CORRIDA RÚSTICA-PROJETO ESCOLA VIVA

Os atletas se preparam para dar a largada. A corrida terá um percurso de 8 Km.

O projeto Escola Viva, Comunidade Ativa é voltado para o fortalecimento de escolas em áreas urbanas, com população de vulnerabilidade social e sujeitas a índices expressivos de violência. Procura proporcionar a tranqüilidade e as condições básicas de ensino no ambiente escolar para que o processo de aprendizagem aconteça. O desafio deste projeto consiste em repensar a escola, tornando-a mais aberta à participação da comunidade e mais inclusiva.

Os professores de outras áreas da escola também estavam presentes dando apoio aos atletas e colaboradores.

O projeto hoje atende a 456.745 alunos de 503 escolas localizadas em 103 municípios mineiros. Destas, 105 escolas estão localizadas na capital, 114 em 15 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e 284 em 87 municípios do interior. Em 2009, a previsão de investimento no projeto é de R$ 6,9 milhões, além de investimentos complementares como reformas, mobiliário, material escolar, entre outros.

A ação Escola Viva tem como objetivo integrar os Pontos à escola de modo a colaborar para a construção de um conhecimento reflexivo e sensível por meio da cultura. Desta forma, o programa estará contribuindo para a expansão do capital social brasileiro – primordial no processo de sustentabilidade do desenvolvimento
O Diretor da Escola Estadual Benício Prates, Roberto Ramos Nobre está sempre presente em todos os momentos da escola e tem apresentado um excelente trabalho na escola e para toda a comunidade escolar.
econômico, no qual o “saber-fazer” e o “saber-ser” de cada canto do País possa ser alargado e aprofundado, mantendo-se aberto à chegada de novas linguagens, gerando capacidades de criação, tolerância, autonomia e criatividade – imprescindíveis à construção da cidadania. Com esta ação poderemos resgatar a interação entre cultura e educação, sem que haja distinção de valor e de atitude entre emoções, sentimentos, pensamento e conhecimento, de modo que, a cultura seja praticada como uma forma de inteligibilidade da identidade nacional, da emoção. A cultura em suas diversas linguagens não será tratada apenas como representação, mas também como construção estética do ser brasileiro.
Atletas Vencedores : os dez primeiros lugares receberam medalhas e prêmio em dinheiro, mas, o mais importante foi a participação..

A intenção é atuar em duas frentes, transformando as experiências inovadoras das escolas em Pontos de Cultura ou transformando o Ponto em uma escola de cultura brasileira, lançando edital conjunto entre os Ministérios da Educação e da Cultura para incentivar e convidar escolas que já desenvolvem propostas inovadoras a apresentarem seus projetos pedagógicos, nos quais a cultura seja elemento estruturante.

As professoras de Educação física, Sônia e Nelcy, juntamente com o professor de Capoeira (Pio) que contribui com o sucesso da Escola Viva, promoveram a 1ª Corrida Rústica da E.E.Benício Prates.
Parabéns Professores!
Foi um sucesso!

A Escola Estadual Benício Prates de Coração de Jesus, Minas Gerais é um exemplo de uma escola que impalntou o Projeto Escola Viva que já está trazendo ótimos resultados.
Hoje o perfil dos alunos qua participam deste projeto já mudaram.
Muitos alunos jovens e adolecescente, já contam com o curso de violão, capoeira e eventos esportivos promovidos pela escola.
Os finais de semana tornaram-se mais atrativos e animados. Há mais respeito entre os membros da comunidade escolar, alunos e professores.
Os alunos gostam mais da escola, aprendem mais e tem uma qualidade de vida melhor.
Logo após as entregas das medalhas e prêmios para os vencedores da 1ª Corrida Rústica da E.E.Benício Prates, foi realizado um batizado de capoira.