O que observei e aprendi na minha caminhada como “político” em Coração de Jesus,Mg.

“Uma população descrente, assustada  e carente de atenção... mas muito acolhedora e educada!”

Como prioridade, a cidade de Coração de Jesus precisa urgente de programas sociais para mudar a realidade sobre a qual persiste. Mais hospitais, unidades de saúde melhores equipadas e com um efetivo de Agentes de Saúde capazes de atingir até os lugares mais distantes na zona rural nas quais presenciei uma triste realidade com idosos acamados ou isolados apesar de aposentados, mas que desconhecem seus direitos.


Preocupação com o social?
Sim.
Apesar de professora, sou também socióloga e Cientista Social, e sei que a política social é capaz de mudar toda uma região. Observei que, a que está em vigor é ineficaz, talvez por falta de recursos...Conhecimentos...Sei lá.
 Observei também, a quantidade de pessoas que moram em uma só casa, tumultuadas e sem infra-estrutura. Jovens desempregados, fora da escola, um grande número de dependentes químicos que usam drogas compulsivamente, aumentando ainda mais a insegurança.
Vejo que é papel dos vereadores, junto à Câmara observar e dar mais apoio às Instituições que dão suporte às políticas  sociais. Dar mais atenção e observar a dificuldade que a população tem para acessar políticas básicas como, por exemplo, um exame, uma cirurgia, um simples atendimento à saúde. A insegurança das pessoas é assustadora. Muitas pensam até em abandonar a zona rural e outras em isolar-se.


E tudo isto tem solução.
Não vejo dificuldades em solucionar estes problemas. Bons projetos podem ser elaborados, com uma política integrada, que trabalha primeiro o acesso da população de Coração de Jesus às políticas básicas. Mais investimentos nas unidades básicas de saúde e orientar a população a entender o que é necessário: prevenção e acompanhamento.
Vi que muitos pulam esta etapa e procuram logo o hospital por falta de orientação ou talvez porque quando vão até os PSFs não encontram médicos e medicamentos, filas muito grande e agendamento a perder de vistas, acabam não voltando mais.
O que se investe hoje é mais do que o preconizado por lei. Com esse valor é possível, sem desperdício, promover um atendimento de qualidade. É totalmente possível não deixar faltar vacinas, materiais, medicamentos e a presença de um médico, mesmo que em lugares mais longínquos.

Quanto à segurança Pública...
Por mais que Coração de Jesus seja uma cidade pequena, é necessário dar uma guindada na segurança pública.
Visitando as comunidades e casas de populares, ouvi tantos relatos “casos” que nunca imaginava acontecer em Coração de Jesus. O município pode sim, reforçar a guarda municipal com mais qualificação e fazer uma parceria com a Polícia Militar. A Prefeitura, juntamente com a Câmara, é a grande responsável pela segurança. Uma das propostas que pode dar certo, é levar o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas) a todas as escolas urbanas e rurais. Ajudá-los a ministrar um curso de cidadania, prevenção às drogas e de disciplina. Mais unidades móvel de PM.
Observei também que uma grande quantidade destes crimes e da violência em Coração de Jesus está ligada às drogas: ou para comprá-las, ou pelo efeito dela e do álcool.

Na Educação...
Precisamos ouvir mais os professores e profissionais da educação. Além de socióloga, sou também professora há 30 anos. Conheço a realidade de nossa comunidade. Já trabalhei na Secretaria de Educação Municipal e observei nestas minhas visitas às comunidades rurais, que muita coisa não mudou, acho que até regrediu. Encontrei com professores que ministram aulas em uma só turma com alunos de pré-escolar, 1º, 2º e 5º anos do ensino fundamental. É um retrocesso das turmas multisseriadas. Temos que melhorar a qualidade do ensino, preparar as crianças e jovens para o futuro e remunerar dignamente os professores, além de equipar as escolas e envolver a comunidade do local na educação das crianças.

No Trânsito...
Visitei lugares na zona rural que meu carro não conseguiu chegar. Se existiu estrada, acabou. Precisamos melhorar a manutenção das estradas vicinais. Na área urbana, efetivar a sinalização das ruas, colocar placas de trânsito, construir passeios e asfaltar as muitas que ainda não são calçadas.


E observei mais...
O comércio hoje está muito “parado” e desvalorizado, sem perspectiva de melhora. Primeiro por causa da crise que o país enfrenta e depois por falta de incentivos e idéias inovadoras. Na minha opinião, aquele que gera emprego e renda tem que ser ajudado e valorizado. Precisamos sim, reunir Câmara e Comerciantes para traçar projetos no sentido de melhorar e elevar o comércio em Coração de Jesus.
Existem tantas alternativas!
Valorizar o turismo (comercial, cultural e ecológico), proporcionar a implantação de faculdades em Coração de Jesus, se possível um Campus. Efetivar uma fiscalização mais educativa e não punitiva, valorizar e incentivar as artes, a cultura...

Tudo isto que concluí foi em pouco tempo de caminhada e visitas em Coração de Jesus.
Quanta realidade um VEREADOR pode mudar. Já imaginou uma Câmara atuante?
E um “bom” Prefeito?????                         (Selma Galiza)

REFLITA...