Meio Ambiente em Questão

Praça Dr. Samuel Barreto, uma das mais arborizadas em Coração de Jesus/Mg
Durante a realização deste projeto sobre o Meio Ambiente, foi registrado a história verbal de alguns bairros da cidade de Coração de Jesus/Mg. Divulgado também, relatos sobre o meio ambiente e como está sendo tratado pela comunidade local.
Quadra da E.E.Benício Prates durante a apresentação do Projeto sobre o Meio Ambiente em Questão
Projeto
MEIO AMBIENTE EM QUESTÃO
- "Água: um recurso esgotável?"
- "Onde vai parar nosso Lixo?"
- “Como evitar a degradação do meio ambiente?”
Compreender que a relação homem-natureza precisa ser mais harmônica, pois o homem ao mesmo tempo em que destrói, torna cada vez mais dependente do meio ambiente e, esse ambiente precisa ser conservado para garantir a sobrevivência das futuras gerações.
Alunas do 3º ano da E.E.Benício Prates na apresentação
das pesquisas nos bairros de Coração de Jesus/Mg.

E ainda...
·        Entender a educação ambiental como questão de sobrevivência.
·        Sensibilizar a comunidade escolar sobre a mudança de postura para a prática da educação ambiental.
·        Desenvolver o espírito criativo e a consciência crítica através da observação “in loco”, colher informações, fazer análise e sugerir melhorias.
·        Colocar em prática e aperfeiçoar a aprendizagem dos alunos em sala de aula, através das aulas de campo e culminância do projeto na escola.


O modelo econômico vigente difunde a necessidade de produzir, comercializar e consumir sem se preocupar com a escassez dos recursos naturais e sua sustentabilidade para as futuras gerações. Essa ideologia de mercado tem se propagado por quase todos os cantos do mundo, a produção em larga escala e os avanços tecnológicos tornam os produtos obsoletos em pouco tempo e os consumidores se sentem na obrigação de descartar os produtos usados e adquirir os de ultima geração.

Exposições dos trabalhos na culminância do Projeto sobre o Meio Ambiente em Questão
Neste contexto entende-se a prática da educação ambiental no ambiente escolar como uma alternativa para sensibilizar nas pessoas a necessidade de mudança de postura e costumes frente ao que nos impõe a propaganda. O agir local poderá fazer toda a diferença, pois à medida que adotarmos novos ideais de vida com respeito ao meio ambiente estes poderão atingir um maior número de indivíduos.
Pesquisa realizada pelos alunos e conclusões registradas.
O meio ambiente oferece aos seres vivos as condições essenciais para a sua sobrevivência e evolução. A sociedade humana não se sustenta sem água potável, ar puro, solo fértil e sem um clima ameno. Não há economia sem um ambiente estável.

Trabalhos realizados  pelos alunos após pesquisas nos bairros
da cidade de Coração de Jesus/MG.

Muitas pessoas, no entanto, ainda não compreenderam isso. Ao desenvolver suas atividades socioeconômicas, destroem de forma irracional as bases da sua própria sustentação. Não percebem que dependem de uma base ecológica para a sua vida e a de seus descendentes.Vivem como se fossem a última geração sobre a Terra.




Felizmente o ser humano começa a tomar consciência que a Terra é o seu lar. Após décadas de devastação ambiental, há sinais de mudanças.Verificam-se muitos avanços, como por exemplo:

.criação de instituições para cuidar do meio ambiente;
.realização de encontros locais, nacionais e internacionais;
.crescente mobilização mundial;
.aperfeiçoamento de fontes renováveis de energia;
.desenvolvimento de processos de gestão ambiental, como: educação ambiental; licenciamento ambiental; legislação ambiental; zoneamento ambiental; criação de unidades de conservação (parques nacionais); engenharia ambiental, tecnologias limpas; manejo de bacias hidrográficas; reciclagem.

Entretanto, apesar de inegáveis avanços, o meio ambiente ainda carece de muitos cuidados. Ainda poluímos o ar que respiramos, degradamos o solo que nos alimenta e contaminamos a água que bebemos.

TRABALHOS DE CAMPO
ETA (Estação de Tratamento do Esgoto)

Visita à Estação de Tratamento de Esgoto – ETE 

Objetivos

- Entender o processo de destinação adequada dos efluentes domésticos;
- Compreender que os efluentes direcionados a ETE evitam os sistemas de fossas sépticas  que contaminam o solo e o lençol freático. 

-Matutino: 3° Ano Roxo e 3° Ano Preto 
-Vespertino: 1° Ano Azul e 3° Ano Azul

O atual modelo de "desenvolvimento" produz exclusão social e miséria por um lado, e consumismo, opulência e desperdício, por outro. Baseia-se no aumento crescente da produção e do consumo.

Aumentando o consumo, aumenta-se a pressão sobre os recursos naturais, ou seja, necessita-se mais água, mais matérias-primas, mais eletricidade, mais combustível, mais solos férteis. Com isso, cresce a degradação ambiental em todas as suas formas. Perde-se então a qualidade de vida. 


Palestra do Agente da Copasa/Mg  
Visita à Estação de Tratamento de Água – ETA
Objetivos:
-Refletir sobre a importância desse recurso natural no sentido de que ele não é inesgotável e o cuidado em relação a sua poluição, pois o processo de limpeza que será mostrado é algo complexo que detém um custo muito alto, dessa forma uma preservação através da educação seria uma forma eficaz da manutenção desse recurso tão precioso;
-Os alunos terão conhecimento da importância da água limpa, apresentando a questão das doenças provenientes de águas impróprias para consumo.
Observando como é feito o tratamento da água (ETA)
 8° e 9° anos
Consumir água tratada evita uma gama de doenças causadas por bactérias e micro organismos contaminantes. Além do tratamento adequado, que já acontece nas cidades com a distribuição encanada se faz necessária a filtração adequada.
O tratamento refere-se à remoção de contaminantes e impurezas antes de chegar à casa das pessoas. O tratamento é necessário devido aos resíduos das substâncias presentes no meio ambiente podem ser prejudiciais ao homem. Esse tratamento se diferencia de acordo com sua captação. Se for captação em águas subterrâneas, no caso de poços profundos, o tratamento pode ser deixado de lado, porque essa água é filtrada naturalmente pelo solo e se não houver a exposição a agentes poluidores, não serão contaminadas. É necessária apenas a desinfecção com cloro ou outro elemento filtrante.
Alunos do 9º ano observando o rio Canabrava

Visita ao Rio Canabrava (São Crispim)
Objetivos
-Conhecer o local de captação de água da COPASA;
-Observar a vegetação ribeirinha, caracterizando-a;
-Observar a intervenção humana na área visitada.
Caminhada Ecológica até o rio Canabrava (S.Crispim)
1° e 2º Anos (Ensino Médio)
Mas afinal porque tantos afirmam que a água está com seus dias contados?
Essa pergunta pode ser respondida de uma forma clara e objetiva. Se considerarmos a água de modo geral (salgada e doce) existente em nosso planeta podemos considerá-la como um bem infinito, pois o ciclo hidrológico que rege  a Terra a renova constantemente com a evaporação e a precipitação. Porém se levarmos em conta apenas a água potável necessária e disponível para o consumo humano podemos dizer que ela será considerada um bem finito pois a ação antrópica degrada grande parte deste bem tão valioso fazendo com que uma parcela significativa da população mundial não possa ter acesso a ela.

A água cobre 75% da superfície da Terra. A água salgada está presente nos mares e oceanos e representa 97,4% de toda a água. A doce, portanto, não chega a 3%, sendo que 90% desse volume corresponde a geleiras e o resto a rios, lagos e lençóis subterrâneos. Daí a importância da preservação dos mananciais.

Observando a Horta Orgânica 

Visita a uma horta Orgânica (Faz. Sabina)
Objetivos
-Despertar o interesse dos alunos para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação; 
-Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas utilizadas como alimentos; 
-Conscientizar da importância de estar saboreando um alimento saudável e nutritivo;
-Estimular os alunos a construírem seu próprio conhecimento no contexto interdisciplinar.



