Dia Internacional da Mulher

Escola Estadual Benício Prates presta homenagem às mulheres.

É preciso, pois, combater a cultura machista na sociedade (e isso não significa “combater os homens”!), melhorar o acesso das mulheres a postos de trabalho e cargos elegíveis, promover melhores salários, efetivar o direito da mulher sobre o seu próprio corpo e sobre a sua liberdade individual.
A figura da mulher, de elemento secundário, passou a ser algo extremamente importante na sociedade atual, onde ela exerce cada vez mais um papel de protagonista, embora ainda sofra com as heranças históricas do sistema social patriarcalista em seu dia a dia. Com o tempo, graças às lutas promovidas, a mulher vem conseguindo aumentar o seu espaço nas estruturas sociais, abandonando a figura de mera dona de casa e assumindo postos de trabalho, cargos importantes em empresas e estruturas hierárquicas menos submissas.
Apesar de uma maior presença no mercado de trabalho, ainda há uma desigualdade no que se refere aos diferentes gêneros. A mulher, em muitos perfis familiares, acumula tanto as funções trabalhistas quanto as domésticas e até as maternas, ficando, muitas vezes, sobrecarregada. Além disso, o número de mulheres ocupando cargos de nível superior nas empresas ainda é menor, embora elas constituam a maioria apta a pertencer ao mercado de trabalho. E por falar em trabalho, o salário da mulher ainda é proporcionalmente menor do que o dos homens na sociedade atual, fator que fica ainda mais crítico quando nos referimos às mulheres negras.
Nos cargos políticos, apesar de termos superado o fato de nunca ter havido uma presidente mulher no Brasil – e também em outros países da América Latina, tais como Argentina e Chile –, ainda é desigual a comparação entre mulheres e homens nos cargos executivos, legislativos e judiciários. Foi na Argentina, inclusive, que a primeira mulher (Isabel Martínez de Perón) ocupou o cargo de presidente no mundo, embora outras mulheres tenham ocupado cargos de chefes de Estado anteriormente em outros locais do globo.
Nas eleições de 2014, apenas 10% dos candidatos eleitos eram mulheres. Embora esse número seja melhor que nas eleições anteriores, ele ainda é muito baixo. Além disso, cinco estados (AL, ES, MT, PB e SE) não elegeram sequer uma mulher para um dos cargos de deputados federais, e mesmo aqueles que apresentaram os melhores índices (AP e TO) completaram apenas 38% do total de eleitos com mulheres.


DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES


Kelly Anne, Katyane e Raviele
O Dia Internacional das Mulheres , celebrado em 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a idéia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto. No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920.Na antiga União Soviética, durante o stalinismo, o Dia Internacional da Mulher tornou-se elemento de propaganda partidária.Nos países ocidentais, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960.

No dia 08 de março, dia internacional das mulheres, alunas e professoras da E.E.Benício Prates foram recebidas pelos alunos e professores com honra e muitos aplausos, com direito a uma passarela, "tapete vermelho"... Organizado pelos professores Nazinha, Marone e Isaac.
Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Nessa data, os empregadores, sem certamente pretender evocar o espírito das operárias grevistas do 8 de março de 1917, costumam distribuir rosas vermelhas ou pequenos mimos entre suas empregadas.Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.
  Ginásticas, músicas e palestra em homenagem às mulheres para reabrir as discursões que visem à diminuição do preconceito, e reatem a importância do papel da mulher diante da sociedade.
História do 8 de Março

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Doladey, Mágda, Mary, Lídia, Marone...
Objetivo da Data  
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Romeu canta homenegeando todas a mulheres, neste importante dia,  na E.E.Benício Prates.
Marcos das Conquistas das Mulheres na História
- 1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.- 1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.- 1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.- 1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.- 1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.- 1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas- 1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres- 1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.- 1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças - 1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina- 1901 - o deputado francês René Viviane defende o direito de voto das mulheres, em setembro de 2006, no Brasil, foi criada a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06), fazendo com que a violência contra a mulher deixe de ser tratada como um crime comum.
 A realidade no crescimento do epaço feminino tem sido percebida pela participação da mulher em diferentes áreas da sociedade, que lhe confere direitos sociais, políticos e econômicos, assim como os indivíduos do sexo oposto.
Diversas frases de importantes figuras históricas e atuais do mundo todo.
- “As mulheres são os arquitetos reais da sociedade”. (Harriet Beecher Stowe)
- “A maneira mais rápida de transformar a sociedade é mobilizando as mulheres do mundo”. (Charles Malik)
- “Falta ambição às mulheres que procuram ser iguais aos homens”. (Timothy Leary)
- “As mulheres são sempre bonitas”. (Ville Valo)
- “Uma mulher encantadora não segue a multidão. Ela é ela mesma”. (Loretta Young)
- “Uma mulher com uma voz é, por definição, uma mulher forte. Mas a busca para encontrar a voz pode ser extremamente difícil”. (Melinda Gates)
- “Ser mulher é uma tarefa muito difícil, uma vez que consiste principalmente em lidar com homens”. (Joseph Conrad)
- “Se você quer algo, pergunte a um homem, se você quer que algo seja feito, peça a uma mulher”. (Margaret Thatcher)
- “Se as mulheres não existissem, todo o dinheiro do mundo não teria sentido”. (Aristóteles Onassis)
- “Quem não sabe aceitar as pequenas falhas das mulheres não aproveitará suas grandes virtudes”. (Khalil Gibran)
- “A sabedoria das mulheres não é raciocinar, é sentir”. (Immanuel Kant)
- “Não se nasce mulher: torna-se”. (Simone de Beauvoir)
- “A mulher é um efeito deslumbrante da natureza”. (Arthur Schopenhauer)
- “A mulher deve ser lentamente decifrada, como o enigma que é: encanto a encanto.”. (Coelho Neto)
- “Sentir, amar, sofrer, devotar-se, será sempre o texto da vida das mulheres.”. (Honoré de Balzac)


 Professoras e alunas da E.E.Benício Prates sendo homenageadas pelos colegas.Uma bela demostração de valorização da classe feminina que  incentiva os alunos a verem as mulheres como indispensável na construção da sociedade.
A mulher tem marcado as últimas décadas mostrando que competência no trabalho também é um grande marco feminino.
Parabéns à todas as mulheres!
Selma Galiza.