CARNAVAL EM CORAÇÃO DE JESUS/MG


Importância do Carnaval
 
Silvana, Selma e Katyane, "Bloco da União" ( odaliscas e borboletas) no desfile de carnaval em Coração de Jesus/Mg na década de 80.
Analisados sob a perspectiva da geração de renda e empregos, o Carnaval, além de contribuir diretamente no fortalecimento da economia do município e principalmente ser a conclusão de um trabalho que movimenta e dá vida à comunidade local gera também benefícios de ordem social de grande valia e importância.

Parabéns aos idealizadores deste carnaval em Coração de Jesus, foi um resgate bem sucedido. Percebeu-se isto através da alegria dos foliões e das pessoas que apreciavam a festa.


Palanque do Corafolia na Av.Montes Claros, em Coração de Jesus/Mg.
O Carnaval é uma das manifestações culturais de maior magnitude no nosso país, transformando-o em um pólo irradiador dessa tradição cultural para todos os lugares do mundo, que se encantam e admiram com o amor e o carinho que o brasileiro tem por essa festa. E a questão não se limita apenas à festa em si e sua essência, mas através dos anos se criou toda uma indústria que dá o suporte para que o carnaval possa efetivamente acontecer.

Isso pode ser claramente percebido quando se fala sobre os desfiles das escolas de samba, e inegavelmente o grande parâmetro para avaliação em relação a essa questão está na cidade do Rio de Janeiro, que possui o desfile de carnaval mais conhecido e estruturado do país servindo de modelo e objetivo para outras cidades do Brasil.

Todo esse cenário se torna propício para trazer a tona à discussão da importância do Carnaval em Coração de Jesus, uma vez que o desfile da cidade, outrora já foi considerado como um dos melhores desfiles da região.

Além disso, tomando como referência a situação atual da cidade e de sua comunidade, aliado ao modelo econômico vigente, demonstra a necessidade de geração de empregos e renda, uma vez que o turismo é uma das fontes de renda mais eficaz do mundo moderno.

Um outro motivo também é viabilizar através da criatividade e produção das pessoas da comunidade, os verdadeiros artistas da cultura, da música, do canto e da dança que existe em Coração de Jesus.

2. HISTÓRIA DO CARNAVAL


Mazinho era um dos componentes da banda no carnaval da década de 80.
 O carnaval é uma das mais tradicionais manifestações de folclore que existe. Sendo que é importante nesse contexto estabelecer o significado de folclore a fim de poder trabalhar o assunto conhecendo melhor o âmbito de sua abrangência. Para tanto se entende por folclore o conjunto de tradições, conhecimentos ou crenças populares expressadas através de diversas formas tais quais os provérbios, os contos, as canções, as danças entre outras formas de expressão de um povo. 
 Nesse contexto o carnaval é a festa profana mais antiga que se tem registro, tais registros datam de mais de três mil anos. As suas raízes mais remotas encontram-se na Grécia Antiga, no culto a Dionísio, que mais tarde foi celebrado em Roma como Baco, e posteriormente espalhando-se por toda a Europa. Baco era um deus bastardo para os pagãos. Introduziu-se nas terras gregas e conforme as plantações de parreiras se espalhavam pelas ilhas da Grécia cada vez mais gente o celebrava. Em todas as festas no campo ele se fazia presente. Ele era representado por uma figura humana, com chifres, barba e pés de bode, além de estar sempre com um olhar embriagado.


Rotatória da Av.Montes Claros em C.Jesus/Mg, hoje.
 A partir da revolução de 30 e todo o contexto criado para tentar suprimir a manifestação espontânea, o carnaval começa a trilhar novos caminhos. Surgiram os desfiles regulamentados, ordenados em forma de concurso, dando origem aos desfiles carnavalescos como são vistos atualmente. Ao longo do tempo esse novo sistema de expressão da cultura popular foi evoluindo e se aperfeiçoando, até se transformar no espetáculo que atrai a atenção de pessoas nos quatro cantos do mundo. O Rio de Janeiro é hoje a referência nacional quando se fala em desfiles das Escolas de Samba durante o período do carnaval.



3. ECONOMIA E CARNAVAL

Apesar de se tratar de uma festa de expressão da cultura popular, com as modificações estruturais que sofreu ao longo do tempo, o carnaval passou a ser observado sob uma perspectiva profissional, passou a ser gerenciado, transformou-se em um grande negócio que hoje movimenta um número sem fim de pessoas e recursos para sua realização. Tem influencia direta em uma das atividades que mais cresce na atualidade, o Turismo, já que atrai pessoas de todas as partes do mundo para festejar e se divertir durante os dias de folia.

A economia de uma região onde são realizados os desfiles carnavalescos é impulsionada durante o transcorrer de todo o ano, pois toda a sociedade trabalha e produz direta e indiretamente para a consecução final dos dias apoteóticos da festa.

Desse universo das agremiações surgem grandes expressões na cultura popular brasileira como compositores, músicos, ritmistas, intérpretes, passistas, foliões e muitos mais. Muitos ídolos da população começam a ganhar notoriedade justamente no ambiente da Escola de Samba, onde passam por uma espécie de aprendizado maturando e estagiando no mundo
 artístico. 
Rua Cel.Francisco Ribeiro (C.de Jesus), também acontecia o Carnaval de rua, só marchinhas