Urbanização do município de Coração de Jesus/MG.

Rua Francisco Antunes Ferreira ( Coração de Jesus/MG)
A cidade é o lugar do trabalho, mas também do lazer. A cidade é o lugar da produção e do consumo. É o lugar de ir e vir, de estar, da ordem e da contra-ordem.
A nossa sociedade vive momentos de grandes transformações, principalmente nos centros urbanos onde estas transformações são muitas e diferentes umas das outras, e que convivem, sobrepondo-se a sistemas viários, impermeabilização de solos, esgotos, sistema de tratamento de água, verticalização, geração e produção de energia.O metabolismo urbano tem adquirido características inéditas no mundo contemporâneo. Uma delas refere-se à geração, durante os processos produtivos, de dejetos não reciclados ou que só são degradados pela natureza depois de muitos e muitos anos, quando o são. Outras são soluções para o lixo urbano e esgotos antes desprezados em rios hoje bastante poluídos e lixões irregulares. Diversas formas de contaminação ambiental que compromete a qualidade de vida, chegando mesmo a limitar o próprio crscimento econômico. As leis e os procedimentos humanos é que regulam a dinâmica desse mutável ambiente, e é por isso que alertamos a população o quanto é necessário absorver estas inovações e tentar adaptar-se a elas.
Mesmo após um longo trabalho feito pela Copasa para conscientizar a população sobre a importância do saneamento básico, o tratamento de esgoto e a construção dos mesmos, existem muitos corjesuenses que ignoram tal responsabilidade e continuam utilizando a rede de esgoto clandestina ou simplesmente lançam para as vias públicas tornando-as mal cheirosas e contribuindo par o aumento da população de mosquitos e ratos.
Que fazer para melhorar tal situação?
No entanto, apesar de toda experiência e aprendizado acumulado ao longo de nossa história, os centros urbanos, cada vez mais desenvolvidos e populosos, estão perdendo o senso de coletividade, de conjunto, de unidade.
Essa integração, a possibilidade de aprender a conviver com as inovações, pode ser buscada por cada morador, desde que esteja aberto a novas experiências e descobertas. Pode ser promovido por todos, em conjunto, em benefício de toda a comunidade. Cada um pode e deve fazer sua parte, tornando a vida melhor para todos.
"A cidade tem que ser pensada como um todo. Enquanto se privilegiarem soluções individuais, não há cidade". Para isso, os moradores devem assumir o seu papel de cidadãos e fazer escolhas que vão interferir, direta ou indiretamente, na qualidade de vida de seus habitantes.Pça.Dr.Samuel Barreto em C.de Jesus/MG.
A valorização do espaço público é um caminho que promove o encontro entre as pessoas. Parques e praças arborizadas convidam ao passeio, à contemplação e ao exercício físico, assim como ruas limpas e organizadas. A paisagem é um direito de todos nós.
Paisagem urbana é o conjunto formado pelas edificações, pelos aspectos naturais, vias de circulação. Mais do que isso, é espaço de história, de memória, de afetos e lembranças.
Precisamos valorizar o lugar onde moramos.
Prof.Selma Galiza ( socióloga )