Urbanização e crescimento das cidades.

Coração de Jesus-Minas Gerais
Plano Piloto

A expressão, plano pilloto,  costuma se referir a qualquer plano preliminar ou de embasamento a um empreendimento. No entanto, a palavra está, sobretudo associada ao urbanismo moderno de matriz funcionalista do século XX e se refere a planos urbanísticos de forma geral. Não deve ser confundido, no entanto, com o plano diretor.



Plano piloto se refere a como Brasília foi construída. Olhe o mapa de Brasília por cima e perceberá que parece um avião, devido a isso se chamou plano piloto.
  Mapa de Brasília - DF
O que é o Plano Diretor?
O Plano Diretor está definido no Estatuto das Cidades como instrumento básico para orientar a política de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana do município.
É uma lei municipal elaborada pela prefeitura com a participação da Câmara Municipal e da sociedade civil que visa estabelecer e organizar o crescimento, o funcionamento, o planejamento territorial da cidade e orientar as prioridades de investimentos. 
Bairro Buriti
Objetivos do Plano Diretor
O Plano Diretor tem como objetivo orientar as ações do poder público visando compatibilizar os interesses coletivos e garantir de forma mais justa os benefícios da urbanização, garantir os princípios da reforma urbana, direito à cidade e à cidadania, gestão democrática da cidade.
Praça Ferreira Leal
Funções do Plano Diretor:
1.  Garantir o atendimento das necessidades da cidade
2.  Garantir uma melhor qualidade de vida na cidade
3.  Preservar e restaurar os sistemas ambientais
4.  Promover a regularização fundiária
5. Consolidar os princípios da reforma urbana.
Centro
O Plano Diretor é obrigatório para municípios:

1.  Com mais de 20 mil habitantes
2.  Integrantes de regiões metropolitanas
3.  Áreas de interesse turístico
4.  Situados em áreas de influência de empreendimentos ou atividades com significativo impacto ambiental na região ou no país.

O plano diretor organiza o bairro, estrada, construções e urbanismo para manter o controle destas e outras atividades, porem cada cidade tem seu plano diretor.
Bairro Diamante
Planejamento urbano
É o processo de criação e desenvolvimento de programas que buscam melhorar ou revitalizar certos aspectos (como qualidade de vida da população) dentro de uma dada área urbana (cidade ou Vila); ou do planejamento de uma nova área urbana em uma dada região, tendo como objetivo propiciar aos habitantes a melhor qualidade de vida possível.


Bairro São Rafael
Planejadores urbanos  
Os planejadores urbanos trabalham tradicionalmente junto das autoridades locais, geralmente para a municipalidade da cidade ou vila, embora nas últimas décadas tenham se destacado os profissionais que trabalham para organizações, empresas ou grupos comunitários que propõem planos para o governo. O dia-a-dia de um planejador urbano inclui principalmente melhorias na qualidade de vida dentro de uma certa comunidade. 
O foco do planejamento urbano é a organização e o desenho de assentamentos humanos, desde as menores vilas até as maiores cidades. Na foto bairro Sagrada Família.

Uma comunidade é vista por um planejador urbano como um sistema, em que todas as suas partes dependem umas das outras.