FESTA EM CORAÇÃO DE JESUS/MG

O município de Coração de Jesus já está em festa com os preparativos para a comemoração do 99º aniversário de emancipação política do município que será dia 1º de junho e comemorado em 03, 04 e 05/06/2011.

A comunidade corjesuense aguarda o ano inteiro por este dia que é de suma importância para nossa história que vem se formando ao longo destes 99 anos.

Muitos prefeitos passaram por aqui, deixando cada um, de sua forma, um pouquinho da formação desta cidade que hoje, maravilhosa e acolhedora, ocupa um espaço no norte de Minas Gerais.

Dentre eles podemos destacar:

Antônio Cordeiro de Faria

Ronaldo Mota Dias

Arlen de Paulo Santiago Filho

José Domingos da Costa

Humberto de Mattos

Ataíde Caldeira Xavier

O município de Coração de Jesus como tantos outros do Estado de Minas Gerais não fugiu à poderosa influência das Bandeiras. Paes Leme foi o primeiro foi o primeiro bandeirante a atingir a região que hoje é o município de Coração de Jesus, formando desde então a povoação do antigo Arraial do Sagrado Coração de Jesus. Em 1774, Francisco Ferreira Leal doa ao patrimônio do Arraial Sagrado Coração de Jesus as terras que constituem hoje quase todo o território da cidade. Em 1792, foi construída a Capela do Sagrado Coração de Jesus.

Em 1.832 o Arraial é elevado a distrito, a partir desta época, a indústria extrativa da borracha atraiu numerosos trabalhadores conseguindo então a estrada da prosperidade ascendente. Sete anos mais tarde, passa a chamar-se Coração de Bom Jesus.

Coração de Jesus merece nosso abraço, nosso respeito e consideração por ter acolhido nossos antepassados, nossos filhos e muitos que ainda aqui virão.

Pontos Turisticos
:
Cachoeira Ponte Altino Lorde
Descrição:
É uma das mais belas cachoeiras da região e atrai turista de vários lugares.
Distrito de Luís Pires de Minas ( Lapinha)


Lagoa Feia
Descrição:
Ao contrario do nome, a Lagoa Feia é um dos pontos turísticos mais belos do município.
A Lagoa se Localiza no alto de um morro onde a vegetação predominante é o Cerrado. É de uma beleza indescritível, que deixa maravilhados todos que a visitam.


Gruta Madame Caçu
Descrição:
Essa é umas das belas grutas situada no Município de Coração de Jesus.
2Km de Coração de Jesus.
Fundação Cultural

Museu
Praça Ferreira Leal

RAP - Reunião Ampliada da Pastoral

I RAP Do Setor Sudoeste ( Paróqia do Santíssimo Coração de Jesus/Arquidiocese de Montes Claros ( Assembléia)
Aconteceu em Coração de Jesus,MG a I Reunião Ampliada da Pastoral (RAP) do Setor Sudoeste dia 21/05/2011 na Casa de Catequese, Paróquia do Santíssimo Coração de Jesus, na qual reuniram os Coordenadores de Pastorais, Diáconos, Equipes Missionárias, Representantes de Pastorais, os Párocos Pe.Aylton, Pe.Anderson, Pe.Jorge, Pe.Domício, Pe.Marcos... que representaram as comunidades de Ibiaí/MG, Lagoa dos Patos/MG, São João da Lagoa/MG, São João do Pacuí/MG, Claros dos Porções/MG, Zonas Rurais e Urbana do município de Coração de Jesus/MG, para debater a Proposta das Diretrizes de Ação Evangelizadora e Missionária da Igreja Particular de Montes Claros (2011-2015) e selecionar as Pistas apontadas pela Assembléia - Capítulo 6 das Diretrizes Arquidiocesanas (Nº318) as quais foram priorizadas aquelas que mais se fizeram urgentes nas comunidades presentes.
Após a Oração e Entrega do Documento Arquidiocesano, foi contemplado o Ato de Compromisso que todos presentes assumiram.
Palestrante Pe.Aylton ( Pároco de Coração de Jesus/MG.)
Os temas discutidos foram :
. Diretrizes de Ação Evangelizadora e Missionária da Igreja Particular de Montes Claros ( Pe. Aylton)
Palestrante Armânlia ( ...explica a linha do tempo...)
. Linha do Tempo (como foi elaborado o Documento) - Armânlia
. Ponto de Partida : Uma realidade que nos interpela, pois contradiz o Reino da Vida:
. Ponto de Chegada : A vida em plenitude para a pessoa inteira e para nossos povos:
. Exigência : Uma igreja em estado permanente de missão:
. As implicações : Uma conversão pastoral e a renovação eclesial:
. O itinerário : Uma caminhada em quatro estapas - Pe.Aylton
. Pistas de Ação - Gilberto.
Grupos de estudos da zona urbna da cidade de c.de Jesus/MG.
Durante os trabahos, vários grupos debateram as pistas apontadas pela assembléia, e, fortalecer o Setor Juventude e inseri-lo nos setores da Arquidiocese e elaborar Projetos para uma Catequese mais dinâmica ( esporte, arte, teatro), foi um dos temas mais discutidos e escolhidos como prioridade em todas as comunidades, justamente devido a existência de um grande número de jovens na região que necessitam de amparo e de alguém que os conduz ao caminho do bem.
Um outro tema foi realizar Assembléias para estudo e conhecimento do Novo Documento da Arquidiocese com intuito de divulgar e atrair novos agentes para as pastorais, missionários e lideranças de grupos de reflexão para que a continuidade dos trabalhos de base seja de forma organizada, contínua e eficaz.
Palestrante Gilberto explica as pistas de ação
Deverão ser organizados cursos para formação de Lideranças, com objetivo de adequar planos, capacitar agentes, despertar e fortalecer os grupos, etc.
A família e a paróquia como um lugar de formação.

.