Plantar, regar e colher. O ciclo natural respeitado, sem interferência de agrotóxicos e produtos para aumentar a produção. Quem gosta de verduras fresquinhas com sabor da “salada da vovó” tem uma ótima opção. Além de propiciar qualidade de vida para a comunidade, tem a função de projeto ambiental para toda a população.
Prof.Claudio com os alunos da E.E.Benício Prates 
As hortaliças, abrange mais de 100 espécies, são consumidas cruas, cozidas, industrializadas e como condimentos. Muitas são de conhecimento público, mas algumas só aparecem em mercados regionais fazendo parte de pratos típicos. A horta é essencial para a melhoria da qualidade de vida das famílias.
A horta é importante sob o ponto de vista nutricional, como forma de terapia ocupacional, na melhoria do hábito de consumo das pessoas, na economia das famílias e até na manutenção e/ou melhoria da saúde e prevenção de doenças. É importante destacar, no entanto, que todos os benefícios proporcionados pela horta deixam de existir se forem utilizados agrotóxicos e adubos químicos.
O maior desafio dos educadores no século XXI é se adequar a maneira como as crianças e adolescentes pensam para que o conteúdo seja absorvido de maneira satisfatória. Uma boa estratégia é trazer a prática para a aula. Deste modo, a teoria passada em sala ganha exemplos reais e deixa de ser abstrata.
Alguns canteiros da Horta Orgânica na Faz.Sabina
As hortas também podem inserir a comunidade, trazendo para o projeto os pais e familiares dos alunos. As crianças servem de multiplicadores, porque levam o que aprendem na escola para casa e, deste modo, a influência da horta não se restringe à escola.
Interior da Gruta Madame Cassu

Visita à Gruta Madame Cassu.

Objetivos

-Identificar diferentes formas de relevo em Coração de Jesus;
-Conhecer uma gruta calcária e aprender a respeitar e valorizar o patrimônio histórico;
-Estar em contato com o Cerrado e caracterizar o mesmo.

Turmas do 2º ano (Ensino Médio)

Alunos da E.E.Benício Prates e E.E.Cel.Fco.Ribeiro
a caminho da Gruta Madame Cassu para pesquisas.
As Grutas, que podem também ser chamada de cavidades naturais subterrâneas, fascinam os homens desde os tempos antigos, onde eram usadas para protegê-los de animais e do frio. Sabemos disso, porque já foram encontradas pinturas em suas paredes de pedra, e conchas que nos dão sinais da existência de sambaquis naquela época, ou seja, uma forte presença humana desde a antiguidade.
As Grutas sofrem uma grande intervenção humana e isso dificulta a preservação delas, pois são muito usadas para estudos.

A fauna das grutas depende do lugar onde se localizam, da temperatura do local e dos acontecimentos geológicos. Em geral, as Grutas de calcário, em sua evolução, passam por momentos de total escuridão permitindo e forçando a adaptação de diversos seres vivos.
Esses seres que vivem ou utilizam essas grutas, sofrem muito com os impactos trazidos pelos homens, tanto da forma direta, quanto da forma indireta.
 
As grutas podem não parecer, têm uma grande importância ao ecossistema do lugar onde são localizadas. No momento em que há um impacto grande que cause uma desestruturação do ambiente externo, que tenha sido causado ou pela natureza ou pelo homem, isso compromete o estado de conservação do próprio ambiente externo.

O que falta para o Brasil ter uma boa preservação é estudo sobre as grutas.
Outro desafio é educar a população a respeito da importância da preservação desses ecossistemas. Essas informações a favor da preservação não devem apenas ser pensada, tem que ser divulgadas, através da prática de educação ambiental, sendo essencial formar profissionais capazes de cumprir essa tarefa. Eles terão que fornecer, à população interessada, uma visão completa das cavernas (grutas), contendo todos os seus aspectos geológicos e biológicos, na intenção de despertar interesse.


Professores: Selma, Diva, Clarisméia, Jacquelane, Mary e Elizabete.(visita à Gruta Madame Cassu)
Professores e alunos da E.E.Benício Prates

Agentes da Copasa/Mg, professores e alunos em visita a ETE de Coração de Jesus/MG















Professores: Selma, Geane, Ivana e Rosane (visita à ETA)