TAPUIASSAURO - O novo Titã brasileiro em Coração de Jesus/MG.

Descoberto em 2005, é um dos grandes titanossauros do Brasil. Era vegetariano e suas pernas em forma de coluna, ajudavam na locomoção e sustentação do seu corpo. A cauda e o pescoço mantinham o equilíbrio do animal. Sua cabeça era formada por ossos muito finos e delicados. Ele é o Tapuiassauro!
Mariana, Paulo, Alberto, Melissa e Márcia.
Com o objetivo de aproximar os fósseis do cotidiano da população corjesuense, aconteceu nos dias 01,02 e 03 de maio de 2012, ano em que o município de Coração de Jesus, Estado de Minas Gerais completa seu primeiro centenário de emancipação política, no CECORJE um curso de Paleontologia sob a perspectiva da Educação Patrimonial, ministrado pelos profs da USP,  Mariana Galera Soler, Paulo Miranda Nascimento, Alberto Barbosa de Carvalho, Melissa Padilha Duarte Rosa e Marcia Fernandes Lourenço com participação dos professores das escolas estaduais de Coração de Jesus/Mg.
Muitos assuntos foram tratados, destacando a importância da Paleontologia e dos fósseis, Valores e Legislação sobre fósseis, Educação patrimonial e o Tapuiassauro.
Grupo que trabalhou o Diorama representando o passado e o presente da região do cerrado de Coração de Jesus/MG durante o curso.
Um pouco sobre o Dinossauro de Coração de Jesus.

O Tapuassauro Macedoi viveu a cerca de 120 milhões de anos, no período chamado de Cretáceo Inferior, onde hoje é a bacia do São Francisco, norte do estado de Minas Gerais. A Bacia Sanfranciscana, como é chamada, é uma formação geológica cujos fósseis eram em sua maioria descomnhecidos da ciência, com ocorrência de apenas alguns peixes fósseis, além de pequenos crustáceos e algumas algas de água doce. O clima da região no tempo em que o Tapuiassauro viveu era provavelmente muito ameno, subtropical. O ambiente possuía grandes áreas desérticas entrecortadas por manchas alagadas, formando pântanos e leques aluviais ( quando um rio desemboca em um alagadiço, longe do mar), além de lagos e lagoas. A cobertura vegetal daquela época era composta principalmente por coníferas ( plantas do mesmo tipo que os pinheiros) esamambaias e já estavam presentes algumas plantas com flores. Estas plantas serviam de alimentos a insetos, como baratas, moscas, abelhas e besouros. Estes pequenos animais eram presas de outros insetos, como libélulas, e também de aranhas, pequenas rãs e lagartos, que por sua vez alimentavam crocodilos de pequeno porte. Se você fosse transportado para aquela época, provavelmente este cenário composto por esses animais pequenos não seria muito surpreendente. Deveria ser, na verdade, muito próximo do que se encherga nos ambientes naturais hoje. Porém, a grande surpresa seria ao se olhar para os animais maiores. Pequenos dinossauros carnívoros corriam em busca de alimento através da vegetação, dividindo espaço com pequenos crocodilos totalmente terrestre, hoje também extintos. Provavelmente estes animais carnívoros com mandíbulas longas e dentes afiados representassem algum perigo para os grandes dinossauros herbívoros, como o Tapuiassauro.

Existente a mais de 120 milhões de anos, o município de Coração de Jesus completa no dia 1º de junho de 2012, 100 anos de emancipação política.
A importância da descoberta.

Sabemos que o registro fóssil nem sempre nos fornece todas as informações a respeito da biologia e do modo de vida de um organismo. Essa falta de informação no registro fóssil limita a compreensão da evolução e diversificação dos grupos de seres vivos. O Tapuiassauro Macedoi, encontrado no município de Coração de Jesus/MG é um exemplo da importância de se encontrar um fóssil cujas características nos permitem entender melhor sua anatomia e preencher algumas lacunas do conhecimento sobre seu grupo.
 O conhecimento da anatomia do crânio dos titanossauros está praticamente restrito à dois fósseis encontrados até hoje que possuem parte do seu crânio preservado: Nemegtosaurus ( Ásia) e Rapetosaurus ( Madagascar). A descoberta do Tapuiassauro com um crânio completo preenche uma lacuna importante e fornece novas informações sobre a vida desses animais. O crânio do Tapuiassauro é o mais bem preservado de todos os titanossauros conhecidos até hoje. Seus dentes em forma de lápis indicam que deviam se alimentar puxando ramos de folhas, como um jardineiro usa um rastelo, ou um ancinho. O formato alongado do crânio, com olhos bem laterizados sugere que ele enfiava o focinho nos arbustos, deixando os olhos para fora, para poder observar o que acontecia ao redor, mais ou menos como fazem os cavalos hoje em dia.

Professores que participaram do curso de Paleontologia sob a perspectiva da Educação Patrimonial : aproximando os fósseis do cotidiano da população de Coração de Jesus (MG)