Petróleo em Coração de Jesus/Minas Gerais.

Avenida Herculano Rabelo/Coração de Jesus/MG.
Atualmente o município de Coração de Jesus, norte de Minas Gerais vem passando por grandes transformações na sua "identidade".
Muito conhecida como a terra do Tapuia, do pequi, burlé e mangabas, além de muitos outros frutos do cerrado e da caatinga que permeiam a região, grutas calcárias... e vaquejadas, maravilhoso mosaico com características que só por aqui se encontra; foi denominado recentemente como um "Vale dos Dinossauros".

Data do Jurássico, um esqueleto de dinossauro fossilizado encontrado no interior do município e que já está de posse das grandes Universidades e de cientistas antropológicos.Muito além dos interesses científicos em conhecer nossos "antepassados" e deles descreverem como era o grande Pangéia e os vales que existiam a milhões de anos atrás, estão intrínsecos interesses econômicos que podem assegurar grandes lucros à aqueles que primeiro constatar, empossar e explorar uma grande riqueza formada no mesmo período capaz de suprir necessidades do crescimento constante do capitalismo e utilização de modernas fontes energéticas.

Antes de revelar o recurso que está sendo procurado neste pobre município no norte da 3ª potência econômica do Brasil, a Unidade Federativa de Minas Gerais, é importante ressaltar que o uso de energia está intimamente ligado ao desenvolvimento econômico de uma sociedade.
Cachoeira no rio Pacuí/Espigão/Coração de Jesus/MG.

O município agradece os benefício oferecidos pela natureza e espera que a descoberta deles tragam retorno financeiro e melhorias na qualidade de vida da população.
Muito tem a explorar nesta região, num contexto de transição, de passagem do domínio do PETRÓLEO para a supremacia de outras fontes menos poluidoras.

Petróleo e Gás Natural

O Maciços antigos ou escudos cristalinos são o embasamento mais antigo da crosta terrestre. Formados no período geológico Pré-cambriano, apresentam rochas cristalinas magmáticas e metamórficas.
As Bacias sedimentares formadas por rochas originárias da deposição de sedimentos nas concavidades da crosta terrestre no paleozóico, Mesozóico e Cenozóico a partir de sedimentos transportados pelos agentes que modelam o relevo da região.
Conforme o mapa do Brasil - escudos e bacias (brcactaceae.org/geologia) parte do Vale do São Francisco, Alto e Médio São Francisco está localizado na Bacia do Parnaíba, uma região de Bacias sedimentares, depósitos de prováveis jazidas minerais, inclusive o petróleo e o gás natural.
O município de Coração de Jesus/Mg faz parte deste Vale e consequentemente poderá estar abrigando uma destas jazidas.
No Brasil, a principal área produtora de petróleo ainda é a bacia marítima, que faz parte da plataforma continental e abrange uma área de 1.550.000 Km².
Embora a exploração deste minério em bacias petrolíferas onshore ( em terras emersas ) seja muito reduzida no Brasil devido ao baixo potencial de suas reservas, outros derivados podem ser explorados e com grande valor nesta região que a muito sofre com a pobreza e falta de políticas públicas que possam trazer reais benefícios para a comunidade de Coração de Jesus/Mg.
casarão da praça Ferreira Leal em Coração de Jesus/Mg.
Um pouco sobre o Petróleo
O hidrocarboneto petróleo é formado por moléculas de carbono e hidrogênio. Sua origem está ligada ao soterramento e decomposição ( sem a presença do oxigênio ) de restos de animais e vegetais marinhos que viviam em oceanos primitivos, ha centenas de milhões de anos. Alguns indícios comprovam a origem marinha do petróleo: por exemplo, sua ocorrência junto a formações calcárias com restos de ossos e carapaças de animais marinhos e a presença de água salgada nas jazidas.

Na natureza, o petróleo se apresenta oleoso, escuro e viscoso, constituindo uma mistura de diversos compostos químicos. Geralmente sua ocorrência está associada a jazidas de gás natural, derivado da composição da mesma matéria orgânica que originou o petróleo.

De fato, depois de estudos concluídos na estrutura geológica do município de Coração de Jesus/Mg, base do seu território, constatou-se que sua formação rochosa é compatível à existência de minerais, pois data de Era Paleozóica e período antigo conforme escala das Eras geológicas, fica explicado a presença de fósseis dos grandes répteis e prováveis jazidas destes minerais na região.

Nenhum comentário: