MUNICÍPIO DE CORAÇÃO DE JESUS/MG


O Município de Coração de Jesus/Minas Gerais/Brasil
Suas grutas, achados pré-históricos e lagoas são procurados por visitantes e pesquisadores do mundo inteiro, com destaque para o Tapuiassauro (fósseis de um dinossauro que viveu na região milhares de anos atrás) e a Lagoa Feia, onde não existe nenhuma espécie de vida. Outro lugar também atraente é a Santa Pedra ( atualmente pertencente ao município de São João do Pacuí/MG, emancipado recentemente) uma silhueta de pedra negra, imagem encontrada numa barroca, perto do Córrego do Sumidouro, próximo a sede. A extração de madeira para transformação em carvão vegetal é fonte de recursos para a economia, que se baseia, principalmente, na pecuária, agricultura e extração de frutos do cerrado.
 Durante o século XVIII, as incursões dos sertanistas paulistas que fugiam das margens pantanosas do rio São Francisco fundam o povoado que deu origem ao município de Coração de Jesus. Em 1774, Francisco Ferreira Leal doa ao patrimônio do Arraial Sagrado Coração de Jesus as terras que constituem  hoje quase todo o território da cidade. Em 1792, foi construída a ermida do Sagrado Coração de Jesus.

O arraial é elevado a distrito em 1832 e, sete anos mais tarde, passa a chamar-se Coração de Bom Jesus. Teve o nome mudado para Inconfidência e, em 1928, é denominado definitivamente Coração de Jesus. A região é rica em grutas, destacando-se a do Espigão, onde foi encontrado um esqueleto de aproximadamente dez mil anos, e a do Sumitumba, ao lado da qual foi descoberto um cemitério indígena.
Atualmente o município de Coração de Jesus foi reconhecido como Sítio Arqueológico, um patrimônio mundial.