TERRA : PLANETA ÁGUA.

1ª Parte : Visita à Estação de Tratamento de água de Coração de Jesus-MG ( COPASA )

.Edmilson Ferreira dos Santos ( Operador do Tratamento de Água/COPASA-MG)
Profs.Coordenadores : Cristina (Ciências), Selma Galiza (Geografia ), Rosemary Ramos (Biologia)
E.E.Estadual Benício Prates

Agradecemos a colaboração da COPASA/MG. na participação deste Projeto, no sentido de esclarecer como é feito o tratamento da água que consumimos e em conscientizar os alunos na importância da preservação deste rcurso tão valioso e fundamental á nossa existência.


Equipe de alunos do "EJA 2" da E.E.Benício Prates.
(foto. Selma Galiza)







Equipe de alunos do 3º Ano "A" do Ensino Médio da E.E.Benício Prates.
(foto.Selma Galiza)







Equipe de alunos d0 9º Ano "A" da E.E.Benício Prates.
(foto.Selma Galiza)
Este Projeto está centrado na água, a referência básica são as ações antrópicas no ciclo da água, ou seja, as diferentes formas de atuação do homem ao longo dos inúmeros caminhos que a água percorre na natureza. Nesse trajeto do estudo da água como elemento natural, como fonte de vida e recurso econômico, diversos atores aparecem : os próprios alunos como usuários ou não dos serviços de saneamento, agentes governamentais e não-governamentais, jornalistas, empresários, turistas, barqueiros, pescadores, operadores e centrais, moradores das áreas urbanas e rurais; enfim, pessoas que sobrevivem em biomas úmidos, semi-úmidos e secos tanto no Brasil quanto em outros países.
A água, estudada sob ótica espacial, permite tanto a descrição e a interpretação das paisagens quanto análise dos projetos em jogo nos mais diferentes lugares.
Agradecemos também a participação da Prefeitura Municipal de Coração de Jesus que forneceu o transporte escolar para execução da aula de campo.

A água que bebemos...
Na maioria dos países, existem empresas de tratamento de água chamadas empresas de saneamento básico. A importância dessas empresas para a manutenção da saúde da população de um país fez com que a maioria delas fosse mantida pelo governo.
No Brasil, quando as companhias de tratamento de água começaram a se expandir, na década de 1970, elas deixaram de ser de responsabilidade exclusivas das prefeituras para ser objeto de preocupação do governo federal. Para tanto, foi criado o Plano Nacional de Saneamento (Planasa).
Com o Planasa foram criadas as companhias estaduais de saneamento básico em todo Brasil
É importante destacar que, a partir do ano de 2000, alguns governos estaduais começaram a planejar a privatização de suas empresas de abastecimento de água, ou seja, a vendê-las para investidores particulares, tanto estrangeiros, quanto brasileiros. Isso porque muitos estados brasileiros estavam com dificuldades financeiras para garantir esse serviço à população.
Mesmo com a privatização, cabe ao governo fiscalizar o trabalho dessas empresas e, dessa forma, zelar pela saúde da população. Essa fiscalização é feita pelas Agências Estatais de Controle das novas companhias, além do Ministério da Saúde.

DO RIO CANABRAVA E DO FERVEDOURO ATÉ NOSSAS RESIDÊNCIAS


.Captação da água - As empresas de saneamento captam água nos rios e córregos mais próximos, além de retirá-las de poços subterrâneos.

.Bombeamento e Tratamento - Antes de ser tratada, a água é bombeada dos rios ou represas por estações elevatórias até as estações de tratamento.Estas funcionam como verdadeiras indústrias, pois lá se desenvolvem várias etapas de trabalho e são adotadas inúmeras técnicas para tornar a água potável, como a floculação, a decantação e a desinfecção por adição de cloro.
.Armazenamento - Depois de passar pelas etapas descritas, a água tratada é bombardeada para os reservatórios, onde é armazenada para garantir o abastecimento ininterrupto.


