Estação de Tratamento de Esgoto




Alunos do 8º e 9º ano "A" da E.E.Benício Prates, em aula de campo na ETE de Coração de Jesus-MG ministrada pelas profs.Selma Galiza, Rosemary Nobre e pelo operador da ETE, Júlio A.Barbosa.

TRATAMENTO DE ESGOTO


O tratamento dos esgotos domésticos tem como objetivo, principalmente: remover o material sólido; reduzir a demanda bioquímica de oxigênio; exterminar microorganismos patogênicos; reduzir as substâncias químicas indesejáveis.
As diversas unidades da estação convencional podem ser agrupadas em função das eficiências dos tratamentos que proporciona. Assim temos:
Tratamento preliminar: gradeamento, remoção de gorduras e remoção de areia.
Tratamento primário: tratamento preliminar, decantação, digestão do lodo e secagem do lodo.
Tratamento secundário: tratamento primário, tratamento biológico, decantação secundária e desinfecção.


Para saber mais sobre o tratamento de esgoto, como é o esquema da ETE, etc; pesquise em Saúde Ambiental e da População, neste blogspot do selma web site.


Silvana Ferreira Neves (Agente de água), Luiz Vilson Ribeiro (operador de ETA), José Carlos Martins dos Santos (prof.Ed.Física), Selma Vasconcelos Galiza (Prof.Geografia) Júlio Araújo Barbosa (operador de ETE), Rosemary Ramos Nobre (Prof.Ciências/Biologia).

A interdisciplinariedade se faz necessária em todos os momentos da educação de nossos jovens. Trabalhamos juntos com um mesmo objetivo : "Formar Cidadão crítico e construtivo, capaz de adentrar nos diversos sistemas que vem sendo construídos". Afinal, estamos inseridos no mundo globalizado e tecnologicamente avançado.

DOENÇAS CAUSADAS POR ÁGUA CONTAMINADA

Doenças Causadas por Parasitas
Amebíase: O contágio se dá através de água contaminada com cistos provenientes de fezes humanas.

Esquistossomose: O contágio se dá através do contato direto com água onde há larvas provenientes de caramujos.

Ascaridíase: O contágio se dá com o consumo de água onde há o parasita Áscaris Lumbricoides.

Giardíase: O contágio se dá com o consumo de água onde há o parasita Giárdia Lamblya.

Doenças Causadas por Vírus

Hepatite Viral tipo A e Poliomielite: O contágio se dá ao contato ( consumo ou banho) com água contendo urina ou fezes humanas.

Doenças causadas por Bactérias

Meningoencefalite: O contágio se dá pelo contato (consumo ou banho) com àguas contaminadas.

Cólera: O contágio se dá com o consumo de água contaminada por fezes ou vômito de algum indivíduo contaminado.

Leptospirose: A água contaminada por urina de ratos é a principal causa da doença, cuja incidência aumenta com chuvas fortes e enchentes. Apresenta maior perigo em águas próximas a depósitos de lixo e em áreas sem esgotamento sanitário.

Febre Tifóide: O contágio se dá pela ingestão de água ou alimentos contaminados( a contaminação de alimentos ocorre ao se lavar alimentos com água contaminada).

Gastroenterites: a ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes causam muita variedade de distúrbios gástricos, geralmente associados a fortes diarréias.

Desinteria Bacilar: Uma série de bactérias causam, através da ingestão de água sem tratamento, severas formas de diarréias, formando um quadro de febre, dores e mal estar geral.

Clic abaixo e assista ao vídeo da palestra feita pelo Sr. Júlio Araújo Barbosa(COPASA).
Tema : "Como acontece o tratamento de esgoto"

O esgoto e o Meio Ambiente



Alunos do 8º e 9º ano "A" da E.E.Benício Prates, em uma aula de campo, a caminho da ETE de Coração de Jesus, para estudar como é feito o tratamento do esgoto doméstico.

Importância do tratamento do esgoto de um município e seus reflexos na preservação do Meio Ambiente.


A água é utilizada de diversas maneiras no dia-a-dia, para tomar banho, lavar louça, na descarga do vaso sanitário. Depois de eliminada, ela passa a ser chamada de esgoto. A origem do esgoto pode ser, além de doméstica, pluvial (água das chuvas) e industrial (água utilizada nos processos industriais). Se não receber tratamento adequado, o esgoto pode causar enormes prejuízos à saúde pública por meio da transmissão de doenças. Sejam pelo contato direto ou através de ratos, baratas e moscas. Ele pode ainda poluir rios e fontes, afetando os recursos hídricos e a vida vegetal e animal. Para evitar esses problemas, as autoridades sanitárias instituíram padrões de qualidade. Afinal, o planejamento de um sistema de esgoto tem dois objetivos fundamentais: a saúde pública e a preservação ambiental.
Através da rede coletora pública, o esgoto sai das residências e chega à estação de tratamento, denominada ETE. O sistema é longo, pois o esgoto é recolhido por ramais prediais e levado para bem longe, o que exige a realização de grandes obras subterrâneas ao longo das ruas.

Uma vez instalada a rede coletora e implantado o sistema de tratamento, é a vez de os usuários fazerem a sua parte. É preciso que cada morador peça a ligação da sua residência à rede coletora para contribuir com a saúde pública e a recuperação ambiental.

A prof.geografia Selma Galiza conduzindo seus alunos até a Elevatória ( local onde chega o esgoto doméstico) para observarem a primeira fase do tratamento.


COMUNICADO


A programação das aulas de campo estarão disponíveis neste blog apenas quando se fizer necessário.
Beijos da Prof. Selma Galiza!

Sind-UTE em Coração de Jesus/MG



Os professores de Coração de Jesus/Mg... Selma Lopes, Doladey França, Sílvia Lopes, Maroni Almeida, Selma Galiza e José Carlos Martins, reunem-se com outros demais professores de muitas localidades do norte de Minas Gerais, na sede do sind-UTE em Montes Claros para reunir forças na luta para melhorar a qualidade da educação de Minas Gerais.
Conceito de Sindicato
O sindicato é uma associação que reúne pessoas de um mesmo segmento econômico ou trabalhista. Por exemplo, existem sindicatos de trabalhadores (carteiros, metalúrgicos, professores, médicos, etc) e também de empresários (conhecidos como sindicatos patronais).
Os sindicatos têm como objetivo principal a defesa dos interesses econômicos, profissionais, sociais e políticos dos seus associados. São também dedicados aos estudos da área onde atuam e realizam atividades (palestras, reuniões, cursos) voltadas para o aperfeiçoamento profissional dos associados.Os sindicatos de trabalhadores também são responsáveis pela organização de greves e manifestações voltadas para a melhoria salarial e das condições de trabalho da categoria.
No Brasil, existem também as chamadas centrais sindicais que reúnem sindicatos de diversas categorias. As principais são: CUT (Central Única dos Trabalhadores) e Força Sindical.Os sindicatos são mantidos, principalmente, pelas contribuições sindicais pagas pelos trabalhadores associados.
Os sindicatos começaram a ser organizados durante a Revolução Industrial na Inglaterra (século XVIII). No começo, as associações eram chamadas de trade unions.eito de Sindicato.

A Educação hoje...
A violência cresce desenfreadamente, a passos largos, o índice de delinquência juvenil também cresce no mesmo rumo. Muitos valores estão se perdendo como respeito, patriotismo, o amor ao próximo e à família, etc. Tudo isto poderia ser e estar deferente se a educação não tivesse sido relegada a 2º plano, sucateada, pois a escola tem papel importante na formação de um cidadão e o que estamos vivenciando hoje em dia é o abandono e o descaso total.