Comemoração da Independência do Brasil em Coração de Jesus.

Desfile da E.E.Benício Prates em  7 de Setembro/2015
Uma das funções da escola é contribuir para a formação do cidadão crítico e atuante na sociedade, e isso se dá quando ela ensina e pratica em seus dia-a-dia valores, costumes e conhecimentos que levam o aluno a adquirir condições para efetivar tal formação. Partindo desse pressuposto, a E.E.Benício Prates, desenvolve projetos que visam alcançar esse e outros objetivos, também, ligados a formação humana e social do aluno, bem como, levar esses conhecimentos a comunidade, como forma de enriquecimento cultural e intelectual.
Dessa forma, comemorar a data 7 de setembro não é só comemorar uma data cívica, ou cumprir com a proposta do calendário escolar, mas antes, informar, formar, levar conhecimentos, atualizar informações, fazer com que o aluno cresça em conhecimentos e valores.
Pelotão que homenageia os educadores 
A Escola proclamando a “Independência do Brasil”, tem por justificativa a necessidade de valorizar, junto aos alunos o Brasil como um país diversificado desde sua formação humana, suas riquezas, suas belezas naturais, sua história de “Independência” sobre os olhares críticos e construtores de novos conhecimentos, além do que o livro didático pode oferecer, mas reconhecendo tal diversidade no próprio aluno, na sua família, na sua cidade, seu estado e finalmente no seu país.
Linda apresentação da E.E.B.Prates em Coração de Jesus/Mg no 7 de setembro/2015
Foi em 7 de Setembro de 1822 a data em que foi proclamada a Independência do Brasil.
Conforme a história, o episódio conhecido como “Grito do Ipiranga”, ocorreu às margens do Riacho Ipiranga, onde o príncipe regente Dom Pedro I gritou “Independência ou Morte” e declarou a liberdade política, econômica e social do país.E pode ser hoje o início de uma nova mudança na maneira de ver e viver esta "independência". O Brasil precisa libertar-se da corrupção, da ignorância e do domínio de políticos sem compromissos.
Vamos relembrar que esse fato marcou o fim do domínio português e a conquista da autonomia do Brasil. Muitas tentativas ocorreram e algumas pessoas morreram na luta por este ideal, e nós vamos continuar lutando.
Daí percebe-se a importância de uma data como esta ser lembrada e comemorada por todos os brasileiros.
Fanfarra da E.E.B.Prates
 O desfile cívico do dia 7 de Setembro serve justamente para lembrar uma data que simboliza a autonomia conquistada e a determinação do brasileiro, característica inerente dessa população. Vamos resgatar nossos valores e continuar lutando para que nossa independência se concretize também na política, na sociedade e na dignidade de cada um dos brasileiros.
Desfile de 7 de setembro da E.E.B.Prates