Petróleo em Coração de Jesus/Minas Gerais.

Avenida Herculano Rabelo/Coração de Jesus/MG.
Atualmente o município de Coração de Jesus, norte de Minas Gerais vem passando por grandes transformações na sua "identidade".
Muito conhecida como a terra do Tapuia, do pequi, burlé e mangabas, além de muitos outros frutos do cerrado e da caatinga que permeiam a região, grutas calcárias... e vaquejadas, maravilhoso mosaico com características que só por aqui se encontra; foi denominado recentemente como um "Vale dos Dinossauros".

Data do Jurássico, um esqueleto de dinossauro fossilizado encontrado no interior do município e que já está de posse das grandes Universidades e de cientistas antropológicos.Muito além dos interesses científicos em conhecer nossos "antepassados" e deles descreverem como era o grande Pangéia e os vales que existiam a milhões de anos atrás, estão intrínsecos interesses econômicos que podem assegurar grandes lucros à aqueles que primeiro constatar, empossar e explorar uma grande riqueza formada no mesmo período capaz de suprir necessidades do crescimento constante do capitalismo e utilização de modernas fontes energéticas.

Antes de revelar o recurso que está sendo procurado neste pobre município no norte da 3ª potência econômica do Brasil, a Unidade Federativa de Minas Gerais, é importante ressaltar que o uso de energia está intimamente ligado ao desenvolvimento econômico de uma sociedade.
Cachoeira no rio Pacuí/Espigão/Coração de Jesus/MG.

O município agradece os benefício oferecidos pela natureza e espera que a descoberta deles tragam retorno financeiro e melhorias na qualidade de vida da população.
Muito tem a explorar nesta região, num contexto de transição, de passagem do domínio do PETRÓLEO para a supremacia de outras fontes menos poluidoras.

Petróleo e Gás Natural

O Maciços antigos ou escudos cristalinos são o embasamento mais antigo da crosta terrestre. Formados no período geológico Pré-cambriano, apresentam rochas cristalinas magmáticas e metamórficas.
As Bacias sedimentares formadas por rochas originárias da deposição de sedimentos nas concavidades da crosta terrestre no paleozóico, Mesozóico e Cenozóico a partir de sedimentos transportados pelos agentes que modelam o relevo da região.
Conforme o mapa do Brasil - escudos e bacias (brcactaceae.org/geologia) parte do Vale do São Francisco, Alto e Médio São Francisco está localizado na Bacia do Parnaíba, uma região de Bacias sedimentares, depósitos de prováveis jazidas minerais, inclusive o petróleo e o gás natural.
O município de Coração de Jesus/Mg faz parte deste Vale e consequentemente poderá estar abrigando uma destas jazidas.
No Brasil, a principal área produtora de petróleo ainda é a bacia marítima, que faz parte da plataforma continental e abrange uma área de 1.550.000 Km².
Embora a exploração deste minério em bacias petrolíferas onshore ( em terras emersas ) seja muito reduzida no Brasil devido ao baixo potencial de suas reservas, outros derivados podem ser explorados e com grande valor nesta região que a muito sofre com a pobreza e falta de políticas públicas que possam trazer reais benefícios para a comunidade de Coração de Jesus/Mg.
casarão da praça Ferreira Leal em Coração de Jesus/Mg.
Um pouco sobre o Petróleo
O hidrocarboneto petróleo é formado por moléculas de carbono e hidrogênio. Sua origem está ligada ao soterramento e decomposição ( sem a presença do oxigênio ) de restos de animais e vegetais marinhos que viviam em oceanos primitivos, ha centenas de milhões de anos. Alguns indícios comprovam a origem marinha do petróleo: por exemplo, sua ocorrência junto a formações calcárias com restos de ossos e carapaças de animais marinhos e a presença de água salgada nas jazidas.

Na natureza, o petróleo se apresenta oleoso, escuro e viscoso, constituindo uma mistura de diversos compostos químicos. Geralmente sua ocorrência está associada a jazidas de gás natural, derivado da composição da mesma matéria orgânica que originou o petróleo.

De fato, depois de estudos concluídos na estrutura geológica do município de Coração de Jesus/Mg, base do seu território, constatou-se que sua formação rochosa é compatível à existência de minerais, pois data de Era Paleozóica e período antigo conforme escala das Eras geológicas, fica explicado a presença de fósseis dos grandes répteis e prováveis jazidas destes minerais na região.

Dia do Professor.


Ser professor é professar a fé e a certeza de
que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz
pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou...

Ser professor é consumir horas e horas pensando
em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo
todos os dias, a cada dia é única e original...

Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e,
diante da reação da turma, transformar o cansaço
numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...

