Sítios Arqueológicos

SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS

Sítio arqueológico é um local, ou grupo de locais (cujas áreas e delimitações nem sempre se podem definir com precisão), onde ficaram preservados testemunhos e evidências de atividades do passado histórico (pré-histórico ou não) e que são avaliados e estudados segundo a disciplina da arqueologia.Um sítio arqueológico pode ser encontrado em vários países do mundo.

Antigo casarão do município de Coração de Jesus-MG.

Exemplos de sítios arqueológicos podem ser cidades antigas, necrópoles, túmulos, etc.


Coração de Jesus-MG.

São as heranças mais valiosas deixadas por nossos antepassados. Através destes, é possível entender um pouco mais dos hábitos, crenças e costumes dos povos que habitaram determinados lugares nesse mundo. Claro que muitos vestígios são perdidos pela própria ação do tempo e outros agentes de origem natural. A madeira, couro de animais, penas, ossos e muitos outros produtos da natureza, que certamente foram muito utilizados pelos homens não resistem à decomposição completa, salvo em casos específicos, onde o próprio ambiente ajuda na preservação. Infelizmente os arqueólogos e a sociedade em geral têm perdido informações importantes e valiosas para o meio cientifico, devido à destruição parcial e em muitos casos total de sítios arqueológicos, por parte do maior interessado no assunto, o próprio Homem. Suas ações, visam, na maioria das vezes o lucro em detrimento do valor cultural do patrimônio arqueológico brasileiro. Às vezes, o que é pior, pela simples falta de informação da importância de tais registros deixados no passado, tem prejudicado e muito, a pesquisa e a preservação dos sítios arqueológicos.

Sítios Arqueológicos existentes em Minas Gerais

Em Minas Gerais existem vários Sítios Arqueológicos, mas poucos são reconhecidos e registrados como Patrimônio Histórico. Outros constituem apenas peças arqueológicas que retratam a cultura e xistência de um povo.
Em Buritizeiro-MG iniciou-se a escavação de um Sítio Arqueológico a alguns anos; algumas peças foram encontradas no município de Coração de Jesus-MG, como por exemplo a Panela do Tapuia, uma escultura de pedra, do tornozelo e do pé, que dá a Minas uma condição priviligiada na arte escultural primitiva.
Cavernas do Vale do Rio Peruaçu (Januária e Itacarambi), MG.
Serra do Cipó
Os Sítios Arqueológicos na região de Lagoa Santa-MG.
Os Sítios Arqueológicos de Pintura Rupestre da região de Diamantina.
Na região do Triângulo Mineiro localizam-se dois importantes sítios arqueológicos nos municípios de Prata, e Uberaba.

























Panela do Tapuia

(Localizada dentro do município de Coração de Jesus-MG)

Era utilizada pelo silvícola pré-colombiano de Coração de Jesus para queima de trabalhos artesanais de barro. Trata-se de um elo perdido entre a cerâmina neobrasileira e a primitiva. ( Dados históricos e Lei orçamentária/1994).

Importância dos Sítios Arqueológicos

Conforme o último levantamento feito pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1998, existem 12.517 sítios arqueológicos em todo o território nacional. Hoje, acredita-se que esse número já tenha saltado para 20 mil.Sob o benefício da Lei 3.924 (26/07/1961), todos os sítios são considerados bens patrimoniais da União e, supostamente, contam com proteção especial. O tombamento, entretanto, reforça essa proteção e impede a destruição ou descaracterização dos sítios arqueológicos de grande interesse para a preservação da memória coletiva.

A região de Lapa Vermelha, no município de Lagoa Santa, a cerca de 40 quilômetros da capital de Minas Gerais, atualmente é considerada como um dos mais importantes sítios arqueológicos do continente americano. Lá foi encontrado o fóssil humano de cerca de onze mil anos conhecido como "Luzia", que aponta para novas teorias da evolução e ocupação do homem nas Américas. (link texto zarias)

Lapa Vermelha possui mais de uma centena de sítios arqueológicos registrados pelo Iphan e potencial constante de novas descobertas. Mas, conforme explica Prous, alguns sítios arqueológicos da região já foram destruídos pelo turismo descontrolado; outros dependem da conscientização dos proprietários. O patrimônio arqueológico amazônico também é ameaçado pelos grandes empreendimentos privados. Em 1992, a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) detonou a Gruta do Gavião, na província mineral de Serra dos Carajás, também no Pará. A gruta tinha datação comprovada em cerca de oito mil anos. Estudos posteriores constataram a existência de mais onze grutas pré-históricas na área da empresa. Numa dessas, a Gruta do Piquiá, foram descobertos ossos humanos e de animais, sementes e artefatos de cerâmica, com datação de nove mil anos. Foi na Gruta do Piquiá, também, que foi registrada a primeira ocorrência de artefatos feitos em ferro lascado no Brasil.