O BRASIL TURÍSTICO

Gramado, RS

O turismo no Brasil é um setor crescente e fundamental para a economia de várias regiões do país. O Brasil milhares de turistas todo ano, sendo classificado, em termos de chegadas de turistas internacionais, como o principal destino da América do Sul e o segundo na América Latina, depois do México. As receitas geradas pelos turistas internacionais são de grande importância para a economia brasileira.
Oceano Atlântico, Praia do Flamengo/RJ

            O Brasil oferece aos turistas nacionais e internacionais uma ampla gama de opções, sendo que as áreas naturais são o seu produto turístico mais popular, uma combinação de ecoturismo com lazer e recreação, principalmente sol e praia e turismo de aventura, bem como o turismo histórico e cultural. Entre os destinos mais populares estão a Floresta Amazônica no Norte, praias e dunas da região Nordeste, o Pantanal no Centro-Oeste, praias de Rio de Janeiro e Santa Catarina, o turismo cultural e histórico de Minas Gerais e viagens de negócios na cidade de São Paulo. 
Rio Jequitaí, MG

            A maioria dos visitantes internacionais que chegaram  vieram da Argentina (30,8%), dos Estados Unidos (11,5%) e do Uruguai(5,0%), sendo o Mercosul e os países vizinhos da América do Sul os principais emissores de turistas. O turismo interno é um segmento de mercado fundamental para a indústria, uma vez que 51 milhões de pessoas viajaram pelo país.
Cidade Maravilhosa, Rio de Janeiro/RJ

            No Índice de Competitividade em Viagens e Turismo , uma média dos fatores que avaliam se um país é atraente para o desenvolvimento de uma indústria turística, o Brasil ficou no 28º lugar entre os 141 países avaliados, sendo a terceira melhor pontuação do continente americano, atrás de Canadá e Estados Unidos. As principais vantagens competitivas do Brasil avaliadas pelo TTCI são seus recursos naturais, critério no qual o país ficou em primeiro lugar entre todos os países considerados, e seus recursos culturais, onde o país foi classificado na 23ª posição, devido a seus muitos sítios do Patrimônio Mundial.
João Pessoa, PB

            O Brasil é classificado como um dos melhores destinos turístico do mundo. No entanto, podemos observar alguns pontos fracos do Brasil: a sua infraestrutura de transporte terrestre continua subdesenvolvida (classificada em 129º lugar), sendo que a qualidade das estradas foi avaliada no 121º lugar, enquanto a qualidade do transporte aéreo na 131ª posição. Além disso, o país continua a sofrer com a falta de competitividade dos preços (classificado em 126º), em parte devido aos preços elevados e crescentes impostos.
Natal, RN