O esgoto e o Meio Ambiente



Alunos do 8º e 9º ano "A" da E.E.Benício Prates, em uma aula de campo, a caminho da ETE de Coração de Jesus, para estudar como é feito o tratamento do esgoto doméstico.

Importância do tratamento do esgoto de um município e seus reflexos na preservação do Meio Ambiente.


A água é utilizada de diversas maneiras no dia-a-dia, para tomar banho, lavar louça, na descarga do vaso sanitário. Depois de eliminada, ela passa a ser chamada de esgoto. A origem do esgoto pode ser, além de doméstica, pluvial (água das chuvas) e industrial (água utilizada nos processos industriais). Se não receber tratamento adequado, o esgoto pode causar enormes prejuízos à saúde pública por meio da transmissão de doenças. Sejam pelo contato direto ou através de ratos, baratas e moscas. Ele pode ainda poluir rios e fontes, afetando os recursos hídricos e a vida vegetal e animal. Para evitar esses problemas, as autoridades sanitárias instituíram padrões de qualidade. Afinal, o planejamento de um sistema de esgoto tem dois objetivos fundamentais: a saúde pública e a preservação ambiental.
Através da rede coletora pública, o esgoto sai das residências e chega à estação de tratamento, denominada ETE. O sistema é longo, pois o esgoto é recolhido por ramais prediais e levado para bem longe, o que exige a realização de grandes obras subterrâneas ao longo das ruas.

Uma vez instalada a rede coletora e implantado o sistema de tratamento, é a vez de os usuários fazerem a sua parte. É preciso que cada morador peça a ligação da sua residência à rede coletora para contribuir com a saúde pública e a recuperação ambiental.

A prof.geografia Selma Galiza conduzindo seus alunos até a Elevatória ( local onde chega o esgoto doméstico) para observarem a primeira fase do tratamento.


Um comentário:

Anônimo disse...

oi sel ficou muito boa essa materia so que as fotos nao aparesseram todo mundo que foi da procima ves manda todo mundo juntar e fasse posse ta?