Ser professor é importar-se com o outro numa
dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que
necessita de atenção, amor e cuidado.

Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena,
sem sair do espetáculo".
Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que
o aluno caminhe com seus próprios pés...

Feliz dia dos professores!!

Drogas X Adolescentes

Sr. Cláudio Prates ( Agente da Polícia Federal) fala sobre as drogas para alunos e professores da E.E.Benício Prates)
Não é um fenômeno único e isolado, o fato do grande aumento do uso de drogas entre os adolescentes, durante a década passada, no Brasil, Estados Unidos e em outros países. Acreditava-se que, na década de 60 os jovens passaram a consumir mais drogas com o advento da cultura e essa crença limitava-se somente aos jovens. Tal crença é uma ilusão e só pode obstruir as tentativas de se colocar o problema em perspectiva dequada.

Organizado pelos professores de História e Ciências da E.E.Benício Prates de Coração de Jesus/MG, o encontro com os alunos da escola e um agente da polícia Federal que realizou uma palestra com demonstrações sobre as drogas na adolescencia.

O emprego e abuso propagado de drogas não se restringem aos adolescentes e não começou com o advento da cultura jovem dos anos 60, como qualquer um que tinha 20 anos na década de 20 pode atestar.

Conquanto possa haver diferenças significativas entre as gerações no que concerne aos seus padrões de uso de drogas, a sociedade mais ampla, da qual os adolescentes são uma parte, vem-se desenvolvendo como uma "cultura da droga" há muitos anos. Por exemplo, de um quarto a um terço de todas as prescrições médicas atualmente feitas no Brasil, Estados são para estimulantes ou comprimidos para regime (anfetaminas) ou tranqüilizantes. Entre 1964 e 1977, as receitas de Valium e Librium, os dois tranqüilizantes mais usados, aumentou de 40 para 73 milhões por ano, só nos Estados Unidos.

Exposição das drogas sob monitoramento do Agente da Polícia Federal

Revistas, jornais, rádios, televisões bombardeiam as pessoas com mensagens insistentes de que o alívio para quase tudo - ansiedade, depressão, excitamento - depende "exatamente de engolir mais um comprimido". Nas palavras de um garoto de 13 anos: "Espera-se que nós não tomemos drogas, mas a TV está cheia de comerciais mostrando pessoas correndo para obter seus comprimidos porque alguma coisa as incomoda". Os adolescentes que adotaram essa maneira de ver como a vida deve ser conduzida podem apenas estar refletindo modelos sociais e paternos.

Através de pesquisas têm se mostrado que, os jovens cujos pais fazem uso significativo de drogas como álcool, tranqüilizantes, fumo, sedativos e anfetaminas são mais inclinados que os outros adolescentes a usar maconha, álcool e outras drogas. Como me disse um garoto de 15 anos: "Em minha casa, não se pode espirrar sem tomar algum comprimido. Minha mãe está sempre tomando alguma coisa para dor de cabeça, e meu pai para ficar acordado a fim de trabalhar à noite. Eles não são alcoólatras, mas certamente bebem muito. Assim sendo, sou algum criminoso por fumar maconha?”.

O que é droga? O que leva uma pessoa a usar drogas? A legalização das drogas é a saída?
Agente da Polícia Federal, Cláudio Prates, explica...

Embora muitos adolescentes estejam se tornando dependentes de drogas de alto risco, a maioria não está. Apesar das predições lúgubres do fim dos anos 60 de que estávamos na iminência de uma "epidemia" de uso de drogas entre adolescentes, nada disso realmente aconteceu. O uso da maconha, álcool e fumo está disseminado entre os jovens; mas o uso das drogas da "contracultura", como o LSD e outras substâncias, inalantes (cheirar cola), estimulantes (anfetaminas) e calmantes (barbitúricos) e produtos que ingressaram mais recentemente no campo das drogas da juventude, como heroína, cocaína, PCP ("pó de anjo"), quaaludes etc., não tem sido detectado senão em uma de cada cinco pessoas nos Brasil, (e o índice geralmente é menor em outros países ocidentais). Muitos dentre os antigos consumidores ocasionais abandonaram tais drogas sem as substituir por outras.

Prof.Verônica Beraldo ( Ciências) fala sobre a importância da Palestra

Não podemos tapar o sol com peneira, não há lugar para complacência. Embora seja certo afirmar, por exemplo, que "apenas" de 3% a 5% dos estudantes de nível colegial no Brasil, já experimentou maconha, isso significa mais de um milhão de jovens. Além disso, o uso de drogas "tradicionais" (isto é, de adultos), sobretudo o álcool, tem aumentado nos últimos anos, mais notavelmente entre os adolescentes mais jovens.

" A vida nossa é a maior Viagem..."

Não use drogas!