CORRIDA RÚSTICA DE CORAÇÃO DE JESUS/MG


“Não use drogas, diga sim à vida”

O frio meio que se foi, o sol apareceu e a 4ª CORRIDA Rústica 2011 aconteceu. Como nas edições anteriores, participação maciça de jovens corredores e alguns familiares, além de alunos e professores, promoveram uma bonita, saudável e interessante festa na quadra da E.E.Benício Prates, organizada pelo Prof. Piu da Capoeira, hoje ( 20 de novembro de 2011).

Jovens atletas e amadores de Coração de Jesus e de outros municípios do norte de Minas Gerais participam da 4ª Corrida Rústica de Corção de Jesus/Mg que tem como vencedores todos os participantes que, de uma forma ou de outra, conquistaram o prêmio da saúde, mas quem completou o percurso em 1º Lugar foi JULIANO da cidade de Januária/MG.

O presente evento consiste em uma corrida de rua, com percurso de 5 a 10km e tem como intenção, além de reunir as pessoas para a confraternização e incentivar a prática de esportes, substituir a cultura da violência por uma cultura de paz aliada a uma vida sem drogas, promovendo espaços de reflexão e formação de ações voltadas para a temática da cultura da paz e da prevenção ao consumo de drogas.

Concordam todos que a Prevenção é um dos fatores fundamentais para uma qualidade de vida positiva. Como exemplo, pode-se citar a máxima popular: “é melhor prevenir, do que remediar”. Contudo, apesar do total entendimento e concordância, essa questão na maioria das vezes fica somente na retórica, na teoria e pouco se aplica na prática.

Das meninas a jovem ROSÂNGELA da cidade de Januária/MG foi quem chegou no 1º Lugar.Todas as participantes estão de parabéns pelo desempenho na corrida.

A E.E.Benício Prates está conseguindo aplicar em sua totalidade com teorias em salas de aulas e práticas nas ruas e quadra da escola, bem como na vida dos nossos alunos e comunidade escolar que tem uma boa receptividade a estes eventos que acontecem em consonância a outros realizados também durante o ano escolar, dentro da escola, e parceria com outros órgãos da sociedade.

É inquestionável a existência de iniciativas importantes no âmbito da prevenção desenvolvidas nos mais variados setores do governo, nas universidades, escolas e sociedade em geral. Entretanto, constata-se ainda um vazio de ações, projetos e programas que tratem a questão da prevenção de modo integrado.

O projeto “Escola Viva”, alguns anos aplicado em Coração de Jesus na E.E.Benício Prates, apoio e iniciativa do diretor Roberto Ramos Nobre, vem envolvendo a comunidade escolar da instituição em atividades educativas como palestras ( organizadas pelos professores da escola), danças e apresentações culturais(acontecem durante o ano letivo), com o objetivo de “conscientizar e educar alunos, pais e sociedade, sobre a importância do não uso das drogas de uma maneira mais recreativa” como resgate de jovens e crianças a beira da marginalidade e a prática saudável de esportes.

“Nos campos da prevenção e promoção da Saúde, evidenciam-se mundialmente as múltiplas potencialidades da Atividade Física”. O esporte, a ginástica, a dança, as artes marciais, a capoeira, as lutas, a musculação, apresentam-se como práticas economicamente viáveis para promoção da saúde e da inclusão social, revelando-se ícones da prevenção integrada e holística. A ocupação do tempo livre com atividades físicas e esportivas é um meio consagrado para diminuição da incidência de consumo de drogas e da violência entre os jovens.

O atletas passam pela rua Francisco Antunes Ferreira, B.Sagrada Família para completar o percurso da 4ª Corrida Rústica de Coração de Jesus/MG.

A atividade física sistematizada e o Esporte quando conduzidos e orientados de forma adequada, formativa, educativa, qualificada e ética, ou seja, por Profissional de Educação Física habilitada, por representarem atividades lúdicas e livres que, como atividades socializaram por si só, atraem as pessoas, são considerados por todos os diferentes segmentos de profissionais da área da Saúde como excelentes meios minimizadores e facilitadores na busca de saídas e soluções para os problemas que vêm recrudescendo de forma progressiva na sociedade atual”. (CARTA BRASILEIRA DE PREVENÇÃO INTEGRADA NA ÁREA DA SAÚDE)

Em Montes Claros/MG também aconteceu a Corrida pela Saúde no dia do Combate ao Diabetes.