980. A decisão se deu em homenagem à implantação do Estatuto da entidade, adotado desde 1970, um marco na história do turismo mundial.

O objetivo foi transformar a data em um dia capaz de conscientizar a sociedade da amplitude da atividade e dos impactos,  além de observar a importância na resolução dos problemas relacionados à igualdade social.
Visando alcançar essas metas, o Brasil conta com ferramentas e serviços para acolher bem os visitantes e fazer com que saiam satisfeitos. Abaixo, alguns exemplos podem ser conferidos:

Centros de Atendimento
O turista brasileiro conta com o auxílio dos Centros de Atendimento aos Turistas (CATs) para tirar dúvidas e saber onde estão as melhores opções de lazer, programas culturais e pontos turísticos da região.
Atualmente, o País tem 96 CATs com atendimento de turistas em até oito idiomas. Além disso, os visitantes também podem encontrar mapas para se orientar durante os passeios. A intenção é fazer com que o turista brasileiro e estrangeiro se sinta acolhidos durante a permanência no destino.

Nesta época do ano, o Nordeste sai na frente e recebe a maioria dos turistas, afinal, sol e praia formam a combinação ideal para relaxar e curtir a folga. Se este for o seu rumo, saiba que terá assistência nas principais capitais da região. Os CATs estão localizados em aeroportos, Secretarias de Turismo, rodoviárias e principais pontos turísticos.

Em Recife, por exemplo, é possível encontrar CAT na Praça do Carmo, no Mercado São José, na Praça Boa Viagem e na Central de Artesanato. Em Salvador, você vai encontrá-lo também no Pelourinho. Aproveite a próxima viagem para conhecer um pouco mais sobre o destino!

Dicas
Escolher o destino, planejar o roteiro, pesquisar (muito) e, finalmente, comprar um pacote, produto ou serviço de turismo. Cada vez mais, os brasileiros fazem tudo isso na frente do computador: de acordo com o último Estudo da Demanda Doméstica, 94% dos turistas do País organizam a principal viagem doméstica do ano por conta própria. Nesse percentual, estão incluídas as pessoas que efetivaram compras on-line.

Para evitar problemas com quebra de contrato, restrições de ofertas, bagagem inadequada e outros imprevistos, o Ministério do Turismo faz uma série de recomendações aos consumidores de turismo no Brasil. O portal Viaje Legal dá acesso a um guia prático para quem quer preparar a viagem e apresenta dicas para a hora do embarque ou mesmo aos que precisam reclamar os seus direitos. O primeiro passo para garantir férias tranquilas é escolher prestadores de serviços cadastrados no Cadastur, do Ministério do Turismo.

Orientações sobre acessibilidade

Uma página especial do Ministério do Turismo reúne levantamentos sobre ações bem sucedidas em acessibilidade, normas para a adequação da rede hoteleira, orientações de viagem para turistas com algum tipo de deficiência, entre outros documentos.