BIOGRAFIA DE JOÃO SANTIAGO DE GALIZA


Biografia
João Santiago de Galiza
Nascido aos 06 de agosto de 1922, filho de Joana Josefa de Carvalho e Cassimiro Santiago de Galiza, o Sr. João Galiza, como era popularmente conhecido no município de Coração de Jesus/Mg participou e ajudou a escrever a história deste pequeno território localizado no norte de Minas Gerais/Brasil. Teve origem em uma família humilde que vivia no Mocambo e ainda criança veio a residir na cidade de C.Jesus, onde assistiu o nascimento de várias instituições. Estudou na E.E.Cel Francisco Ribeiro, na época funcionava na Rua de São Pedro em uma pequena casinha na qual os alunos monitorado pela professora Escolástica usavam um “tabuleiro”, uma pequena tábua para escrever feita de madeira, usando um instrumento pontiagudo ou carvão vegetal, a pessoa podia escrever sobre essa superfície. Depois, podia-se apagar a escrita, reutilizando-se então a superfície alisada. 
Atuou em várias profissões. 
Como pedreiro construiu casas que hoje representam a velha história de C.Jesus, foi aluno de Olegário Pereira de Vasconcelos no ofício desta profissão, assistiu a demolição da torre e da antiga Igreja Velha a pedido do Pe.Colatino Mesquita. 
Como eletricista e bombeiro monitorava a antiga Usina Hidrelétrica de Coração de Jesus que era movida pelas águas do rio Canabrava, quando ainda caudaloso, na administração de Dr. Samuel Barreto, eletrificou várias residências da área urbana e rural.
Presenciou o contexto da segunda Guerra Mundial na qual foi convocado para participar como civil recrutado, na época com seus 20 a 23 anos de idade, não chegando a comparecer devido ao término desta.
Casou-se aos 37 anos com Terezinha Vasconcelos Veloso, na qual teve 10 filhos, família numerosa como era costume na época.
Faleceu aos 14 de março de 2017, deixando um legado de histórias que retratam a realidade de Coração de Jesus.