JOGOS ESCOLARES ( JIB )

Importância dos Jogos na Educação dos jovens.

Mais uma vez a E.E. Benício Prates acorda a comunidade corjesuense com uma atividade dinâmica e animada, enfeitando as ruas da cidade com seus alunos organizados para iniciar a semana dos JIB (Jogos Internos do Benício), que acontece todos os anos no  CECORJE ( Complexo Esportivo de Coração de Jesus ), com participação e coordenação de todos os professores da escola, tendo como equipe organizadora os professores de Educação física.
Profs. Selma, Maria de Jesus, Nice e Patrícia (coordenadoras da equipe prêta)

Historicamente o jogo é encontrado em todas as atividades humanas e pode ser analisado numa perspectiva cultural, estando inserido nos costumes dos diferentes povos do planeta. Conforme as diferentes manifestações culturais, os jogos apresentam expressões e características próprias (na linguagem, no conhecimento, na arte, na poesia,...). Pode ser  mais antigo que a própria cultura, pois esta, vem antes e determina a formação das sociedades humanas. 

A formação cultural tem um caráter lúdico e o conceito de jogo deve estar integrado no conceito de cultura. Os animais também realizam atividades lúdicas, independentes da ação do homem, podendo determinar a dimensão natural que o jogo ocupa. Diante do exposto o jogo é um fenômeno cultural tendo um grau de importância na formação do ser humano. 

 
A passeata saiu da E.E.Benício Prates e terminou no CECORJE, onde acontece os jogos.

Assim, no espaço escolar, o jogo pode ser um veículo para o desenvolvimento social, emocional e intelectual dos alunos. O professor das fases iniciais pode – e deve -permitir a brincadeira. Entretanto, mais importante que isso é definir os objetivos que se deseja alcançar, para que este momento seja, de fato, significativo. “Ensinar a brincar”, de forma a mediar ações na zona de desenvolvimento proximal é uma forma de promover o crescimento de seu aluno.