O "7 de SETEMBRO" em Coração de Jesus-MG/Brasil.

Alunos da E.E.Benício Prates.
No dia 7 de setembro a E.E.Benício Prates, juntamente com outras escolas de Coração de Jesus-MG, mostrou para a população o quanto devemos resgatar o Patriotismo e a Cidadania dos corjesuenses.Pelotão de Uniforme da E.E.B.Prates.
Amar a nossa "Coração de Jesus" está acima de qualquer político. Sentir orgulho de ser um corjesuense, honrar nosso município e nossa Pátria, respeitando o patrimônio público e a comunidade.Fanfarra da Escola Estadual Benício Prates.
Fanfarra da Escola Estadual Coronel Francisco Ribeiro.
A E.E.Cel.Francisco Ribeiro também mostrou um belíssimo desfile cívico restratando as maravilhas do município de Coração de Jesus, a história da Escola e a realidade brasileira.
Coração de Jesus é dotado de belezas naturais.Alunos do 6º ano "A". "B", "C" e "D"
Patriotismo é o sentimento de amor e devoção à pátria, aos seus símbolos (bandeira, hino, brasão). Através de atitudes de devoção para com a sua pátria, pode-se identificar um patriota. Muitas vezes, o nacionalismo é utilizado como seu sinônimo. Porém, podemos dizer que o nacionalismo é considerado uma ideologia, que leva as pessoas a serem patriotas. Alunos de 9º "A", "B", "C" e Eja3 "A" e "B"
Ser um nacionalista não implica algum ponto de vista político particular, à excepção de uma opinião da nação como um princípio organizado fundamentalmente na política. Agora, ser um patriota implica fazer algo de bom pelo seu município, Estado, país, ou nação.
Há diferentes tipos de patriotismo, e diferentes pessoas que são patriotas, diferentes maneiras de mostrar como são devotos ao seu lugar de origem:Alunos do 9º "A", "B", "C" da E.E.Benício Prates.
Patriotismo nos desportos: há grande parte da população que tem orgulho de sua pátria quando ela está representada por atletas em competição;

...Alunas do 7º ano "A" da E.E.Benício Prates.
Patriotismo na Cultura:
Cantores, compositores e poetas, que são famosos no mundo inteiro, espalham o encanto do país em que vivem. E aqueles também como Beto Branco, Ubirajara Macêdo, Daniel, Betismar, Romeu e muitos outros artistas e escritores de Coração de Jesus que não negam suas raízes;
E.E.Benício Prates
Patriotismo na Guerra:
Pessoas que se oferecem ou são rigorosamente selecionadas para defenderem seu país em uma guerra.

Ser Cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar suas vidas e a de outras pessoas.
Ser cidadão é nunca se esquecer das pessoas que mais necessitam.
A cidadania deve ser divulgada através de instituições de ensino e meios de comunicação para o bem estar e desenvolvimento da nação.A cidadania consiste desde o gesto de não jogar papel na rua, não pichar os muros, respeitar os sinais e placas, respeitar os mais velhos (assim como todas às outras pessoas), não destruir telefones públicos, saber dizer obrigado, desculpe, por favor e bom dia quando necessário... até saber lidar com o abandono e a exclusão das pessoas necessitadas, o direito das crianças carentes e outros grandes problemas que enfrentamos em nosso país.E.E.Benício Prates
"A revolta é o último dos direitos a que deve um povo livre para garantir os interesses coletivos: mas é também o mais imperioso dos deveres impostos aos cidadãos."

Vamos da as mãos e divulgar ao mundo o que é belo em nosso município, tentar reparar e organizar aquilo que está estragado, expulsar aqueles que não sabem e não querem o bem da nossa comunidade.

Selma Galiza.

BRASIL : QUE PAÍS É ESSE?

.
Neste 7 de setembro, além de comemorar a Independência Política do Brasil em relação à Portugal, comemora-se também as belezas existentes no país, a persistência e otimismo dos brasileiros em continuarem lutando pela consolidação da verdadeira independência com plena democracia.
Danças Populares ( alunas da E.E.Benício Prates)
As danças populares são formas de manifestação da população brasileira.Nela podemos observar um pouco da nossa história e contextos importantes que marcaram transições de épocas.

