SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE

"O homem não pode participar ativamente na história, na sociedade, na transformação da realidade, se não é auxiliado a tomar consciência da realidade e de sua própria capacidade para transformá-la, pois ninguém luta contra forças que não compreende. A realidade não pode ser modificada senão quando o homem descobre que é modificável e ele pode fazê-lo". ( Paulo Freire).
A Prof.Selma Galiza, em suas aulas expositivas/dialogadas, reforça com seus alunos que "uma comunidade humana sustentável terá que ser planejada de maneira tal que seus estilos de vida, tecnologias e instituições sociais respeitem, apoiem e cooperem com a capacidade inerente da natureza de manter a vida"(Fritjof Capra).

Conclusões tiradas em encontros e conferências no mundo inteiro sobre a sustentabilidade da vida na Terra demonstram que é consenso investir na mudança de mentalidade, na adoção de novos pontos de vista e novas posturas diante dos problemas socioambientais que se agigantam a cada dia.
Decisões e tratados internacionais sobre o tema apostam na educação para a construção de um mundo socialmente justo e ecologicamente equilibrado.
Aproveitando este modelo de educação, cujo processo pedagógico valorize a responsabilidade individual e coletiva na defesa da garantia das necessidades essenciais do ser humano e que promova a empatia e a aproximação com a natureza, a professora de Geografia Selma Vasconcelos Galiza, E.E.Benício Prates elaborou um projeto no qual inclui participação do programa semeando, e toda a comunidade escolar que tratou da importância desta interação entre o cidadão objetivando superar os problemas socioambientais.
"Conhecer o humano é antes de mais nada situá-lo no Universo"(Edgar Morin).
Alunos da E.E.Benício Prates fazem observação "in loco" durante uma aula de campo monitorada e planejada pela prof.Selma Galiza.

As aulas de campo foram inseridas como parte importante, pois os alunos estiveram em contato com a natureza e puderam observar de perto alguns impactos socioambientais causados pela ação antrópica, elaborando depois sugestões de como evitá-los e divulgando na comunidade em que vivem.

Melhor Redação da Escola Estadual Benício Prates de Coração de Jesus-MG, no Programa Semeando.

Tema : "Sustentabilidade e Meio Ambiente"
Aluna : Raquel Sayonara Mendes
Turma : 6º Ano "B" ( Ensino Fundamental )
Prof.Geografia : Selma Vasconcelos Galiza

SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE

A vida de pessoas que habitam a terra e das gerações futuras depende, cada vez mais da preservação dos Recursos Naturais e do enfrentamento das desigualdades sociais.
Sustentabilidadee Meio Ambiente são dois ítens muito importantes em nossa vida.
O amor à Natureza e o respeito ao próximo podem transformar o mundo em que vivemos, em relação ao Meio Ambiente, o homem conheceu a si mesmo, inventou a arte, descobriu o fogo, fez música, desenvolveu medicamentos e produziu alimentos.
O homem é parte dessa natureza e precisa dela para sobreviver.
Em outras palavras, é preservar a árvore para que todos possam comer seus frutos e plantar mais sementes. Em breve pode-se dizer que Sustentabilidade é uma espécie de poupança ambiental.
"Quem conhece ama, Quem ama cuida". (revista semeando)
E isto é, a preservação do meio ambiente que é condição para a conquista da Paz na terra.
Além da mudança de mentalidade da sociedade, será preciso um grande esforço coletivo, não apenas a preservação.
Amo essa NATUREZA!
(Raquel Sayonara)