VIVA A POESIA VIVA!!!

Com o avanço tecnológico e a diminuição da distância e do espaço geográfico, o ser humano se tornou cada dia mais egoísta, fechado em seu mundo e usando como meio de comunicação os recursos tecnológicos que o cercam. Com esse "fechamento", o uso da criatividade, o senso critico a sensibilidade e outros valores estão se distanciando da convivência humana. É necessário criar meios para evitar que esses valores tão importantes ao homem, entre em total e completo esquecimento.
A experiência pedagógica desenvolvida, com os alunos do 7 ano "B" do Ensino Fundamental, E.E.Benício Prates, município de Coração de Jesus/Mg, "Viva a poesia Viva", durante um grêmio literário organizado e dirigido pela prof.de Português, Clarisméia Vieira Rabelo foi uma grande demonstração de como ainda é possível resgatar princípios desprezados e às vezes esquecidos.
Com o objetivo de possibilitar às crianças o conhecimento de textos poéticos, levando-as à motivação e interesse para ouvir, ler e escrever poesias, bem como, praticar ações leitoras com outros tipos de textos, atingindo também aqueles alunos que não estavam motivados para a leitura e a escrita. Tais experiências abrem caminhos para mais reflexões sobre o uso da poesia na escola. Assim, a necessidade de amenizar os problemas de aprendizagem dos alunos nessa escola, viabiliza a implementação de ações positivas como estas, que desencadearam resultados significativos na vida dos alunos e dos professores, podendo até mesmo chegar a toda comunidade escolar.A falta de motivação dos alunos para aprender os conteúdos escolares, tendo entre muitas, as seguintes causas: pais pouco esclarecidos e em sua maioria não alfabetizados na escola formal e a situação sócio-econômica desfavorável de grande parte dos moradores de nossa comunidade, desencadeia como conseqüência, crianças com pouca e às vezes nenhum contado com o sistema de escrita em casa. Dessa forma, essa realidade, somada a outras situações desafiadoras, só agravam mais o problema da desmotivação dos referidos alunos em relação aos estudos. E a escola entra como cooprodutora de talentos, assumindo este papel de extrema responsabilidade juntamente com os educadores que acompanham esta realidade. Através destes eventos, grêmios literários, os alunos tem a chance de participarem e demonstrarem o que sabem e o que podem aprender, uma vez que todos são capazes.Tendo em vistas que a poesia também faz parte da vida de todos nós, não podemos deixar de lado os nossos alunos aos quais, buscamos resgatar neles, o valor da harmonia, do amor e da cultura imbuídos na poesia, dando sentido a este mundo "frio" em que vivemos, aproximando mais as pessoas e com certeza melhorando a disciplina na escola.

São duas flores unidas
São duas rosas nascidas
Talvez do mesmo arrebol,
Vivendo,no mesmo galho,
Da mesma gota de orvalho,
Do mesmo raio de sol.
Unidas, bem como as penas
das duas asas pequenas
De um passarinho do céu...
Como um casal de rolinhas,
Como a tribo de andorinhas
Da tarde no frouxo véu.

(As duas flores, Castro Alves)

ENCONTRO DE MISSÕES DA ASSEMBLEIA DE DEUS

Comissão de frente


ENCONTRO DE MISSÕES DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM CORAÇÃO DE JESUS/MG

No dia 02 de outubro de 2011, aconteceu na cidade de Coração de Jesus, o Encontro de Missões da Assembléia de Deus.

Os jovens, juntamente com Pastores da Igreja Assembléia de Deus, apresentaram um lindo desfile demonstrando a importância e a necessidade da presença de DEUS na comunidade.

Coração de Jesus vem presenciando ultimamente, uma distância da juventude a eventos que os aproximem de uma vida plena, saudável, longe das drogas e prostituições.

Colocar seus sonhos e seus projetos nas mãos de Deus é o que se faz necessário e urgência.

A unção de Deus se manifesta nestes eventos que possuem um grande poder de transformar uma sociedade.

Ainda é possível sonhar e construir uma sociedade diferente, fundada em novos valores onde a vida não seja tão banalizada, onde as crianças possam crescer, desenvolver suas potencialidades e preparar-se para um futuro melhor se receberem apoio das famílias e de políticas públicas.

Participação das crianças da Igreja Assembleia de Deus.

E nossos jovens, perdidos neste cenário de hoje, estão imersos em um caldo de cultura que valoriza a conquista do sucesso a qualquer custo.

Em uma sociedade caracterizada pela vulgarização da violência, coexistem fatores que influenciam rapazes e moças a cometer, sofrer ou testemunhar atos de violência física ou moral. A exemplo disso, assistimos nas escolas a proliferação da prática do bullying, dos trotes vexatórios e das brigas entre grupos de jovens, nas ruas e em aglomerações demonstrando uma realidade perversa experimentada hoje pelas famílias que perdem seus filhos para a violência.

Os adultos fazem uma demonstração de amor a Deus.

Existe ainda o fator familiar.

A ausência da figura do pai e a concentração afetiva na figura da mãe deixa o jovem sem o referencial paterno. A mãe simboliza o amor; o pai, a ordem e o respeito à lei. Com ele ausente no quotidiano do lar, o jovem tende a substituir a figura paterna por outras e, na pior das hipóteses, por marginais que convivem com ele na comunidade.

A educação é um dos melhores antídotos contra a violência. E ela se faz presente também, em todos os eventos realizados pelas igrejas.

A sociedade civil e o Estado têm que se unir para minimizar a violência entre os jovens. Igrejas, Famílias, Escolas, Mídia e Comunidades Organizadas necessitam articular-se o mais urgente possível para salvar nossos jovens e fazer de nossa Coração de Jesus um município melhor de se viver assegurando qualidade de vida a toda população.

Parabéns aos organizadores deste evento, Pastores da Igreja Assembléia de Deus!

“Deus nos visitou de maneira extraordinária e manifestou sua presença suprema na vida de cada jovem presente neste evento.”

Prof.Selma Galiza