DESFILE CÍVICO

Após a abolição da escravatura (1888), o governo brasileiro incentivou a entrada de imigrantes europeus em nosso território. Com a necessidade de mão-de-obra qualificada, para substituir os escravos, milhares de italianos e alemães chegaram para trabalhar nas fazendas de café do interior de São Paulo, nas indústrias e na zona rural do sul do país.
No ano de 1908, começou a imigração japonesa com a chegada ao Brasil do navio Kasato Maru, trazendo do Japão 165 famílias de imigrantes japoneses. Estes também buscavam os empregos nas fazendas de café do oeste paulista.
Alunas da E.E.Benício Prates representam os Imigrantes no Brasil.
Todos estes povos vieram e se fixaram no território brasileiro com os mais variados ramos de negócio, como por exemplo, o ramo cafeeiro, as atividades artesanais, a policultura, a atividade madeireira, a produção de borracha, a vinicultura, etc. Atualmente, observamos um novo grupo imigrando para o Brasil: os coreanos.
Estes não são diferentes dos anteriores, pois da mesma forma, vieram acreditando que poderão encontrar oportunidades aqui que não encontram em seu país de origem. Eles se destacam no comércio vendendo produtos dos mais variados tipos que vai desde alimentos,calçados, vestuário (roupas e acessórios) até artigos eletrônicos.

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL - Coração de Jesus/MG

Chirley, Carol, Mª Carolina(6ºA), MªCarolina (9ºA), Talita, Daniela, Aracy como as camponesas e Lucas Torres, Luiz Henrique, Juan como gaúchos, representaram o Centro-sul do Brasil no desfile cívico da E.E.Benício Prates.
A cidade de Coração de Jesus, Minas Gerais, apresentou no dia 7 de Setembro um lindo Desfile Cívico retratando as várias faces encontradas no Brasil, incluíndo culturas e realidades políticas que foram demonstradas nos temas :
" Brasil, Que País é Esse!" da E.E.Benício Prates.
"Minha Pátria, Minha Cidade, Minha Vida!" da E.E.Coronel Francisco Ribeiro.
"Proerd X Escola X Família, parceria que deu certo" da Polícia Militar,
além da participação da E.Municipal Querino José da Silva.
Embora a EDUCAÇÃO não esteja sendo priorizada como necessário, pois isso só acontece nos discursos políticos eleitoreiros, a comunidade escolar ainda acredita que a escola é o melhor lugar para nossos filhos e com certeza é a educação a chave para um futuro melhor.
Parabéns E.E.Benício Prates pela bela apresentação no desfilie de 7 de sembro/2010.
Denomina-se Independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política desse país do reino de Portugal, no início do século XIX. Oficialmente, a data comemorada é a de 7 de setembro de 1822, quando ocorreu o episódio do chamado "Grito do Ipiranga".
As Unidades Federativas do Brasil representadas pelos alunos do 9º ano e EJA3 da E.E.Benício Prates.
De acordo com a história oficial, nesta data, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe Regente D. Pedro bradou perante a sua comitiva: Independência ou Morte!. Determinados aspectos dessa versão, no entanto, são contestados por alguns historiadores.
O Prefeitos que administraram Coração de Jesus, representados pelos alunos da E.E.Cel.Francisco Ribeiro.
A moderna historiografia em História do Brasil remete o início do processo de independência à Transferência da corte portuguesa para o Brasil (1808-1821), no contexto da Guerra Peninsular, a partir de 1808.
Alunas da E.E.Benício Prates representam os imigrantes no Brasil.
Podemos considerar o início da imigração no Brasil a data de 1530, pois a partir deste momento os portugueses vieram para o nosso país para dar início ao plantio de cana-de-açúcar. Porém, a imigração intensificou-se a partir de 1818, com a chegada dos primeiros imigrantes não-portugueses, que vieram para cá durante a regência de D. João VI. Devido ao enorme tamanho do território brasileiro e ao desenvolvimento das plantações de café, a imigração teve uma grande importância para o desenvolvimento do país, no século XIX.
Alunos da E.E.Benício Prates representando alguns dos imigrantes no Brasil durante o desfile de 7 de setembro.
Em busca de oportunidades na terra nova, para cá vieram os suíços, que chegaram em 1819 e se instalaram no Rio de Janeiro (Nova Friburgo), os alemães, que vieram logo depois, em 1824, e foram para o Rio Grande do Sul (Novo Hamburgo, São Leopoldo, Santa Catarina, Blumenau, Joinville e Brusque), os eslavos, originários da Ucrânia e Polônia, habitando o Paraná, os turcos e os árabes, que se concentraram na Amazônia, os italianos de Veneza, Gênova, Calábria, e Lombardia, que em sua maior parte vieram para São Paulo, os japoneses, entre outros. O maior número de imigrantes no Brasil são os portugueses, que vieram em grandenúmero desde o período da colonização.