Reinventando o Ensino Médio - Coração de Jesus/Mg.



Aconteceu no dia 19 de fevereiro de 2014, o I Seminário de Percurso Curricular Reinventando o Ensino Médio na E.E.Benício Prates com objetivo de divulgar e esclarecer o que realmente será esta reformulação do Ensino MÉDIO, ou seja, o Novo Ensino Médio.
 
Participaram vários convidados palestrantes, professores e funcionários da escola e uma plenária bastante significativa formada pelos alunos e interessados em aproveitar esta oportunidade de reintegrar na escola e possivelmente no mercado de trabalho, além dos alunos já matriculados.

Algumas considerações:

FINALIDADE: Reformular o Ensino Médio, reconstruindo sua identidade como última etapa da Educação Básica, por meio de uma ordenação curricular e estratégias didático-pedagógicas inovadoras que estabeleçam uma efetiva relação com o conhecimento e possibilitem a construção da autonomia e da emancipação dos jovens, seja para a conclusão ou continuidade dos estudos ou para a preparação à inserção no mundo do trabalho.

Foi grande a repercussão deste Seminário na quadra poliesportiva da E.E.Benício Prates em Coração de Jesus - Minas Gerais.
O Reinventando o Ensino Médio é um projeto da Secretaria de Estado de Educação, idealizado em 2011, com o intuito de repensar o currículo do Ensino Médio nas escolas estaduais mineiras. Além de aumentar a carga horária ao longo dessa fase de ensino, o projeto propõe um currículo mais integrado com o mercado de trabalho.
Ao longo dos três anos que compõe o ensino médio, a carga horária passará das atuais 2,5 mil horas/aula para três mil horas/aula. Nesse tempo, além das disciplinas tradicionais, os estudantes poderão escolher uma disciplina entre três opções de disciplinas voltadas para áreas de empregabilidade. Essas disciplinas não são profissionalizantes, mas reforçam a  base cognitiva dos estudantes, beneficiando, inclusive, a perspectiva para atuação no mercado de trabalho.


Equipe de professores da E.E.Benício Prates com o diretor e alguns convidados.
Em 2012, o projeto foi implantado como piloto em 11 escolas do vetor norte de Belo Horizonte. A partir de 2013, o projeto será ampliado para outras 122 escolas da rede estadual em todas as regiões de Minas Gerais, sendo, pelo menos, duas escolas em cada uma das 47 Superintendências Regionais de Ensino. Em 2014, o Reinventando o Ensino Médio chegou em todas as 2.164 escolas de ensino médio do Estado, inclusive na Escola Estadual Benício Prates que está oferecendo, já em funcionamento, três turmas do 1º ano (duas no turno matutino e uma no vespertino). (Prof.Selma Galiza)

Mais informações na E.E.Benício Prates.
Acesse o Facebook da escola e veja mais fotos sobre o Seminário e Palestras.