Turismo: Estado do Espírito Santos/Brasil

Vou começar apresentando para vocês, VITÓRIA, capital do Estado do Espírito Santo, no Brasil. Mais uma das inúmeras maravilhas encontradas neste país que é lindo por natureza. O país das Maravilhas!

Praias, montanhas, construções históricas e religiosas, parques, mirantes, muita moqueca e torta capixaba. Isto e muito mais vamos encontrar neste Estado brasileiro.
Vitória é um município brasileiro, capital do estado do Espírito Santo, na Região Sudeste do país. É uma das três capitais do país cujo centro administrativo e a maior parte do município estão localizados em uma ilha, no caso, a Ilha de Vitória.
O estado do Espírito Santo é mais um dos estados brasileiros que tem como destaque a sua história, cultura e tradição, já que desde a época dos portugueses foram construídas inúmeras vilas que hoje são lindas cidades históricas, como é o caso da capital Vitória e a cidade de Vila Velha.

Vitória também é a cidade mais preparada do estado em termos de infraestrutura turística e por isso que é a cidade que mais recebe visitantes. É uma cidade para os turistas saborearem os sabores da terra capixaba, apreciarem as belas paisagens com vista para o mar e explorar os lindos parques da região.
O Espírito Santo tem mais de 400 quilômetros de extensão de costa litorânea e em termos de praia o destaque fica com Vila Velha, principalmente com a Praia da Costa, que tem águas transparentes com partes de mar mais agitado e partes de mar mais calmo.

Outro destaque fica com Guarapari que atrai turistas do mundo inteiro por ter boa rede hoteleira, lindas praias, clubes aquáticos, aquários, exposições marinhas e passeios de mergulho.
Na gastronomia, o destaque fica com a moqueca capixaba que é o prato mais conhecido da culinária do Espírito Santo. Além da moqueca, os destaques ficam com a torta capixaba, caldo de siri e a caranguejada.

Mesmo sendo pequeno, Espírito Santos, acaba sendo um bom estado para passear e viver bons momentos. 
Parque Botânico
Parque Botânico Vale, conta com diversos atrativos de lazer, palestras e exposições de educação ambiental, trilhas ecológicas, lagos, parquinhos, biblioteca, palco de apresentações, espaço para oficinas, e muito mais.
Vila Velha é um município brasileiro localizado no litoral do estado do Espírito Santo, na Região Sudeste do país. Pertence à Região Metropolitana de Vitória e ocupa uma área de 209,965 km², sendo que 54,57 km² estão em perímetro urbano, e a população em 2018 foi estimada pelo IBGE em 486 208 habitantes, o que faz do município o segundo mais populoso do Espírito Santo, atrás apenas da Serra.


Atualmente, tem um grande porte industrial, e é o segundo maior centro comercial do estado, depois da capital, Vitória. Possui 32 quilômetros de litoral, sendo praticamente todo recortado por praias, as quais constituem importantes ícones turísticos e paisagísticos, como a Praia da Costade Itapoã e de Itaparica. Anualmente, também realizam-se diversos eventos que fortalecem ainda mais a presença de turistas, como a Festa da Penha, em homenagem a Nossa Senhora da Penha, considerado o terceiro maior evento religioso do Brasil; o Festival do Chocolate, em que a Chocolates Garoto, uma das maiores e mais antigas indústrias de Vila Velha.

Guarapari
Guarapari é um município brasileiro no litoral do estado do Espírito Santo, Região Sudeste do país. Localiza-se na Região Metropolitana de Vitória e sua população em 2018 era de 122 982 habitantes. A sua distância até Vitória é de 51 quilômetros
O topônimo "Guarapari" é de origem indígena onde "Guara" se refere à ave de plumagem vermelha Guará, e "parim" se refere à arma utilizada pelos povos indígenas locais para a caça do animal, que era muito comum na região. Com o tempo, passou-se a adotar o nome "Guarapari" no lugar de "Guaraparim", pois o primeiro era mais utilizado.


A cidade, assim como toda a região central do Espírito Santo, possui vários afloramentos graníticos e muitas enseadas e baías protegidas. A sede da cidade é a nível do mar, mas, graças à proximidade com a região serrana do estado, alguns distritos da cidade chegam a mil metros de altitude.


Com faixas douradas e escuras, esta é a principal praia de areia monazítica de Guarapari. Além dos idosos que se enterram nas areias em busca de suas propriedades medicinais, muitos jovens frequentam o local. É pequena, com apenas 200 metros de extensão, e tem ondas fortes. Uma trilha sobre as pedras, no lado direito, leva à prainha das Pelotas, aos pés de uma falésia.
Sobre a Viagem de Trem Belo Horizonte-Vitória

O trem percorre um total de 664 km, levando passageiros de Belo Horizonte à Vitória, é a viagem mais longa feita de trem no Brasil. A viagem tem um percurso total que dura entre 13/14 horas. Passa por cidades históricas mineiras que ficam às margens dos rios Doce e Piracicaba. Por ser uma viagem longa, o trem conta com um vagão lanchonete e um vagão restaurante. Há também um vagão exclusivo para portadores de necessidades especiais.
As partidas são todos os dias de Belo Horizonte com saída às 7h30 e chega à vitória aproximadamente às 20h30. E o que sai na direção contrária, de Vitória (em Cariacica na Região Metropolitana de Vitória) sai às 7h para Belo Horizonte e chega aproximadamente às 20h.
Domingos Martins 
Cidade do Verde. Assim é conhecida Domingos Martins por manter preservada uma importante faixa da Mata Atlântica e registrar de mais de 100 mil plantas, sendo mais de 1.300 espécies de orquídeas e bromélias, que trazem reconhecimento nacional e internacional. Domingos Martins possui espécies como a Cattleya Warneri considerada a maior orquídea em tamanho de flor no mundo, sua flor pode alcançar até 25 cm de diâmetro. Também é nativa da região a Barbosella Miersii, uma micro-orquídea que possui a menor flor do mundo, sua flor é do tamanho da cabeça de um alfinete.
O conjunto da vegetação existente no município pode ser bem definido pela área do Parque Estadual da Pedra Azul, reserva estadual criada em 1960 para proteger um conjunto de valores naturais onde se destaca a Pedra do Lagarto, de formação de granito e gnaisse unida à Pedra Azul, a 1.822 metros de altitude. Inclui a vegetação rupestre (que se desenvolve sobre as pedras) e a Floresta Ombrófila Altimontana (matas influenciadas pelo alto regime das chuvas localizadas acima de 1.500 metros de altitude), que conta com espécies como orquídeas, bromélias, ingás, cedros, cássias, ipês, canjeranas, além de inúmeras variedades de canela.
A sede do município, a 542 metros de altitude, está apenas a 43 km de Vitória, a capital do Estado. A BR 262, com suas belas paisagens de montanhas, liga as duas cidades.
  Estado do Espírito Santo, de um modo geral, possui um clima tropical ou quente. O Município de Domingos Martins, porém, devido à altitude do seu relevo (90% acima de 500 m), tem um clima tropical de altitude com temperaturas mais amenas durante o ano (média anual inferior a 20° C).