.Distribuição e Consumo - Dos reservatórios a água potável é distribuída pelas adutoras e redes e conduzida para os domicílios residenciais e comerciais.










O operador do tratamento de água (COPASA), Edmilson Ferreira dos Santos, explica para os alunos como é feito o tramento da água.


(foto.José Carlos M.Santos)


A floculação é a primeira etapa por que passa a água ao entrar na estação de tratamento. A água bruta recebe o coagulante sulfato de alumínio e, às vezes, cal para corrigir a acidez. O coagulante faz com que as partículas de sujeira iniciem o processo de união, que formará os flocos.

A água floculada entra em grandes tanques ( decantadores), através de cortinas de distribuição que regulam sua velocidade de entrada. Os flocos, sendo mais pesados que a água, depositam-se no fundo do decantador formando uma camada de lodo que, periodicamente, é removida através de lavagem ou descarga. Esse processo é conhecido por decantação.
CONSUMINDO ÁGUA...
Ao chegar às residências,lojas e indústrias, a água passa a ser responsabilidade do proprietário.
É preciso acabar com o desperdícios:
.Feche bem as torneiras.
.Não deixe o chuveiro ligado à toa.
.Mantenha as descargas sanitárias reguladas.
.Evite lavar carros, calçadas e quintais.
Precisamos também recompor as nascentes dos rios, mantê-los limpos e não destruir a vegetação das margens.
Não desperdice água e use-a com inteligência.
É uma questão de sobrevivência!
Parabéns alunos e colaboradores que participaram da aula de campo do dia l4/03/2009.
Aguardem publicação da próxima etapa do projeto.
Bjs.da Prof.Selma Galiza.

...OS FÓSSEIS...

Réplica de fósseis construídas pelos alunos do 6º ano A e B da E.E.Estadual Benício Prates, sob coordenação da prof.de geografia Selma Galiza. (2009)
Exposição na biblioteca da E.E.Benício Prates.

PARABÉNS ALUNOS!

Com o resfriamento da terra, a maior parte das águas foi depositada nas depressões da crosta terrestre, formando os antigos oceanos. Posteriormente, surgiram seres vivos muito simples nos oceanos. Daí, em diante, surgiram os animais e os vegetais que ao longo do tempo geológico, calculado em cerca de 4,6 bilhões de anos, foram se diversificando e transformando, até os dias atuais.

Com base no estudo das rochas e dos fósseis, a Geologia escreve a história da Terra

Da mesma maneira como os historiadores fazem a reconstituição da história da humanidade ou das sociedades humanas, a Gelologia histórica, que é um ramo da ciência geológica, faz a reconstituição da história da terra.
Para reconstituir a história do ser humano, um historiador se baseia em fontes históricas. Por exemplo: objetos, documentos e ruínas de aldeias e cidades são fontes históricas. Estudando esses materiais, o historiador faz a reconstituição da história do ser humano.
Para reconstruir a história da terra, um geólogo também tem que se basear em alguns elementos como, por exemplo, rochas e fósseis. Ele sabe que certos tipos de rochas se formam em clima seco e outros em clima glacial (de geleiras) etc. Assim, ele conclui que as áreas onde essas rochas são encontradas foram, no passado geológico, desertos ou foram ocupadas por geleiras.
Os fósseis são restos ou vestígios de seres vivos (vegetais ou animais) que deixaram suas marcas em rochas da crosta terrestre. Eles permitem ao estudioso saber várias coisas do passado da Terra, como por exemplo, as espécies animais e vegetais que existiram em épocas passadas e as variações do clima - pois, em geral, é possível deduzir como era o clima de uma região pelo tipo de animais e vegetais que ali habitava.
Com base do estudo de rochas e fósseis, os geólogos admitem que a história da Terra ou tempo geológico teve início quando se formou a crosta terrestre. E isso aconteceu há aproximadamente 4,6 bilhões de anos.
(foto feita por Selma Galiza)